Câmara de Ribamar homenageia Comandante da Guarda Municipal

A Câmara de Vereadores de São José de Ribamar aprovou, durante sessão remota realizada nesta terça-feira (18), Moção de Aplausos ao comandante da Guarda Municipal, GM Neildo Marinho Ribeiro Júnior, pelos relevantes serviços prestados à sociedade ribamarense.

Na mensagem enviada à Casa, o vereador petebista Jordão Reis, autor da proposição, justifica que o homenageado desenvolve um trabalho planejado e coordenado para atuação em diversas atividades em conjunto com demais órgão da administração municipal, que de forma integrada atuam estrategicamente para manter o ordenamento público.

Para Jordão Reis, a Guarda Municipal é um dos órgãos importantes na cidade, que vêm contribuindo para a diminuição dos índices de violência no município.

Seja parceiro do Blog Maramais e vire notícia no Maranhão todo Ícone do WhatsApp Envie uma mensagem agora

Prefeitura de São Luís convoca 70 novos professores para a rede municipal de ensino

O prefeito de São Luís, Eduardo Braide, anunciou, na última segunda-feira (17), a convocação de 70 novos professores para atuação em escolas da Zona Rural de São Luís. Os profissionais serão lotados em turmas da Educação Infantil e Ensino Fundamental do 1º ao 5º ano e na Educação Especial nas funções de intérpretes de Língua Brasileira de Sinais (Libras), Braille e Atendimento à Educação Especializada. A convocação dos novos professores será efetivada nesta terça-feira (18), por meio de publicação no Diário Oficial.

“Com esta convocação, vamos fortalecer nossos quadros funcionais com profissionais concursados que em muito contribuirão com a educação do nosso município. Temos o compromisso de melhorar a qualidade do ensino em nossa capital e isto passa, necessariamente, pela valorização dos professores que são peça fundamental do sistema de ensino e aprendizagem”, destacou o prefeito Eduardo Braide.

Para o secretário municipal de Educação, Marco Moura, além de tratar de temas administrativos, a reunião também foi um momento de celebração por mais essa conquista para a categoria dos professores municipais.

“A convocação dos professores é mais uma iniciativa da gestão do prefeito Eduardo Braide pelo fortalecimento da educação em São Luís, afirmando o nosso compromisso com o ensino de qualidade. Parabenizo aos professores convocados, uma conquista de todos nós que fazemos a rede municipal de São Luís”, ressaltou Marco Moura.

Ainda na segunda-feira (17), após o anúncio da convocação, foi realizada reunião na Semed com a comissão de professores que representa os aprovados no último concurso. A reunião teve ainda a presença dos vereadores do Coletivo Nós (PT) e do Sindicato dos Profissionais Magistrados da Rede Municipal de São Luís (Sindeducação). Na pauta, o detalhamento sobre a convocação anunciada pelo prefeito da capital maranhense.

A professora Ingrid Furtado, que há quatro anos aguardava a convocação, está entre os professores que serão chamados a partir desta terça-feira (18). Durante a reunião ela falou do sentimento de gratidão pela chegada desse dia. “Eu estou muito feliz. Foram quatro anos lutando e saber que finalmente vai acontecer me deixa até sem palavras para expressar o que estou sentindo”, disse, emocionada.

A presidente do Sindeducação, Sheila Bordalo, afirmou que foi um dia importante para todos os professores que aguardavam ser chamados. “É uma vitória muito grande para a rede. Esse é o resultado do diálogo que tivemos com a Semed, a comissão de concursos, para que pudesse fazer a última convocatória para o quadro de vagas”, acrescentou.

Representando o Coletivo Nós, a co-vereadora Raimunda Oliveira expressou a satisfação em acompanhar e de ter contribuído com todo o processo. “O Coletivo Nós tem a grande felicidade de ter contribuído com esse processo. A gente aproveita para parabenizar a Prefeitura, por todo o trabalho, todo o empenho da Semed, para que os professores pudessem ser valorizados. É uma vitória sobretudo para as professoras que lutaram, conseguiram e agora podem celebrar essa conquista”, concluiu.

