A manhã desta sexta-feira (26) entrou para a história política de Paço do Lumiar. Sob a liderança e articulação do prefeito Fred Campos, a Câmara Municipal realizou a posse simultânea de 10 vereadores suplentes, em solenidade realizada no Palácio Vereador Miércio Martins, na sede do município. O ato representa um dos maiores movimentos de renovação temporária já registrados em um Legislativo municipal brasileiro.
A cerimônia reuniu o prefeito Fred Campos, o presidente da Câmara Municipal, Fernando Feitosa, vereadores, lideranças políticas e a presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputada estadual Iracema Vale, simbolizando a união entre Executivo e Legislativo e fortalecendo a representatividade política no município.
O movimento ocorreu após o licenciamento dos vereadores Leandro Orlete, Bianca Mendes, Carmem Aroso, Rafael Neves, Kamilla Belfort, Paulo Henrique, Mauro Multibancos, Joel Churrasco, Miau Oliveira e Éder Alencar, possibilitando a posse dos suplentes Fernando Muniz, Ribamar Neto, Arnoldo, Miguel Ângelo, Lilian de Charuto, Drielle da Pindoba, Vagner Sousa, França, Alex do Iguaíba e Edileuza Mendes.
Resultado de uma ampla articulação política conduzida pelo prefeito Fred Campos em conjunto com a Câmara Municipal, a posse simultânea amplia a participação de representantes eleitos pelo voto popular e reafirma o compromisso da gestão municipal com o diálogo institucional, a harmonia entre os Poderes e o fortalecimento da democracia.
Durante a solenidade, autoridades destacaram a importância do momento para a política luminense e o papel desempenhado pelo prefeito na construção do entendimento que tornou possível a posse dos novos parlamentares.
A presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, Iracema Vale, ressaltou o espírito democrático da iniciativa. “A política se fortalece quando prevalecem o diálogo, o respeito e a democracia. Quero parabenizar os vereadores que se licenciaram pela grandeza desse gesto, os parlamentares que assumem esta missão e, de forma especial, o prefeito Fred Campos, que soube construir esse entendimento político com responsabilidade e respeito às instituições. Esse é um grande exemplo de maturidade política e de fortalecimento da democracia”, disse ela.
O presidente da Câmara Municipal, Fernando Feitosa, afirmou que a data ficará marcada na história do Legislativo luminense. “Hoje vivemos um momento histórico para a Câmara Municipal de Paço do Lumiar. A posse simultânea de dez vereadores suplentes demonstra a força do diálogo, da união e do compromisso desta Casa com a continuidade dos trabalhos legislativos. Todos os que assumem chegam legitimados pelo voto popular e passam a contribuir com o desenvolvimento do nosso município”, ressaltou Feitosa.
Já o prefeito Fred Campos destacou que a iniciativa reforça o compromisso de sua gestão com a participação política e o fortalecimento das instituições. “Nosso compromisso sempre foi construir pontes, unir forças e valorizar aqueles que receberam a confiança da população nas urnas. Tenho convicção de que cada vereador que assume dará uma importante contribuição ao desenvolvimento de Paço do Lumiar. O Executivo seguirá mantendo uma relação de respeito, diálogo e parceria com a Câmara Municipal para continuar transformando a nossa cidade”, pontuou Fred.
A cerimônia marcou um momento de fortalecimento institucional e de valorização do Poder Legislativo, evidenciando a capacidade de diálogo construída entre os agentes políticos de Paço do Lumiar e ampliando a participação de representantes eleitos na construção de políticas públicas para a população.
