Vídeo: Fufuca manda recado para “oposição de mimimi”

O presidente estadual do PP no Maranhão, deputado federal André Fufuca, deu uma resposta reta para oposicionistas que usaram blogs para espalhar que a declaração de apoio do PP a Weverton, teria sido forçada.

Ao reafirmar total apoio a pré-candidatura de Weverton ao governo do estado e falar da excelente relação que mantém com o pedetista, Fufuca mandou duro recado a quem se doeu.

“Aqueles que falam que foi forçado, aqueles que falam que o Fufuca vai mudar, podem até falar, porque eles não conhecem a minha palavra. E a minha palavra, para quem conhece sabe, eu demoro dá, mas depois que eu dou ela, não volto mais atrás do que eu falo”, decretou Fufuca.

No mesmo dia, o prefeito de Coelho Neto, Bruno Silva (PP), também não poupou palavras e ao declarar total apoio a Weverton, brincou, “Aproveite bem Brasília, porque a partir de 2023 o seu novo endereço será aqui, no Palácio dos Leões, cuidado dos Maranhenses diarimente”, disse o prefeito de Coelho Neto, considerado um dos mais bem avaliados do Estado.

Seja parceiro do Blog Maramais e vire notícia no Maranhão todo Ícone do WhatsApp Envie uma mensagem agora

São Luís deixou de receber R$ 25 milhões para pavimentação na gestão Edivaldo, diz deputado

A capital São Luís deixou de receber em 2020, último ano da gestão do prefeito Edivaldo Holanda Júnior, R$ 25 milhões em recursos federais destinados para pavimentação de vias de diversos bairros do maior município do Maranhão.

A revelação foi feita, esta semana, pelo deputado estadual Neto Evangelista (DEM), durante entrevista ao programa Ponto Continuando, apresentando pelos jornalistas Clodoaldo Corrêa, Glaucio Ericeira e Rogério Silva na Rádio Educadora AM 560.

Evangelista explicou que conseguiu viabilizar os recursos junto a bancada dos Democratas no Congresso Nacional e que o convênio seria executado através da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf).

“Colocando meu mandato à disposição e com a relação que nós temos em Brasília, no início do ano de 2020 nós viabilizamos, pelo Democratas, algo em torno de 25 milhões de pavimentação asfáltica para São Luís, execução direta da Codevasf, que não aconteceu por que o ex-prefeito Edivaldo Holanda Júnior não autorizou, não assinou o documento para que o asfalto pudesse acontecer. Tentamos, tentamos muito, várias pessoas fizeram o diálogo, mas ele não quis assinar e não justificou o porquê de não querer assinar e São Luís perdeu estes 25 milhões de asfalto”, afirmou o parlamentar, que concorreu ao cargo de prefeito, tendo ficado na terceira colocação.

“Estamos novamente, em Brasília, com o apoio do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, buscando novos recursos e tenho certeza que obteremos êxito. Desta vez será diferente por que o prefeito Braide não é de se esconder”, completou o democrata.

A informação prestada por Neto Evangelista só ratifica o perfil birrento e de imaturidade política de Edivaldo.

Na sua sucessão, apesar de pertencer a um grupo político forte e que foi responsável por sua reeleição, em 2016, Edivaldo preferiu esconder-se, não publicizando seu apoio a nenhum candidato.

Tal posicionamento fez com que ele caísse em desgraça com várias lideranças, dentre elas o governador Flávio Dino que, aos mais próximos, afirma “não querer nem saber do ex-prefeito”.

Edivaldo Júnior deixou o PDT no mês passado. Apesar de não tratar publicamente, tenta encontrar um novo endereço partidário que dê sustentação ao seu projeto de concorrer ao Governo do Estado, em 2022.

O objetivo, de acordo com o que foi apurado, seria manter-se politicamente em evidência já mirando no pleito municipal de 2024, quando pretende disputar novamente o cargo de prefeito de São Luís.

O editor do Blog deixa aberto o espaço para que o ex-prefeito, caso assim deseje, possa se manifestar acerca das informações prestadas pelo deputado estadual.

