Município de Godofredo Viana é referência na vacinação contra Covid

A Prefeitura Municipal de Godofredo Viana, segundo dados divulgados pelo Vacinômetro da Secretaria Estadual da Saúde, apresentou dados satisfatórios e relativos ao índice de vacinação no município.

Segundo os dados, Godofredo Viana está entre as cidades com maior índice de vacinação do Maranhão, obtendo cerca de 98,72% no total geral. Os números são o resultado da agilidade da equipe de saúde e imunização do município, gerido pelo prefeito Sissi Viana (Republicanos).

No município, desde o início da pandemia por solicitação do prefeito Sissi Viana, a equipe de vacinadoras está aplicando as doses nos idosos em casa.

“Esses dados nos trazem uma alegria imensa, para cada um de nós que estamos na linha de frente da vacinação no município. É o resultado do trabalho de uma equipe, nós somos um time, e juntos conseguimos atingir esse número de sucesso”, disse o Secretário de Saúde, Emanuel Coimbra.

Seja parceiro do Blog Maramais e vire notícia no Maranhão todo Ícone do WhatsApp Envie uma mensagem agora

17 ações de Jordão Reis em apenas 5 meses de mandato

O vereador Jordão Reis, um dos mais atuantes do município, destacou, em bate-papo com a imprensa, suas 17 mais importantes ações para beneficiar a população de São José de Ribamar.

Ao fazer um retrospecto dos cinco meses de mandato, Jordão destacou que tem atuado diariamente em defesa dos interesses da população ribamarenses, que a lista de ações ultrapassa a marca de 100, mas resolveu destacar as 17 mais importantes dos cinco meses.

Abaixo, veja os destaques do parlamentar ribamarense.

1°) Distribuição de 5 toneladas de peixes em diversos bairros de São José de Ribamar;

2°) Distribuição de 300 cestas básicas para famílias carentes de São José de Ribamar;

3°)  Revitalização de um poço artesiano na comunidade Juçatuba, garantindo acesso à água para mais de 500 famílias;

 4°) Perfuração, com recursos próprios, de um poço artesiano para comunidade do Santana.

5°) Mediou, junto com o Poder Público, acesso a coleta de lixo para comunidade do São José dos índios;

6°) Através de mediação com o Poder Executivo, conseguiu garantir o pagamento da GAJ dos professores da rede de ensino Liceu Ribamarense.

7°) Conseguimos a legalização dos carrinhos lotação de São José de Ribamar.

8°) Através de proposição do parlamentar, o município iniciou a vacinação dos trabalhadores dos carrinhos lotação e das Cooperativas das VANS.

9°) Garantimos educação para os alunos diagnosticados com transtorno do aspectro autista do bairro Nova Terra, levando ensino com professores capacitados;

10°) Estamos articulando alguns projetos do Projeto Rua Digna, do Governo do Estado, para os bairros Vila Kiola, Vila Sarney Filho II e Rua Paulo Alencar na Vila São José e Sítio do Apicum;

11) Doação de equipamentos de informática para Cooperativa do bairro J Câmara;

12) Conquista de implantação de  uma linha de ônibus para a região dos Villages dos Pássaros;

13) Conquista, através de  emenda do deputado Pedro Lucas Fernandes, de uma antena de internet gratuita para Associação do Bumba Boi da Matinha;

14) Também através de emenda do deputado federal Pedro Lucas Fernandes, de  um Ônibus Escolar para atender os alunos da rede municipal de ensino;

15)  conquistamos através de emenda do deputado federal Pedro Lucas Fernandes, kits para o conselho tutelar de são José de Ribamar ( um carro novo, ar condicionado, geladeira e televisão;

16) Doação de um poço artesiano para a comunidade Cedro na região da Mata Grande em São José de Ribamar;

17) Estou em parceria com deputado Pedro Lucas Fernandes, em busca de uma emenda parlamentar para compra de uma máquina de ressonância e tomografia  para o Hospital de São  José de Ribamar.

 

Seja parceiro do Blog Maramais e vire notícia no Maranhão todo Ícone do WhatsApp Envie uma mensagem agora

Paula Azevedo viabiliza chegada de mais recursos para Saúde de Paço do Lumiar

Os recursos garantidos pela prefeita Paula Azevedo (PCdoB) em sua última viagem à Brasília, no início do mês de maio, estão chegando para reforçar os serviços de saúde no município de Paço do Lumiar.

Nesta sexta-feira(28), Paula recebeu o Deputado Federal Bira do Pindaré(PSB), para assinar o repasse de  R$ 1.800.000,00 (um milhão e oitocentos mil reais), garantidos por meio de emenda parlamentar solicitada ao deputado durante a viagem e que servirão para abastecer as Unidades Básicas de Saúde, estruturar sistema e melhorar os serviços básicos prestados à população.

