Miranda do Norte: Vice-presidente da Câmara “dá piti”, abandona sessão e oposição derrota grupo de Júnior Lourenço.

Sem maturidade política, como já é de conhecimento de grande parte da população de Miranda do Norte, o vice-presidente da Câmara, Vereador Otávio (PSDB), deu um verdadeiro show durante o inicio da sessão que culminou com a derrota do grupo político do ex-prefeito e pré-candidato a deputado federal Júnior Lourenço (PSDB).

Ciente do resultado que estava por vir, no vídeo dá pra ver o momento em que Otávio, que presidia a sessão no lugar de Hugo Marvão, interrompe a sessão que daria inicio a eleição da presidência para o biênio 2019/2020, e de forma autoritária, passa a ameaçar cancelar a sessão.  “Se não prosseguir a ata do dia, eu cancelo a sessão. Eu cancelo, porque quem é o presidente aqui sou eu!” diz Otávio.

Questionado por companheiros de parlamento sobre a forma soberana como tenta conduzir a sessão, o jovem presidente em exercício da Câmara se levanta e dá, o que podemos classificar como “piti”.

“Se eu cancelar eu cancelo! Eu cancelo, tá entendendo? Eu cancelo! A sessão está cancelada!” dispara o presidente, que de forma truculenta, se levanta e tenta arrancar o microfone das mãos do vereador Eduardo Rocha. Logo em seguida, Otávio deixa o plenário.

Após o clima na Câmara se acalmar, foi dado prosseguimento na eleição da mesa diretora, que acabou com a vitória da chapa liderada pelo vereador Eduardo Rocha.

Além de Eduardo Rocha, a nova Mesa Diretora da Câmara Municipal de Miranda do Norte, que tomará posse no dia 01 de janeiro, é formada pelos vereadores João Batista (vice-presidente), Narlene de Fátima (1ª secretária) e Cristiane Santos Chuva (2ª secretária).

Leia também:

Loucura! Em Miranda, Câmara dos Vereadores é lacrada pelo Pai do Presidente para evitar eleição

Justiça dá prazo de 24hs. para vereador convocar eleição para Presidência da Câmara de Miranda do Norte.

Veja o vídeo:

Seja parceiro do Blog Maramais e vire notícia no Maranhão todo Ícone do WhatsApp Envie uma mensagem agora

Weverton entrega patrulha agrícola em Belágua

O deputado federal Weverton (PDT) entregou ontem uma patrulha agrícola ao município de Belágua. A patrulha foi adquirida com recursos de emenda parlamentar do deputado.

“O deputado Weverton foi muito feliz ao contemplar o município com uma patrulha agrícola, porque com isto melhora a produção, fazendo com que o município tenha mais renda, que de fato, vai alavancar a economia municipal”, afirmou o prefeito Herlon.

“O prefeito Herlon entendeu que para enfrentar a crise que o país vem atravessando é necessário construir parcerias e ele o faz de maneira sadia”, ressaltou o deputado, lembrando que esta união tem possibilitado muitas ações e a superação das dificuldades por parte do Governo do Estado e dos municípios.

Weverton destinou R$ 7 milhões em emendas para a compra de patrulhas agrícolas mecanizadas; pás carregadeiras; caminhões F-4000, equipado com carroceria de madeira; caminhões basculantes; tanques de resfriamento de leite; caixas d´água; baldes de ordenha e vasilhames de leite; e ração para peixe, beneficiando 46 municípios. Os equipamentos foram adquiridos por meio da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf).

Leste — Weverton também acompanhou a agenda do governador Flávio Dino em municípios do Leste maranhense.

Em Belágua, foi inaugurado um novo sistema de abastecimento de água, que inclui seis quilômetros de rede de distribuição, poço e reservatório de água beneficiando os moradores do Conjunto Alvorada, na sede. Com investimento de mais de R$ 1,5 milhão.

A obra vai ampliar em 85% a capacidade de reserva de água.

Em Urbano Santos, ao lado de Flávio Dino, da prefeita Iracema Vale e de outras autoridades estaduais e municipais, Weverton participou da inauguração de uma unidade básica de saúde no povoado de no povoado Lagoa dos Costas e, ainda, na sede do município, de mais um ponto da Maranet, que consiste em Wi-Fi grátis, instalado em locais que possibilitem a participação da população, a exemplo de praças e feiras livres. Também foram entregues oito mil fardamentos escolares.

