A primeira-dama, Graziela Braide, acompanhou no último sábado (8), uma ação conjunta das Secretarias Municipais da Criança e Assistência Social (Semcas), de Educação (Semed) e Segurança Alimentar (Semsa) nas ilhas de Jacamim e Tauá Mirim, na Zona Rural da capital maranhense.
Logo no começo da manhã, as equipes se mobilizaram no Porto do Coqueiro, que dá acesso às ilhas, para carregar a lancha da Semed com as 300 cestas montadas com as doações do Vacina Solidária, movimento encabeçado pela Prefeitura de São Luís de arrecadação de alimentos nos quatro pontos de vacinação contra a Covid-19.
“É uma forma de nós ajudarmos o próximo, reforçando que nesse momento de pandemia a gente precisa, cada vez mais, acolher, dar suporte, amor e solidariedade, com alimento, e também com uma palavra amiga e atenção”, disse Graziela Braide.
Na Unidade de Ensino Básico Nossa Senhora das Mercês, em Jacamim, as equipes do CadÚnico fizeram a atualização da documentação das famílias assistidas por programas sociais e realizaram novos cadastros, como o de Francilene Silva dos Santos, mãe do pequeno José Henrique, de 7 meses, e que está com o marido desempregado.
“Agora estou mais tranquila em saber que vou receber o benefício”, comentou aliviada a dona de casa.
Mãe de cinco filhos e com marido também desempregado, Sônia Maria Salgado comemorou a cesta básica que recebeu na ação.
“Vai ajudar muito, porque tá pesado sem trabalho”, afirmou a dona de casa. A Semsa é quem organiza as doações. “Nós montamos as cestas e fazemos o controle dos donativos juntamente com a Semcas, para que possamos atender o maior número de famílias”, informou o secretário Júnior Vieira.
Na parte da tarde, as equipes seguiram embarcadas para a Ilha de Tauá-Mirim, onde outras 100 cestas foram distribuídas às famílias que vivem do extrativismo, da agricultura familiar em pequena escala e da criação de animais de pequeno porte.
“Estamos seguindo a orientação do prefeito Eduardo Braide, de chegar mais perto de quem mais precisa, com ações de cidadania e inclusão social, muito importante para quem vive afastado dos centros urbanos”, pontuou a titular da Semcas, Rosângela Bertoldo.
A ação foi comemorada pela Associação dos Moradores da região, constituída pelos povoados Amapá, Embaubal, Jacamim, Portinho e Tauá-Mirim. “Hoje, nossas comunidades receberam ajuda e informação. Para quem mora na zona rural facilita muito, porque nem todo mundo tem dinheiro para ir para a cidade a qualquer hora”, informou Teotônio Fernando Bezerra de Souza.
A Coordenadoria Municipal da Mulher também integrou a ação, com a realização de pequenas rodas de conversa com as mães, levando informações úteis sobre as políticas de assistência e enfrentamento à violência de gênero.
“É muito importante a integração das secretarias para atender quem mais precisa, em especial a mulher, para que ela possa aprender a prevenir a violência e levarmos a mensagem de que ela pode contar com toda uma rede de apoio para garantir seus direitos”, finalizou Luzimar Lopes.

Em matéria que aborda os diferentes campos de atuação política que, teoricamente, apoiarão o presidente Bolsonaro em todo o país, a Folha chamou atenção para a divisão entre os novos apoiadores, grande parte oriunda do Centrão e os bolsonaristas “raiz”, que são os que estiveram com o presidente desde o início, ainda quando o mesmo tinha dificuldade para superar os 5% das intenções de votos.


Tratamento adequado e melhor qualidade de vida às pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). É o que garante a Lei 11.456/2021, oriunda do projeto de lei 137/2021, de autoria do deputado Neto Evangelista (DEM), que assegura atenção integral do sistema de saúde ao diagnóstico precoce e ao atendimento terapêutico multiprofissional de pessoas com Transtorno Espectro Autista (TEA).
O vereador de São Luís, Francisco Chaguinhas (Podemos), acompanhado do deputado federal, Pedro Lucas (PSL) e do presidente da Câmara de Vereadores, Osmar Filho (PDT), esteve na manhã deste sábado (01), no bairro Cruzeiro de Santa Bárbara, Zona Rural II da capital maranhense, para prestigiar o futebol amador da região.
O prefeito Eduardo Braide lançou no Coroadinho, nesta quarta-feira (5), o projeto “Prefeitura no Bairro”, um conjunto de ações de sua gestão para levar serviços de revitalização e reestruturação para bairros de São Luís. No Coroadinho serão investidos R$ 1 milhão de reais em obras de mobilidade urbana, reforma de praças, adequações em unidades de saúde, limpeza urbana, iluminação pública, entre outras demandas antigas da comunidade.

Na manhã desta terça-feira (04), um burburinho tomou conta das redes sociais da advocacia maranhense. Logo cedo, em seu Instagram, o presidente da OAB/MA, Thiago Diaz, anunciou quem é o seu candidato à presidência da Seccional Maranhense. O advogado Kaio Saraiva, atual diretor-tesoureiro, é o nome escolhido do grupo que elegeu Thiago Diaz para ser o seu sucessor na presidência da instituição. Inúmeros advogados e advogadas manifestaram apoio ao pré-candidato. As eleições estão previstas para ocorrer em novembro.