Do Glaucio Ericeira

Seja parceiro do Blog Maramais e vire notícia no Maranhão todo Ícone do WhatsApp Envie uma mensagem agora

Secretários discutem ações de combate à covid-19 com vereadores da Raposa

Os vereadores da cidade da Raposa, Daniel Fernandes, Rosa do Araçagy, Iran Lisboa e Ribamar Silva, se reuniram com os secretários de Comunicação, Udes Filhos, e de Saúde, Romilson Froes, para tratar sobre a Saúde no Município.

Na oportunidade foram discutidos vários assuntos, entre eles a política de comunicação da gestão no combate à covid-19, que partiu de uma integração entre as Secretarias de Comunicação e Saúde. Diariamente o trabalho de ambas é intensificado, atitude que beneficia a população, que precisa de uma comunicação eficaz diante do cenário pandêmico.

O Secretário de Saúde explicou todas as ações que estão sendo realizadas conforme as normas estabelecidas pelo Ministério da Saúde e deu detalhes sobre a vacinação contra o coronavírus no município.

“Hoje, os vereadores tiveram acesso aos dados, aos problemas que enfrentamos e soluções que buscamos diariamente. Apresentei um verdadeiro diagnóstico da gestão da pasta”, disse Romilson Froes.

Para o vereador Daniel Fernandes, a gestão que se inicia na saúde é avaliada como muito satisfatória pelo novo modelo de gestão empregado.

“Concluímos que a gestão está motivada e comprometida em transformar para melhor o atendimento da saúde de Raposa com estratégias sérias, colocando a vida das pessoas em primeiro lugar”.

Udes Filho também enfatizou a importância das últimas ações adotadas pela Prefeitura de Raposa. “A integração, em caráter de força tarefa, das pastas da Comunicação e Saúde, uma determinação do prefeito Eudes Barros, tem colaborado bastante no combate à covid-19 e os vereadores tiveram a oportunidade de entender todo esse processo”, afirmou o Udes Filho.

O vereador Iran Lisboa também avaliou como proveitosa a reunião com os secretários. “Aqui pudemos esclarecer as nossas dúvidas em relação à Saúde e fico satisfeito em saber que está tudo caminhando no rumo certo”, finalizou.

Seja parceiro do Blog Maramais e vire notícia no Maranhão todo Ícone do WhatsApp Envie uma mensagem agora

Nando Aguiar é detido por desacato e descumprimento ao decreto municipal contra a covid-19

Em pleno pico da pandemia, Nando Aguiar, superintendente do Governo do Estado de Miranda, que deveria dar exemplo no cumprimento das medidas sanitárias e restritivas no combate ao coronavírus e no respeito as quase 500 mil vítimas da covid-19, dá péssimo exemplo ao ser flagrado pelos agentes da força tarefa do município, num bar que descumpria o horário permito de funcionamento.

Os agentes da força tarefa fazem nada mais que seu trabalho em cumprimento ao Decreto Municipal N° 028/2021, que determina várias medidas entre elas em que bares e afins poderão funcionar de segunda-feira a sábado, até 22:00h.

De acordo com relatos dos agentes, Nando Aguiar estava em aglomeração no local sem o uso de máscara, na companhia de outras pessoas. Ao ser abordado pela Equipe da Força Tarefa, partiu pra cima das autorizadas com arrogância, ignorância e com total desprezo ao decreto municipal. Desacatou homens da Polícia Militar e do corpo de bombeiro; usou palavras de baixo calão, afrontando as leis municipais.
Nando Aguiar foi atuado por desacato policial e enquadrado no Artigo 20° do Decreto Municipal.

O Superintendente Nando Aguiar foi conduzido pela Polícia à Delegacia de Miranda onde foram tomadas as devidas providências e encaminhado para a Delegacia Regional da Polícia Civil em Itapecuru-Mirim e está a disposição da justiça.