Em Coelho Neto, o governador assinou ordens de serviço para obras do programa Mais Asfalto e construção de uma unidade da rede Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA). Ainda vistoriou obras de conservação e manutenção do Entroncamento da BR-316 e fez a entrega da revitalização do Centro de Ensino Cidade de Coelho Neto e da Escola Municipal Francisco Cleber Sampaio dos Santos, além de visitar a sede do Viva/Procon.

Codó – O deputado encerrou a sexta-feira no município de Codó, onde acompanhou o prefeito Francisco Nagib (PDT) em uma visita à feirinha da Igreja de São Francisco e à abertura dos jogos escolares locais.

Seja parceiro do Blog Maramais e vire notícia no Maranhão todo Ícone do WhatsApp Envie uma mensagem agora

Matheus Fernandes, Farra da Gordinha e Lukas Seabra encerram Vaquejada de São Luís neste sábado.

Está programado para começar as 22hs o primeiro show da noite de encerramento da Vaquejada, circuito de São Luís, no Parque Centaurus, localizado no bairro da Quinta, em São José de Ribamar.

Segurança, organização e muita gente bonita marcou a primeira noite do Circuito.

Hoje, Lukas Seabra é o primeiro a subir ao palco e agitar o publico que promete lotar a arena. Logo em seguida, o talento e ritmo da banda Farra da Gordinha trazendo o melhor do forró.

Pra encerrar a noite, o estourado Matheus Fernandes promete fazer o publico amanhecer.

É simplesmente imperdível.

Seja parceiro do Blog Maramais e vire notícia no Maranhão todo Ícone do WhatsApp Envie uma mensagem agora

Penha participa de audiência pública da Promotoria Itinerante

O vereador Raimundo Penha (PDT) participou, na noite da última quinta-feira (07), de audiência pública que marcou o encerramento das atividades da Promotoria de Justiça Comunitária Itinerante de São Luís na região do São Bernardo, que também engloba os bairros da Forquilha, Vila Brasil, São Cristóvão e Parque Sabiá.

Durante o evento, realizado na União de Moradores do São Bernardo, o parlamentar elogiou a iniciativa da Procuradoria Geral de Justiça em aproximar a instituição da comunidade e ratificou, mais uma vez, o seu compromisso de continuar trabalhando no sentido de atender as reivindicações dos moradores desta região da capital maranhense.

Raimundo Penha, desde o início do seu mandato, vem promovendo importantes ações em benefício dos moradores destes bairros.

Através de emenda parlamentar de sua autoria, a prefeitura, por meio do programa Educar Mais, reformou e climatizou a Unidade de Educação Básica Emir Justino Ribeiro, no São Bernardo.

Dezenas de ruas da localidade já receberam serviços de asfaltamento e recuperação graças aos requerimentos apresentados pelo vereador no plenário da Câmara Municipal.

Recentemente, Penha e o secretário municipal de Saúde, Lula Filho, estiveram na Unidade Mista de Saúde que serve a região. Na oportunidade, o auxiliar do prefeito Edivaldo Holanda Júnior (PDT), atendendo pedido do vereador, anunciou que está em estudo ações de melhoramento da estrutura física do prédio.

No mês passado, Raimundo Penha e o seu colega de partido, vereador Osmar Filho, presidente eleito da Câmara, estiveram na Vila Brasil acompanhados do secretário municipal de Obras, Antônio Araújo.

Eles percorreram todo o trajeto do transporte coletivo e conversaram diretamente com os moradores.

Araújo garantiu aos parlamentares que serviços de recuperação das vias da localidade serão realizados e deu prazo de 30 dias para apresentar o projeto.

“Com o apoio do prefeito Edivaldo, estamos tendo a oportunidade de contribuir para melhorar, cada vez mais, a vida dos moradores desta região de São Luís. Parabenizo o procurador-geral de Justiça, Luiz Gonzaga Coelho, e o promotor de justiça Vicente de Paula por realizarem este importante projeto itinerante e que atendeu bem milhares de ludovicenses”, afirmou o vereador.

Na audiência pública, o promotor Vicente de Paulo Martins apresentou relatório sobre as respostas dadas aos encaminhamentos feitos pela Promotoria Itinerante aos órgãos responsáveis, principalmente os da prefeitura de São Luís.

As principais demandas dos bairros atendidos foram relativas à infraestrutura das ruas, abastecimento de água, saneamento básico, reforma e construção de unidades de saúde e logradouros públicos.

