Criado em 2024, durante a gestão do então prefeito de Santa Rita, Hilton Gonçalo, o AgroRita voltou a reunir produtores rurais, técnicos, empresários e autoridades em mais uma edição do evento, que já se consolida como um dos principais espaços de fortalecimento da agricultura e da produção rural no Maranhão.
Ao participar da programação, Hilton Gonçalo destacou a importância da valorização dos homens e mulheres do campo como instrumento para impulsionar o desenvolvimento econômico do município e do estado.
Durante seu discurso, o ex-prefeito que teve a companhia do prefeito Milton Gonçalo, apresentou uma proposta de alcance nacional: a criação de um fundo permanente para a agricultura, inspirado no modelo do FUNDEB. Segundo ele, a iniciativa garantiria recursos contínuos para investimentos no setor, ampliando o incentivo à produção, a modernização das atividades agrícolas e o apoio aos pequenos e médios produtores rurais.
“Precisamos de um mecanismo permanente de financiamento da agricultura, que assegure investimentos e fortaleça quem produz alimentos e movimenta a economia brasileira”, defendeu Hilton.
Além das discussões sobre políticas públicas e desenvolvimento rural, o AgroRita também teve momentos de descontração. Hilton participou de atividades interativas do evento e destacou a importância da proximidade com os produtores.
“O mais importante é estar perto das pessoas, ouvir quem vive do campo e construir soluções que fortaleçam o agro maranhense”, afirmou.
Idealizado em 2024 pela gestão de Hilton Gonçalo, o AgroRita tem como objetivo incentivar a produção rural, promover a troca de conhecimentos, apresentar novas tecnologias para o setor e aproximar produtores das políticas públicas voltadas ao desenvolvimento do campo. A iniciativa vem se consolidando como uma vitrine para o potencial agrícola de Santa Rita e da região.

A sexta-feira, 26 de junho, ficará marcada como um dos dias mais importantes da história do povoado Cigana com a realização do programa “Prefeitura na Comunidade”.
A manhã desta sexta-feira (26) entrou para a história política de Paço do Lumiar. Sob a liderança e articulação do prefeito Fred Campos, a Câmara Municipal realizou a posse simultânea de 10 vereadores suplentes, em solenidade realizada no Palácio Vereador Miércio Martins, na sede do município. O ato representa um dos maiores movimentos de renovação temporária já registrados em um Legislativo municipal brasileiro.
A primeira-dama de Codó, Terezinha Buzar, recebeu a Medalha do Mérito Legislativo Maria Aragão, uma das mais importantes honrarias concedidas pela Assembleia Legislativa do Maranhão. A solenidade foi realizada no Plenário Nagib Haickel e reuniu autoridades, amigos e familiares.
O deputado estadual Othelino Neto (PSB) anunciou, na sessão desta quinta-feira (25), que apresentou um Projeto de Lei que pretende ampliar a transparência na saúde pública maranhense por meio da divulgação das filas de espera do Sistema Único de Saúde (SUS). A proposta determina a publicação e atualização, na internet, das listas de pacientes que aguardam consultas especializadas, exames, cirurgias e outros procedimentos na rede pública estadual.
A Prefeitura de Peritoró realizou a entrega de 150 cestas verdes para famílias da comunidade KM 36, por meio do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). A iniciativa é fruto da parceria entre as secretarias municipais de Assistência Social e Agricultura, com o objetivo de fortalecer a segurança alimentar e incentivar a produção da agricultura familiar.
A iniciativa reforça o compromisso da gestão municipal com a promoção da segurança alimentar, o fortalecimento da agricultura local e a melhoria da qualidade de vida da população peritoroense.
O deputado estadual Fernando Braide (PSD) participou, na noite desta terça-feira (23), da entrega de duas novas áreas de lazer na região da Cohama, ao lado da prefeita de São Luís, Esmênia Miranda. As novas praças do Residencial Araras I e Recanto da Criança (Araras II) passam a oferecer mais opções de convivência, esporte e lazer para milhares de moradores da região.
O prefeito de Paço do Lumiar, Fred Campos, lançou nesta segunda-feira (22), em suas redes sociais, a série “217 Motivos para Conhecer o Maranhão”, um projeto que tem como objetivo percorrer todos os municípios maranhenses, apresentando as riquezas, histórias, tradições, belezas naturais e potencialidades de cada cidade.
O pré-candidato e liderança política Hilton Gonçalo cumpriu agenda neste domingo em municípios da Baixada Maranhense, onde participou de encontros com moradores, lideranças comunitárias e representantes políticos da região. A visita incluiu passagens por Cedral, Guimarães, pela Praia de Araoca e por Porto Rico do Maranhão.