A equipe também visitou o centro de vacinação contra a Covid-19, na Unidade de Educação Básica Nadir Nascimento de Moraes e seguiu em uma vistoria nas obras da Maternidade do Maiobão, antiga Unidade Mista, mais um benefício que Paula prometeu e está tornando realidade em Paço do Lumiar. O Deputado Federal, Bira do Pindaré, falou sobre a visita:

“Quando a prefeita Paula Azevedo nos procurou, em Brasília, ela falou da necessidade de investimentos em saúde e nós garantimos o recurso, para mim é motivo de satisfação ver a qualidade da nova maternidade, a vacinação da população acontecendo,  isso é de grande benefício e nós em breve garantimos mais recursos para Paço do Lumiar”, afirmou.

De acordo a prefeita Paula Azevedo, a verba chegou em um momento importante para a saúde em Paço do Lumiar: “Muitas possibilidades foram abertas e nós iremos investir na prestação de atendimento digno, mais insumos e recursos, assim como estamos vendo a maternidade se tornar real, temos nossos centros de vacinação atendendo de forma bastante eficiente e assim estamos trabalhando o máximo pelo povo “, explicou ela.

Seja parceiro do Blog Maramais e vire notícia no Maranhão todo Ícone do WhatsApp Envie uma mensagem agora

Fernando Pessoa mantém em dia salários dos servidores de Tuntum

Os salários do servidores públicos efetivos do município de Tuntum foram pagos nesta última sexta-feira (28) pela gestão do prefeito Fernando Pessoa, que continua valorizando a categoria.

“Os salários em dia é um direito do servidor. Prezamos pelo bem estar de nossos colaboradores, por isso temos nos esforçados para manter o pagamento dos salários sempre neste período, servidores com salários em dia tudo fica bom, o comércio vende mais e gera mais empregos”, disse o prefeito.

Além de valorizar o funcionalismo, o pagamento em dia dos salários movimenta e economia local e de cidades vizinhas.

Seja parceiro do Blog Maramais e vire notícia no Maranhão todo Ícone do WhatsApp Envie uma mensagem agora

Prefeito Luciano antecipa pagamento dos servidores de Pinheiro

O pagamento foi realizado ontem (28) e o dinheiro já está disponível nas respectivas contas. Foram pagos todos os servidores municipais cuja data de pagamento está prevista para o dia 01 de cada mês.

Durante todo o ano, Luciano manteve os servidores com os pagamentos em dia, por vezes antecipando os proventos como agora, uma demonstração de compromisso e responsabilidade com a administração pública.

“Uma de nossas preocupações é essa, manter os salários em dia. Isso movimenta a economia, mantém o comércio ativo e as pessoas com poder de compra. Mais uma vez conseguimos antecipar o pagamento dos nossos servidores graças ao planejamento sério que nosso setor financeiro faz,” disse Luciano.

Seja parceiro do Blog Maramais e vire notícia no Maranhão todo Ícone do WhatsApp Envie uma mensagem agora

Eduardo Braide entrega U.E.B. Senador Miguel Lins, primeira unidade do Programa Escola Nova

O prefeito Eduardo Braide entregou, nesta quinta-feira (27), a Unidade de Ensino Básico (U.E.B.) Senador Miguel Lins, no bairro Ipase de Baixo, totalmente reformada, ampliada e reequipada. A entrega da unidade é a primeira do Programa Escola Nova, por meio do qual a gestão do prefeito Eduardo Braide vai reestruturar a rede municipal de ensino e está pronta para receber a comunidade escolar assim que as condições sanitárias forem seguras.

“A entrega desta unidade de ensino totalmente reformada faz parte do compromisso que nós assumimos com o Programa Escola Nova, que vai garantir a recuperação e ampliação da nossa rede de ensino. Eu fico muito feliz de estar hoje entregando esta escola, totalmente equipada e preparada para receber os nossos alunos com muito carinho, quando houver condições sanitárias para a retomada segura das aulas”, afirmou.

O prefeito Eduardo Braide estava acompanhado da primeira-dama, Graziela Braide; da vice-prefeita Esmênia Miranda; dos secretários municipais de Educação, Marco Moura; Obras e Serviços Públicos, David Col Debella; Informação e Tecnologia, Diego Rodrigues; da gestora da escola, Cristina Abreu, e demais funcionários da unidade.

Capacidade ampliada 

Com a reforma e ampliação, a UEB Senador Miguel Lins, que possui 99 estudantes matriculados, passa a ter capacidade de receber 150 alunos da região.

“Aproveitamos este momento e chamamos os pais, para que façam a matrícula dos seus filhos. Depois de toda a reforma que a Prefeitura fez a escola tem capacidade para até 150 alunos. Além de garantir o aprendizado de seus filhos, a matrícula é importante para a garantia de programas sociais, o recebimento dos kits de alimentação escolar, entre outros benefícios”, destacou a vice-prefeita, Esmênia Miranda.