Seja parceiro do Blog Maramais e vire notícia no Maranhão todo Ícone do WhatsApp Envie uma mensagem agora

Justiça dá prazo de 24hs. para vereador convocar eleição para presidência da Câmara de Miranda do Norte.

Em sentença proferida nesta sexta-feira (08), a juíza Laysa de Jesus Paz Martins Mendes, titular da 1ª Vara da Comarca de Itapecuru-Mirim, determinou que o presidente da Câmara Municipal de Miranda do Norte, vereador Hugo Marvão, realize, em um prazo máximo de 24 horas, nova eleição para Mesa Diretora da Casa.

Candidato à reeleição, Hugo é filho do ex-vereador Gerson Filho, que também já presidiu o parlamento, e aliado político do prefeito Carlos Eduardo Fonseca Belfort, mais conhecido como Negão, e do ex-prefeito Júnior Lourenço, que é pré-candidato a deputado federal.

Sem contar com o apoio da maioria dos seus pares e próximo de sofrer uma derrota para o vereador Eduardo Rocha, Hugo Marvão baixou o nível e, esta semana, com a ajuda do pai, chegou ao cúmulo ao lacrar a entrada do prédio da Câmara Municipal com o objetivo de impedir a realização do pleito.

A magistrada acatou ação de obrigação de fazer impetrada pelos vereadores José Carlos Cardoso Ferreira, João Batista Mendes Fonseca; além do próprio Eduardo Rocha.

Os parlamentares comprovaram que Hugo Marvão descumpriu a Lei Orgânica do Município ao não promover a eleição na segunda sessão ordinária deste mês de junho.

“Diante da grave instabilidade do Poder Legislativo municipal para a escolha da sua Mesa Diretora, impõe-se ao Poder Judiciário promover a indispensável sindicabilidade dos atos administrativos para restaurar a ordem natural das coisas. DEFIRO a liminar pleiteada para determinar que o atual Presidente da Câmara Municipal de Miranda do Norte, Hugo Tarcísio Marvão Bezerra, proceda à publicação do Edital de Convocação para a eleição da nova Mesa Diretora da Câmara Municipal de Miranda do Norte, no prazo máximo de 24 horas, porém, dentro dos parâmetros contidos no art. 40 da Lei Orgânica do Município de Miranda do Norte, sob pena de multa diária de R$ 5.000,00”, afirmou a juíza.

Clique Aqui e veja a sentença.

As informações são do blog do Glaucio Ericeira.

Seja parceiro do Blog Maramais e vire notícia no Maranhão todo Ícone do WhatsApp Envie uma mensagem agora

Prefeitura recupera estradas rurais de Godofredo Viana

A administração do prefeito Sissi Viana continua trabalhando, em ritmo acelerado, com o objetivo de recuperar estradas vicinais que dão acesso a vários povoados da zona rural do município de Godofredo Viana.

Neste momento, as ações estão concentradas em um trecho de aproximadamente 30 km que interliga a sede da cidade ao povoado Manaus.

A via funciona como um importante canal de escoamento da produção, além de dar acesso a várias outros localidades.

“Além de oferecer melhores condições para os pequenos produtores rurais, este trabalho beneficia moradores e estudantes da rede municipal de ensino, que já estão tendo a oportunidade de trafegar por novas vias que nunca haviam recebido a atenção do poder”, afirmou o prefeito.

É importante destacar que o trabalho de recuperação de estradas vicinais em Godofredo Viana está sendo executado com recursos próprios do município, o que confirma, mais uma vez, a boa e correta aplicação do dinheiro do cidadão godofredense.

“Hoje podemos andar por estradas que, antes, eram intrafegáveis. O prefeito Sissi realiza um governo participativo e voltado para o povo”, disse o agricultor Antônio Farias.

Seja parceiro do Blog Maramais e vire notícia no Maranhão todo Ícone do WhatsApp Envie uma mensagem agora

“Comportamento oportunista”, dispara José Joaquim contra presidente do Sindicato dos Advogados do Maranhão

Glaucio Ericeira – O presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão, desembargador José Joaquim Figueiredo dos Anjos, divulgou nesta tarde nota de repúdio contra o presidente do Sindicato dos Advogados do Maranhão (SAMA), Mozart Baldez.