Emaranhão

Seja parceiro do Blog Maramais e vire notícia no Maranhão todo Ícone do WhatsApp Envie uma mensagem agora

Weverton diz que se for governador, criará o programa Casa Digna, para construir casas populares

O senador Weverton Rocha (PDT), anunciou nesta quinta-ferira (18), durante intensa agenda no município de Coelho Neto, que se for eleito governador, criará o programa Casa Digna, para construir casas populares para famílias carentes nos 217 municípios do Maranhão.

O anúncio aconteceu logo após a entrega da casa do senhor José Antônio, primeiro contemplado do programa municipal Casa dos Sonhos, da gestão Bruno Silva.

“Hoje após visitar o senhor Antônio e ver o antes e o depois de sua casa, me veio a ideia de ampliar esse lindo projeto do Casa dos Sonhos, e digo, se eu tiver a oportunidade de governar o nosso Estado, criarei o programa Casa Digna, para transformar casas como de taipa como era a do senhor Francisco em uma casa digna e confortável como vimos hoje.” Disse Weverton.

O nome Casa Digna, de acordo com o senador, lembra outro programa pensado pelo PDT, o programa Escola Digna, nome dado ainda durante o período em que o PDT comandou a secretaria de Educação do Governador Flavio Dino, com a ex-secretária Áurea Prazeres.

Seja parceiro do Blog Maramais e vire notícia no Maranhão todo Ícone do WhatsApp Envie uma mensagem agora

Braide acompanha funcionamento dos postos de vacinação contra Covid-19 em São Luís

Desde o início da campanha de vacinação contra Covid-19 em São Luís, o prefeito Eduardo Braide tem acompanhado de perto o atendimento em todos os pontos de imunização da cidade. Nesta quinta-feira (17), ele acompanhou a vacinação dos jovens de 23 anos na zona rural e na região da Cidade Operária.

São Luís é a capital brasileira que lidera a vacinação contra a Covid e, na quarta-feira (16), bateu novo recorde no número de vacinados, chegando à marca de 22.694 em um único dia. Na sexta-feira (18) será a vez da vacinação de quem tem 22 anos.

“Desde o início da campanha de vacinação contra Covid-19, em São Luís, estamos acompanhando de perto toda a execução do Plano Municipal de Vacinação para que a população seja atendida com conforto e segurança, tendo garantida a sua dose de vacina. Estamos batendo recordes diários na aplicação de doses e em mais alguns dias teremos toda a nossa população acima de 18 anos vacinada com a primeira dose”, destacou o prefeito Eduardo Braide.

A primeira parada do prefeito Eduardo Braide foi no Centro Municipal de Vacinação (CMV) montado no Centro de Educação Profissional e Tecnológica (CEPT) Distrito Industrial, localizado no KM 5 da BR-135, no bairro Tibiri, para facilitar o acesso dos moradores da Zona Rural à vacina. Com uma estrutura de três salas de vacinação, o local aplica, em média, 1.500 doses diárias do imunizante.

Lá ele acompanhou o atendimento de jovens como Patrícia da Silva Souza, 23 anos, que recebeu a primeira dose da vacina AstraZeneca. “Eu estou muito feliz, de verdade. Estava esperando por essa vacina desde o primeiro dia e finalmente chegou minha vez”, comentou.

O prefeito também vistoriou os postos montados na Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). No CMV montado no local, cinco salas de vacinação atendem de forma simultânea, chegando a somar mais de duas mil doses diárias de vacinas aplicadas. No drive-thru, a fila de carros estava tranquila. Os dois pontos atendem principalmente os moradores da região da Cidade Operária.

Luiza Helena de Almeida Castro, 23 anos, foi uma das jovens atendidas hoje no CMV UEMA. “Estou grata por ter podido me vacinar antes do que imaginei. Esperava receber a primeira dose lá para dezembro e antes do fim do ano já estarei com as duas doses”, comemorou.

São Luís é a capital brasileira com a vacinação mais adiantada no Brasil. Para isso, o prefeito Eduardo Braide determinou a realização de vacinação em massa da população e adotou diversas estratégias para garantir o sucesso da campanha. Atualmente, a cidade conta com nove pontos de vacinação, atendendo ao longo de todo o dia e distribuídos em todas as regiões da cidade.