Seja parceiro do Blog Maramais e vire notícia no Maranhão todo Ícone do WhatsApp Envie uma mensagem agora

Flávio Dino se reúne com Weverton Rocha e anuncia estrada entre São Luís Gonzaga e Trizidela do Vale

O governador Flávio Dino e o senador Weverton Rocha estiveram reunidos, nesta segunda-feira (17), no Palácio dos Leões. Na ocasião, eles anunciaram que uma nova estrada entre São Luís Gonzaga e Trizidela do Vale será construída pelo governo estadual, após indicação do senador.

“Nós já fizemos o projeto, como dei notícia ao senador. Já estamos com a autorização encaminhada para essa licitação, para que a obra comece neste ano. Então, oficialmente, informei ao senador Weverton e reitero a toda a população que essa é uma importante conquista”, disse o governador.

O encontro entre as lideranças aconteceu após a entrega de mais de 12 mil cestas básicas, dentro do programa Comida na Mesa, para 10 cidades. O senador aproveitou a oportunidade para parabenizar Flávio Dino pelo projeto da nova rodovia e pela condução da crise do novo coronavírus.

“A pandemia da Covid-19 tem trazido consequências difíceis para a vida dos brasileiros e do povo maranhense. Conversei com o governador Flávio Dino e ele pontuou os enormes desafios, mas também a frente de serviços, ações e projetos que o seu governo, o nosso governo está implantando no estado. E é muito animador, porque a bancada federal, juntamente com ele, vai estar de mãos dadas para fazer esses enfrentamentos”, completou Weverton.

Seja parceiro do Blog Maramais e vire notícia no Maranhão todo Ícone do WhatsApp Envie uma mensagem agora

Matéria do blog Maramais motiva gesto de Simonetti a Diaz

Horas após o blog Maramais publicar a matéria Beto Simonetti ignora visita de Thiago Diaz, o secretário geral da OAB nacional e pré-candidato a presidente, retribuiu o gesto de Diaz, e no storie, publicou a mesma foto do encontro que ocorreu há dois dias.

A visita, como relatado mais cedo, foi publicada por Diaz, mas até o momento da publicação da matéria, ainda não havia sido publicada por Simonetti, por este motivo, advogados maranhenses acreditam que o gesto de Simonetti pode ter sido motivado pela matéria, espontaneamente ou a pedido do próprio Diaz.

Pelo visto, o blog, com muita seriedade, segue pautando a eleição da OAB/MA e o desfecho nacional.

Leia também: Imprensa maranhense destaca enfraquecimento de Thiago Diaz

Seja parceiro do Blog Maramais e vire notícia no Maranhão todo Ícone do WhatsApp Envie uma mensagem agora

Beto Simonetti ignora visita de Thiago Diaz

A visita do presidente da OAB/MA Thiago Diaz ao pré-candidato a presidente nacional da OAB, Beto Simonetti, foi completamente ignorada nas redes sociais do secretário nacional da Ordem dos Advogados.

Apesar de Diaz ter postado o encontro em suas redes sociais, e forçado com a legenda “Sendo recebido pelo irmão Beto Simonetti. Meu futuro presidente e parceiro no CFOAB”, Simonetti não retribuiu a gentileza e deixou o encontro passar em branco.

A ignorada tem explicação.  Conforme o blog revelou na publicação Imprensa maranhense destaca enfraquecimento de Thiago Diaz, a candidata a vice-presidente na chapa de Simonetti deve mesmo ser a advogada de Alagoas, Fernanda Marinela.

A composição da chapa com Marinela reflete uma das bandeiras defendidas por Simonetti, que é a da paridade de gênero na OAB.

Já no Maranhão, advogados acreditam que a visita de Thiago a Simonetti tinha como objetivo, passar a ilusão de força nacional, em resposta as publicações da imprensa que revelaram o contrário (Relembre aqui). Pelo visto, o tiro saiu pela culatra.