A unidade fica localizada na Rua Dr. Olímpio, bairro Ipase de Baixo. O espaço foi completamente reformado em uma ação conjunta das secretarias municipais de Educação (Semed), que fez o mapeamento das necessidades de cada unidade de ensino municipal, e a de Obras e Serviços Públicos (Semosp), que executa a reforma.

“Esta foi a primeira de uma série de reinaugurações que o prefeito Eduardo Braide fará por meio do programa Escola Nova. Com este trabalho, além de recuperar a estrutura física e modernizar as escolas, implantando rede de internet, vamos garantir que nossos alunos participem dos novos processos educacionais seja de forma remota, por causa da pandemia, e também quando for possível retomar as aulas presenciais”, disse o secretário municipal de Educação, Marco Moura.

Obras 

Foi realizada a recuperação e ampliação da cobertura, construção do refeitório, reformas das salas de aula, pintura interna e externa, paisagismo interno, construção de banheiro para pessoas com deficiência, adequação ao protocolo de Covid-19 com sinalização e lavatório para mãos na entrada e instalação de itens de combate a incêndio.

“A Semosp, em parceria com a Semed, está trabalhando neste planejamento do retorno às aulas presenciais, executando todas as obras de infraestrutura necessárias para entregar aos alunos e professores escolas confortáveis, novas e modernas”, afirmou David Col Debela, titular da Semosp.

A escola recebeu as adaptações necessárias para receber crianças de 2 a 5 anos nas turmas da educação infantil. O anexo também recebeu novo mobiliário com cadeiras e mesas no tamanho ideal para crianças pequenas, assim como conjuntos para o refeitório infantil.

Estrutura 

A U.E.B. Senador Miguel Lins possui cinco salas de aula, sala da diretoria, coordenação, sala de leitura, refeitório, banheiros infantis (masculino e feminino), banheiro adulto, banheiro adaptado e pátio recreativo. A equipe de profissionais conta com uma gestora geral, 12 professores, dois coordenadores pedagógicos, uma secretária, uma cuidadora, um serviços gerais, dois porteiros e dois vigias.

A gestora da unidade, Cristina Abreu, falou da felicidade de receber o prédio totalmente reformado. “Estamos todos muito felizes, pois ganhamos da gestão do prefeito Eduardo Braide uma escola totalmente adaptada para as necessidades dos nossos alunos e dos nossos professores. Agora é seguir trabalhando para retomar nossas atividades de forma organizada e segura assim que as condições sanitárias permitirem”, disse.

A U.E.B. Miguel Lins – Anexo Ipase de Baixo atende crianças dos bairros Ipase, Vila Cristalina, Maranhão Novo, comunidade Palafita Japão e adjacências.

Seja parceiro do Blog Maramais e vire notícia no Maranhão todo Ícone do WhatsApp Envie uma mensagem agora

Projeto de regularização fundiária garante 300 títulos de propriedade em Paço do Lumiar

A cidade de Paço do Lumiar recebeu, por meio da Comissão Municipal de Regularização Fundiária, junto ao Governo do Estado do Maranhão, a entrega de 300 títulos de propriedade para atender famílias do bairro Nova Vida. A cerimônia que garantiu os títulos ao município aconteceu na manhã desta quarta-feira(26), no Palácio dos Leões, em São Luís. As ações do Programa de Regularização Fundiária em breve atenderão famílias dos bairros Cordeiro, Todos os Santos, Menino Gabriel e Nova Olinda.

A prefeita de Paço do Lumiar, Paula Azevedo(PCdoB) participou da cerimônia ao lado da Coordenadora do Programa de Regularização Fundiária de Paço do Lumiar, Jéssica Arruda. Também estiveram presentes, o Governador do Estado do Maranhão, Flávio Dino(PCdoB), o Vice-Governador, Carlos Brandão, o Secretário de Estado das Cidades, Márcio Jerry e moradores dos bairros beneficiados.

A prefeita Paula Azevedo, falou sobre os títulos entregues:”O Governo do Estado do Maranhão é um grande parceiro do nosso município e por conta disso, nossa população está tendo um direito fundamental aguardado por anos, sendo finalmente sendo atendido”, disse ela.

O Governador Flávio Dino também falou sobre o programa: “Os serviços de regularização são fundamentais para garantir dignidade à população que muitas vezes sofre com o medo de perder o seu lugar e nós estamos corrigindo essa injustiça social”, afirmou.

Marian Ferreira é moradora do bairro Nova Vida e falou da felicidade de ter o título em mãos: “Eu sinto um grande alívio em saber que tenho um documento que comprova que a minha propriedade de fato é minha, então eu me sinto agradecida”, destacou.