Pela manhã, Baldez, que é pré-candidato à Presidência da OAB/MA, e um grupo de causídicos protagonizaram mais um episódio de confusão no 1º Juizado Criminal, no Fórum Desembargador Sarney Costa, em São Luís, quando acabaram se desentendendo com oficiais da Polícia Militar.

Segundo a nota, também assinada pelo desembargador Marcelo Carvalho Silva, corregedor-geral do TJ, “O Poder Judiciário do Maranhão, que tem entre suas finalidades constitucionais a defesa e o respeito aos valores jurídicos e às instituições, vem a público manifestar seu repúdio, perplexidade com o oportunista comportamento do Presidente do Sindicato dos Advogados do Maranhão, Mozar Baldez, que, com achaques públicos e achincalhes incompatíveis com a Advocacia, vem atacando em redes sociais o Poder Judiciário”.

O presidente do SAMA ainda não se pronunciou sobre o repúdio prestado contra ele pelos dois desembargadores.

Abaixo, confira a nota.

O Poder Judiciário do Maranhão, que tem entre suas finalidades constitucionais a defesa e o respeito aos valores jurídicos e às instituições, vem a público manifestar seu repúdio, perplexidade com o oportunista comportamento do Presidente do Sindicato dos Advogados do Maranhão, Mozar Baldez, que, com achaques públicos e achincalhes incompatíveis com a Advocacia, vem atacando em redes sociais o Poder Judiciário.

É inconcebível que atitudes como a do citado advogado coexistam no ambiente jurídico, sendo de todo reprovável o comportamento que fere os preceitos do próprio Estatuto da Advocacia, uma vez que o causídico não tem legitimidade para intervir ou pronunciar-se fora do momento próprio, desconsiderando os mais comezinhos princípios de atividade profissional, ao fazer comentários destrutivos à imagem do Judiciário.

A precária dimensão republicana do advogado enseja a imediata ação institucional do Poder Judiciário para questionar suas condutas desviantes e desconectadas dos valores que fazem da Justiça a referência maior da sociedade.

É necessário fazer a justa ressalva de que não há qualquer prova de ocorrência relacionada a agressão ou desrespeito à prerrogativa da nobre e essencial atividade profissional por parte de membros do Poder Judiciário do Maranhão, nas dependências do Fórum de São Luís. O que está claro sobre o episódio são as declarações maldosas com generalizações.

Desembargador José Joaquim Figueiredo dos Anjos
Presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão

Desembargador Marcelo Carvalho Silva
Corregedor-Geral da Justiça

Seja parceiro do Blog Maramais e vire notícia no Maranhão todo Ícone do WhatsApp Envie uma mensagem agora

Loucura! Em Miranda, Câmara dos Vereadores é lacrada pelo Pai do Presidente para evitar eleição.

Ex-prefeito Júnior Lourenço, apoiador do atual prefeito Negão, e do atual presidente da Câmara, Hugo Marvão, filho do ex-vereador ficha-suja Gerson Filho.

O ex-presidente da Câmara, Gerson Filho, ficha-suja que elegeu o filho e atual presidente vereador Hugo Marvão (PDT), protagonizou uma verdadeira cena de coronelismo no município de Miranda do Norte.

Na última terça-feira, 05, o pai do presidente, que age como se fosse o próprio presidente da Casa Legislativa, inclusive, em algumas oportunidades, conduzindo a Sessão, retirou um vereador de dentro das dependências e tentou fechar a Câmara para evitar que acontecesse a Sessão. O truculento ato do ex-presidente ficha-suja não teve sucesso, e os trabalhos legislativos aconteceram normalmente.

Agora, o pai do Presidente trancou a Câmara e garante que não haverá Sessão nesta sexta-feira, 08.

A medida visa ganhar tempo para reverter o quatro da disputa pelo comanda da Casa, já que segundo o Emenda da Lei Orgânica do Município, artigo 40,  a Eleição deverá acontecer na segunda sessão do mês de junho, o que deve acontecer hoje.

Na disputa, Hugo Marvão (PDT), que é o atual presidente, tenta a todo custo a reeleição, contando com o apoio do ex-prefeito Júnior Lourenço.

O grupo de Marvão e Júnior Lourenço tem o apoio de apenas cinco, dos onze vereadores de Miranda do Norte.

Já o vereador Eduardo Rocha (PSD), contabiliza seis votos, o que deverá consolidar sua vitória para presidir a Câmara no biênio 2019/2020.