Para reforçar a ideia, blogs alinhados (veja aqui e aqui) ao projeto de poder de Thiago Diaz usaram como gancho a publicação do maranhense para ventilar que o presidente da OAB/MA segue como possível candidato na chapa de Simonetti. Nâo colou..

Seja parceiro do Blog Maramais e vire notícia no Maranhão todo Ícone do WhatsApp Envie uma mensagem agora

Covid19: SES confirma 5 mortes no final de semana

Conforme o blog havia anunciado, a comemoração antecipada de que o Maranhão não havia registrado, por dois dias consecutivos, mortes em decorrência da Covid19, poderia mudar, acabou sendo confirmado no boletim epidemiológico desta segunda-feira (17).

De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde, até agora, dois óbitos foram confirmados no sábado (15), e outras três mortes no domingo (16), todas por Covid19. O boletim informou que na segunda-feira (17), nenhuma morte foi registrada em decorrência do novo coronavirus.

Mesmo com a confirmação de cinco mortes, o Maranhão segue uma tendência de queda no número de mortes.

Seja parceiro do Blog Maramais e vire notícia no Maranhão todo Ícone do WhatsApp Envie uma mensagem agora

Alvaro Pires e Lucyana Genésio entregam cestas básicas em bairros de Säo Luis

O vereador Álvaro Pires e a secretária de Desenvolvimento Sustentável da SEMA, Lucyana Genésio, entregaram mais de 200 cestas básicas para famílias dos bairros Anjo da Guarda, Vila Samara, Residencial Álvaro Pires, São Raimundo e Cidade Operária.

A ação que alcançará outros bairros nos próximos dias é realizada em parceria com a prefeitura de São Luís por meio da Secretaria de Alimentação do município.

“Estamos percorrendo os bairros de São Luís, acompanhando nossa amiga Lucyana Genésio, a entrega dessas cestas básicas é uma forma de aliviar um pouco esse momento difícil que estávamos vivendo,” disse Álvaro Pires.

A tarde foi de sorrisos no rosto e felicidade no coração de quem recebeu o alimento tão necessário e importante para tantas famílias que foram afetadas com a pandemia da COVID-19.

“A fome é um dos grandes problemas causados pela Pandemia, e hoje meu coração está mais uma vez muito feliz, estamos levando alimento à mesa de tantas pessoas e isso é o que importa. Vamos continuar ajudando o próximo, sempre com atenção e cuidado, zelo e carinho. Contém comigo sempre, estamos aqui para servir,” destacou Lucyana Genésio ao blog.

Seja parceiro do Blog Maramais e vire notícia no Maranhão todo Ícone do WhatsApp Envie uma mensagem agora

Vereadora vive um Dia de Gari em São Luís

A vereadora Silvana Noely (PTB), fez uma homenagem diferente em comemoração ao Dia do Gari. Para mostrar como é o cotidiano dos agentes de limpeza da capital, a parlamentar vestiu-se de Gari e meteu a mão na massa.

Durante algumas horas, Silvana conversou com moradores e constatou o excelente trabalho feito por esses importantes profissionais.

A parlamentar também ouviu a reclamação de alguns agentes, que revelaram a falta de consciência de alguns moradores, que colocam sacos de lixo com mais de 20kg, o que dificulta o trabalho dos profissionais.

A homenagem da parlamentar é inédita na capital e trouxe para o foco, a importância dos agentes de limpeza pública.

Seja parceiro do Blog Maramais e vire notícia no Maranhão todo Ícone do WhatsApp Envie uma mensagem agora

Fernando Pessoa participa de homenagem aos garis de Tuntum

O prefeito de Tuntum, Fernando Pessoa tomou o café da manhã desta segunda-feira (17), no Departamento de Limpeza Pública do Município em homenagem ao Dia do Gari.
“Parabenizo a todos vocês pelo dia do Gabi, que foi ontem (16), e agradeço a todos pelo trabalho realizado na limpeza de nossa Tuntum”, disse o prefeito Fernando Pessoa.

