Nesta quarta-feira (6) o prefeito de Codó, Francisco Nagib, inaugurou a Escola Municipal de Idiomas, primeiro centro de estudos dedicado exclusivamente ao ensino e aprendizado de línguas estrangeiras na cidade de Codó e pioneira no Maranhão. Na solenidade de inauguração estiveram presentes também o Secretário Municipal de Educação, Paulo Buzar, a Coordenadora da Escola de Idiomas, Mônica Almeida e o Vereador Pastor Max, alunos e professores da rede municipal de ensino.
“Esse projeto nasce da necessidade de se ter em nossa cidade em centro de aprendizagem de língua estrangeira a serviço do ensino regular. O centro servirá como um grande reforço para os alunos, que terão mais esse espaço dedicado ao estudo de idiomas. Serão cursos intensivos que ajudarão os estudantes a se atualizarem. Será em principio oferecido cursos em três idiomas estrangeiros e a linguagem de Libras, a dos deficientes auditivos”, explicou o secretário Paulo Buzar.
A Escola Municipal de Idiomas vai atender, em um primeiro momento, seis turmas da rede pública municipal, em dois turnos, sendo três pela manhã e três pela tarde, com 25 alunos em cada turma, um total de 150 crianças estudando outros idiomas. As aulas acontecerão na Escola municipal Estevam Ângelo e na UAB, com cursos de Inglês, Espalhol, Frances e Libras.
“Neste primeiro momento vamos atender os alunos de nono ano de toda a rede municipal. Em um total de seis turmas: duas de inglês, duas de Frances e duas de espanhol. Depois iremos expandindo aos outros anos do ensino fundamental”, disse a Coordenadora da Escola de Idiomas, Mônica Almeida Leonardo.
“É um avanço significativo, no conhecimento, na ciência e na qualidade de ensino e aprendizado de nossos alunos. Este centro vai oferecer aos alunos de nossa rede pública municipal a oportunidade de aprimorar seus conhecimentos em idiomas estrangeiros e também na linguagem de Libras, tão necessárias para a comunicação das pessoas com limitações auditivas”, destacou o vereador Pastor Max.
Para o prefeito Nagib, o advento da Escola Municipal de Idiomas é um marco para Codó. “Investir na educação é investir no futuro de nossa Codó. A Escola Municipal de Idiomas é algo inédito em nosso município. É com imensa alegria que estamos inaugurando este centro de estudos tão importante para nossos jovens, que terão a oportunidade de ter a sua disposição cursos com metodologia moderna em vários idiomas. Parabéns a equipe da secretaria de educação e todos aqueles que trabalharam arduamente para fazer deste sonho uma realidade”, concluiu o prefeito.

Mesmo diante de milhares de criticas nas redes sociais, após propor Medalha de Mérito Legislativo João do Vale, uma das maiores honrarias da cultura maranhense, ao cantor Pabllo Vittar, o deputado Neto Evangelista (DEM), não se intimidou, e fez uma articulação pesada junto aos deputados para aprovar o seu projeto de resolução legislativa, que garantiu a medalha ao cantor pop e outros artistas, entre eles, Preta Gil, o ator Rômulo Estrela e Thaynara OG.
O Ministério Público do Maranhão (MPMA) requereu, em 23 de maio, a suspensão e anulação de um procedimento licitatório de R$ 924,8 mil, realizado pelo Município de Cantanhede para construção, recuperação e manutenção de estradas vicinais.
O jovem prefeito de Coroatá, Luís da Amovelar Filho (PT) limitou através de decreto, o horário de funcionamento de bares, restaurantes e lanchonetes no município. A medida, um verdadeiro retrocesso em qualquer cidade que vislumbre o crescimento comercial e o desenvolvimento local, desagradou a população em geral, e passa a valer a partir desta terça-feira, 05, data da publicação.

O vereador Raimundo Penha (PDT) vem se destacando como um dos políticos que mais incentiva a cultura popular maranhense. Neste último fim de semana, o parlamentar participou de mais uma etapa de batizados e ensaios de agremiações folclóricas que irão se apresentar no São João 2018 da capital maranhense.
A prefeitura de Godofredo Viana segue fortalecendo o trabalho de promoção das políticas públicas ambientais implantado, desde 2017, pela gestão do prefeito Sissi Viana.





Na noite desta quarta-feira (30), o deputado federal Weverton (PDT) participou de um evento que reuniu representantes dos movimentos de juventude da capital maranhense, organizado com o objetivo de dar voz para que este público exponha os seus anseios nos setores político, social e econômico do estado. “A juventude tem aqui a oportunidade de ter protagonismo na elaboração do plano de governo e na materialização de políticas no estado para os próximos anos”, disse o deputado.