Seja parceiro do Blog Maramais e vire notícia no Maranhão todo Ícone do WhatsApp Envie uma mensagem agora

Prefeito Luciano consegue mais 20 novos leitos de UTI para Pinheiro

A parceria entre André Fufuca e Luciano Genésio tem rendido frutos ao longo das gestões do atual prefeito de Pinheiro. Fufuca sempre atento às necessidades do município já encaminhou diversas emendas para a garantia de obras importantes. Agora atendendo a solicitação de Luciano, Fufuca viabilizou a abertura de mais 20 novos leitos de UTI no município.

Essa estrutura irá reforçar o combate à pandemia da covid-19, que tem tido uma alta preocupante de casos no Maranhão. Luciano ciente da necessidade de reforçar o sistema de atendimento de Pinheiro buscou formas de garantir a assistência necessária aos pinheirenses que precisarem desse socorro.

Os leitos serão instalados no Hospital Macrorregional Dr. Jackson Lago, sendo assim, atenderá toda a baixada, um reforço que salvará vidas.

“É reconfortante saber que sempre que precisamos temos um aliado forte na esfera federal que está disposto a ajudar. O Fufuca tem realizado um excelente trabalho como Deputado Federal não só olhando para Pinheiro como para todo o Maranhão, que tem sentido reflexo do empenho dele e de suas ações. Agora esses 20 novos leito que chegarão à baixada farão a diferença, salvando vidas. Parabéns ao deputado e muito obrigado por mais uma vez atender a nossa solicitação”, disse Luciano.

Seja parceiro do Blog Maramais e vire notícia no Maranhão todo Ícone do WhatsApp Envie uma mensagem agora

Prefeitura de Paço do Lumiar avança no quesito transparência

A Prefeita de Paço do Lumiar, Paula Azevedo (PCdoB), deu um importante passo para tornar o município referência em transparência. Nesta terça-feira (25), a gestora assinou  o termo de adesão ao Programa Time Brasil junto à Controladoria Geral da União – CGU.

O documento foi assinado em conjunto com a superintendente  da CGU no Maranhão, Leylane Maria da Silva e o coordenador do Programa Time Brasil, Wellington Resende.

Farão parte dos trabalhos, a Controladoria-Geral do Município (CGM), Procuradoria-Geral do Município e a Secretaria de Planejamento e Articulação Governamental.

Em suas redes sociais, a prefeita, destacou o momento. “Importante passo em defesa da transparência em nosso município.” Definiu a prefeita.

Única prefeita reeleita na história de Paço do Lumiar, Paula Azevedo manteve as frentes de trabalho em ritmo acelerado e vem obtendo altos índices de aprovação popular.

Seja parceiro do Blog Maramais e vire notícia no Maranhão todo Ícone do WhatsApp Envie uma mensagem agora

Projeto de Lei de Pedro Lucas institui Estatuto da Pessoa com Câncer, com direitos e deveres

Entre as mudanças, projeto estabelece a transparência das informações sobre a doença

O Projeto de Lei 568/21 institui o Estatuto da Pessoa com Câncer, a fim de estabelecer princípios e objetivos gerais das políticas públicas de saúde; direitos fundamentais e deveres do paciente; e atendimento especial a crianças e adolescentes. O texto está em análise na Câmara dos Deputados.

“O combate ao câncer é uma realidade vivenciada por milhões de famílias, o que impõe imprescindível atuação do Estado em todo processo, desde a prevenção, o diagnóstico precoce, o tratamento adequado até a desejada reabilitação”, diz o autor, deputado Pedro Lucas Fernandes (PTB-MA).

O texto prevê, entre outros pontos, o diagnóstico precoce; o estímulo à prevenção; a transparência das informações; e o acesso universal e equânime a tratamento.

Segunda causa de mortes

Dados do Sistema de Informações sobre Mortalidade, do Ministério da Saúde, citados no texto indicam que os diferentes tipos de câncer corresponderam em 2016 à segunda maior causa de mortes por doenças no Brasil (214 mil), atrás apenas das doenças relacionadas ao aparelho circulatório (360 mil).

O projeto teve origem em substitutivo ao PL 1605/19, do ex-deputado Eduardo Braide, aprovado há quase dois anos pela Comissão de Seguridade Social e Família. A proposta de Braide ainda tramita na Câmara e aguarda designação de relator na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania. “Entendo que é de extrema importância e, por tal razão, decidi subscrevê-lo, inclusive quanto aos motivos”, explicou Pedro Lucas Fernandes.

Tramitação
O projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado pelas comissões de Seguridade Social e Família; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Seja parceiro do Blog Maramais e vire notícia no Maranhão todo Ícone do WhatsApp Envie uma mensagem agora