Atualmente, São Luís está vacinando o público por faixa etária. Na sexta-feira (18), devem se vacinar todas as pessoas que têm 22 anos e residem na cidade. A vacinação por faixa etária decrescente irá seguir até que toda a população maior de 18 anos tenha tomado a primeira dose do imunizante. Após esta etapa serão feitas novas segundas chamadas para quem ainda não conseguiu tomar a primeira dose.

Desde o início da campanha de vacinação em São Luís, no dia 19 de janeiro, já foram aplicadas 639.391 mil doses de vacinas. Já são 524.500 mil pessoas com a primeira dose e 114.891 mil pessoas com as duas doses já aplicadas. São Luís tem batido recordes diários de vacinação. Somente na quarta-feira (17) foram vacinadas 22.694 mil pessoas.

Seja parceiro do Blog Maramais e vire notícia no Maranhão todo Ícone do WhatsApp Envie uma mensagem agora

Othelino afirma que Alcântara dá exemplo ao Brasil após vacinar 100% da população adulta

O presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputado Othelino Neto (PCdoB), visitou o “Arraial da Vacinação” em Alcântara. O evento, realizado pelo Governo do Estado, marcou o dia em que a cidade tornou-se a primeira do Brasil a vacinar 100% da população adulta com a primeira dose contra a Covid-19.

Segundo o parlamentar, com esta força-tarefa em favor da vacinação, Alcântara dá exemplo para o Brasil e ao mundo.

“Cumprimento o governador Flávio Dino por tratar a vacinação como prioridade no Maranhão e, ao mesmo tempo, congratulo o secretário Carlos Lula, que tem se dedicado, de forma muito especial, no combate à pandemia em todo o Estado. Estamos todos unidos e mobilizados no sentindo de levar vacina para todos e preservar mais vidas da população maranhense”, destacou Othelino.

A solenidade, conduzida pelo governador Flávio Dino (PCdoB) para marcar o feito, seguiu todos os protocolos sanitários necessários e contou com a presença de diversas autoridades, dentre elas os secretários de Estado Carlos Lula (Saúde) e Márcio Jerry (Cidades); o deputado estadual Roberto Costa (MDB), o ex-prefeito Anderson Wilker e o atual gestor do município, Padre Willian.

Seja parceiro do Blog Maramais e vire notícia no Maranhão todo Ícone do WhatsApp Envie uma mensagem agora

Pedro Lucas e Osmar Filho participam de assinatura de OS para construção da Praça do Lima Verde

O deputado federal Pedro Lucas Fernandes e o presidente da Câmara Municipal de São Luís, vereador Osmar Filho (PDT), participaram, nesta quarta-feira (17), da assinatura da ordem de serviço autorizando o início da obra de construção da praça do bairro Lima Verde, em Paço do Lumiar.

O trabalho, que é uma reivindicação antiga da comunidade, será executado pela Agência Executiva Metropolitana, órgão do Governo do Estado, utilizando recursos de emenda parlamentar de autoria do deputado federal.

Pedro Lucas  destacou o início da obra: “Hoje, autorizamos a ordem para que as obras comecem. É um projeto belíssimo e um grande presente para os moradores daqui”, disse o parlamentar.

Pré-candidato a deputado estadual, Osmar Filho também comentou a importância da obra viabilizada por Pedro Lucas. “O espaço irá possibilitar o lazer e o esporte. Uma satisfação ver esse projeto ganhando seus primeiros passos, sem contar que é mais uma importante parceria com o Governo que dá certo e reafirma que estamos juntos olhando com carinho para nossa cidade”, comemorou.

O espaço público terá uma área total de 1.234,00 m² e vai contar com playground, mesas de xadrez, pista de cooper, equipamentos de ginástica, tudo isso com acessibilidade necessária.