Nos bastidores da política local, o comentário é que existe proposta de R$ 200 mil para cada vereador que pular de lado e votar com o candidato do ex-prefeito Júnior Lourenço. Já o grupo do vereador Eduardo Rocha garante que não há dinheiro que compre o voto de libertação do município.

Em Miranda, a população aguarda ansiosa o desfecho desse episódio, que deverá ter um fim ainda hoje, dentro ou fora do prédio. Em conversa com alguns vereadores que garantiram que terá sessão, independente do pai do presidente abrir ou não a porta da Casa do Povo.

Seja parceiro do Blog Maramais e vire notícia no Maranhão todo Ícone do WhatsApp Envie uma mensagem agora

Vídeo: Mais confusão no Fórum de São Luís.

Uma verdadeira confusão generalizada voltou a movimentar o 1º Juizado Criminal, no Fórum Desembargador Sarney Costa, em São Luís.

De acordo com as primeiras informações obtidas pelo blog Maramais, o advogado Tufi Maluf, que protagonizou vídeo em que se envolve em uma discussão com a juíza Andrea Perlmutter Lago no início da semana,, estaria, junto com o advogado Mozart Baldez, fazendo uma espécie de protesto nas dependências do Forum, contra o ato da magistrada.

O grupo foi contido por oficiais da PM que faz a segurança do Fórum.

No vídeo, Baldez, que já anunciou que disputará a presidência da OAB/MA, grita palavras de ordem em favor dos advogados. Em outra parte do vídeo, dá pra ver Tufi caindo, aparentemente sozinho, que em seguida afirma que foi derrubado por oficiais.

Veja o vídeo abaixo.

Seja parceiro do Blog Maramais e vire notícia no Maranhão todo Ícone do WhatsApp Envie uma mensagem agora

Prefeito de Cantanhede tenta enganar população com programa Mais Asfalto.

Nos bastidores da política local, o comentário é que Ruivo estaria desesperado para cumprir um grande acordo feito com seu pré-candidato a deputado estadual, e para isso estaria disposto a qualquer coisa, inclusive espalhar mentiras.

Prefeito usa site oficial da prefeitura para tentar enganar população e politizar conquista viabilizada por vereadores da oposição.

Amargando umas das piores rejeições que um prefeito já teve no município de Cantanhede, Marco Antônio Ruivo, que já acumula vários processos por improbidade administrativa, se prestou a um papelão, durante a semana.

Sem grandes ações em seu governo, e com um município totalmente destruído desde que assumiu a prefeitura, agora, próximo ao período eleitoral, Ruivo usa a assessoria de comunicação da prefeitura para espalhar mais uma grande mentira na cidade.

Com uma foto tirada durante a solenidade do Maranet, programa do Governo Flávio Dino que leva pontos de acesso gratuitos para praças de vários municípios maranhenses, o prefeito tenta passar a ideia de que o Programa Mais Asfalto, que chegará nas próximas semanas ao município, foi uma articulação do seu pré-candidato a deputado estadual Adelmo Soares, ex-secretário de Agricultura Familiar, que não exerce nenhuma gerencia sobre programas de Infraestrutura.

Documento oficial que desmente informação espalhada pela assessoria do prefeito Ruivo.

O blog Maramais trouxe a verdade sobre o programa que irá melhorar a as condições das ruas da cidade, que estão completamente destruídas.

Conforme reportagem publicada em agosto do ano passado (reveja a matéria aqui), a indicação é do deputado Glalbert Cutrim (PDT) e foi motivada por pedido dos vereadores Jairo Dantas (PHS), Emerson Costa (PROS) e de lideranças da cidade.

Glalbert Cutrim já havia conseguido  em 2016, a execução de quatro quilometros de asfalto, e nessa nova indicação, conseguiu mais quatro..

O documento oficial que comprova o verdadeiro autor da indicação e desmente o prefeito de Cantanhede, que tenta enganar a população, pode ser conferido no Diário Oficial da Assembleia do dia 14 de Agosto de 2017. ( clique aqui para ver o documento oficial )

Após a indicação, o município foi incluído no Programa e agora, após concluídos os tramites legais, começará a fase de execução das obras, oportunidade que o prefeito “sai da toca” e tenta enganar a população, informando que a conquista é um esforço do seu pré-candidato a deputado.

Seja parceiro do Blog Maramais e vire notícia no Maranhão todo Ícone do WhatsApp Envie uma mensagem agora