Pela primeira vez na história de Tuntum, a limpeza publica tem atuado também nos povoados, alguns deles com mais de 100 km da sede.

Com um jeito novo de governar, Fernando Pessoa tem dado destaque aos agentes de limpeza, que desde o primeiro dia da nova gestão, tem transformado lugares abandonados em novos espaços públicos.

Seja parceiro do Blog Maramais e vire notícia no Maranhão todo Ícone do WhatsApp Envie uma mensagem agora

Prefeitura entrega cestas básicas a atletas e profissionais de educação física de São Luís

A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Desporto e Lazer (Semdel), distribuiu no último sábado (15), cestas básicas a 200 atletas e profissionais de educação física prejudicados com a paralisação das atividades por conta da pandemia da Covid-19. A entrega aconteceu no Estádio Municipal Nhozinho Santos.

“O Projeto Vencendo Barreiras tem reunido muitas pessoas dispostas a colaborar com esse momento de pandemia, quando muitos atletas e profissionais de educação física perderam suas rendas. Por determinação do prefeito Eduardo Braide, estamos criando mecanismos para oferecer ajuda a quem precisa. Por isso, estamos entregando cestas básicas a esses profissionais, pela doação das pessoas que levaram seus carros para serem higienizados em troca da doação de alimentos”, pontuou o titular da Semdel, Ricardo Diniz.

Os vereadores Octávio Soeiro (Podemos) e Karla Sarney (PSD), e o deputado Neto Evangelista(DEM) que doou uma tonelada de alimentos, participaram da ação para ajudar atletas e profissionais de educação física da capital.

“São ações como essas que amenizam o sofrimento e a dor da população ludovicense e o prefeito Eduardo Braide e o secretário Ricardo Diniz têm mostrado sensibilidade em atender aos mais vulneráveis nesse momento tão delicado que estamos passando”, destacou o vereador Octávio Soeiro.

Karla Sarney falou da importância de todos ajudarem a categoria. “Sabemos do grande valor do esporte na vida das pessoas e na formação de nossos jovens, por isso ajudamos e vamos continuar a colaborar com iniciativas de apoio em nossa cidade”, assegurou a vereadora.

Iziane Castro, jogadora de basquete, também compareceu à ação social, que beneficiou dez profissionais do Instituto Iziane, que leva esporte e cidadania a 200 crianças do bairro da Liberdade. “A pandemia colocou muitas famílias em estado de insegurança alimentar e projetos como este são importantes para um dos setores mais prejudicados pela crise provocada pelo novo coronavirus”, frisou a atleta.

Os cadastrados receberam as senhas e seguindo os protocolos de segurança de distanciamento social e uso de máscara, se acomodaram na arquibancada do estádio municipal. Cada cesta básica, de 11 itens, tinha arroz, café, feijão, açúcar, óleo, leite, biscoitos, flocão de milho, macarrão, farinha, sardinha. Uma ajuda para driblar uma crise sem precedentes.

“É importante saber que a administração pública municipal está preocupada com a nossa categoria, pois muitos de nós perderam renda nesse período”, comemorou Célio Maranhão, que é professor de Educação Física.

Daniel de Almeida também recebeu uma cesta e destacou a importância do projeto. “Uma ação como esta é um incentivo não só pra gente que trabalha, mas também para ajudar o próximo. Eu estou recebendo a cesta, mas vou doar a minha para um aluno do Instituto Iziane”, afirmou o professor de basquete.

Participaram ainda da entrega das cestas, o secretário-adjunto, Arnaldo Murad, e a vice-presidente do Conselho Regional de Educação Física, Josélia Araújo. “Vamos continuar com as atividades como a Sanitização Solidária, que arrecada alimentos para ajudar quem depende do esporte para sobreviver”, finalizou Ricardo Diniz.

Seja parceiro do Blog Maramais e vire notícia no Maranhão todo Ícone do WhatsApp Envie uma mensagem agora