Também participaram do ato o presidente da AGEM, Lívio Corrêa; o vereador Inácio; o líder comunitário Paulinho do Lima Verde; além de moradores.

Seja parceiro do Blog Maramais e vire notícia no Maranhão todo Ícone do WhatsApp Envie uma mensagem agora

Um novo IPAM! Gestão Nádia Quinzeiro vem transformando o órgão

Cinco meses, esse é o tempo que a gestão Eduardo Braide e Nádia Quinzeiro levou para mudar a imagem do IPAM, o órgão responsável pela concessão de pensões e aposentadorias aos servidores efetivos de São Luís.

Quem passa pela Rua do Sol, no Centro de São Luís, não consegue lembrar do velho IPAM, que levava aproximadamente dois anos para conceder aposentadorias.

Agora a realidade é outra. O Instituto de Previdência e Assistência do Município é um órgão informatizado, rápido, transparente, próximo do segurado e tecnológico. O empreendedorismo público tem sido a marca da atual gestão.

Apenas nestes cinco meses de gestão, a presidente do IPAM, Nádia Quinzeiro, entregou inúmeros bons resultados e muitas ferramentas que vêm melhorando e facilitando a vida dos usuários dos serviços do Instituto.

Novo fluxo processual, aplicativo para acesso à diversos serviços, agendamento eletrônico, Ouvidoria, redução de despesas, extinção de contratos, aposentadoria concedida em tempo recorde e desrepresamento de mais de 4 mil processos estão entre os resultados apresentados pela gestão Quinzeiro.

A decisão técnica de Eduardo Braide pelo nome de Nádia Quinzeiro tem agradado os segurados e usuários dos serviços do IPAM, que às quintas-feiras podem ser atendidos diretamente pela presidente.

Quinzeiro vai além da gestão, conhecedora da pauta previdenciária, a advogada e especialista em Direito Previdenciário criou um quadro onde descomplica o tema e esclarece dúvidas sobre o assunto.

A advogada tem sido vista com frequência falando sobre a forma empreendedora como o IPAM vem sendo conduzido. E a frase que mais se houve nos bastidores é: existe um novo IPAM em São Luís.

Seja parceiro do Blog Maramais e vire notícia no Maranhão todo Ícone do WhatsApp Envie uma mensagem agora

Diretor-geral do Detran-MA e prefeita de Lago da Pedra discutem projetos de melhorias no trânsito da cidade

O diretor-geral do Detran-MA, Francisco Nagib, recebeu nesta quarta-feira (16), a visita da prefeita de Lago da Pedra, Maura Jorge, e da secretária municipal de Segurança Pública, Defesa Social e Cidadania, Jackeline Vieira de Moura.
Na reunião, os gestores trataram sobre projetos da implantação do Posto Avançado, curso de capacitação para agentes de trânsito, e renovação do convênio para o município.

Francisco Nagib aproveitou o encontro para falar sobre as diretrizes básicas do projeto de municipalização do trânsito e do apoio técnico que o Detran-MA presta aos municípios na implantação do projeto de maneira correta e eficiente.

“Um trânsito municipalizado é um trânsito seguro, humanizado e bem sinalizado, que protege a vida das pessoas, diminui os gastos hospitalares, pois reduz os acidentes de trânsito, e salva vidas, principalmente”. Também é de suma importância capacitarmos os agentes de trânsito. Só assim teremos um trânsito seguro, com mais respeito e responsabilidade”, destacou Francisco Nagib.

Para a prefeita Maura Jorge, a parceria com o Detran-MA vai beneficiar os moradores da cidade que agora poderão ter acesso a todos os serviços relacionados àCarteira Nacional de Habilitação e a veículos. “Agradeço a receptividade do diretor-geral, Francisco Nagib. Foi uma conversa muito produtiva, agora é iniciarmos o planejamento para que, muito em breve, estejamos inaugurando o Posto Avançado do Detran-MA em Lago da Pedra”, finalizou.

Seja parceiro do Blog Maramais e vire notícia no Maranhão todo Ícone do WhatsApp Envie uma mensagem agora