Raimundo Penha participa de encontro de grêmios estudantis

O vereador Raimundo Penha (PDT) participou nesta última quinta-feira (14), na Escola Cintra, em São Luís, da última etapa regional do Emaranhando Sonhos – I Encontro de Grêmios Estudantis – projeto realizado pelo Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e outros órgãos estaduais, que visa estimular a formação de grêmios estudantis, o protagonismo juvenil e a participação na gestão escolar.

As 19 etapas, nas unidades regionais, mobilizaram mais de cinco mil estudantes de escolas públicas da rede estadual de ensino. Na capital, cerca de 650 estudantes representantes de grêmios, de 116 escolas da Unidade Regional de São Luís (URE São Luís), participaram do encontro.

Oriundo do movimento estudantil – onde iniciou sua militância no CE Escola Nerval Lebre, no bairro da Camboa, no ano 2000 — e defensor da organização dos estudantes através dos grêmios, o parlamentar elogiou a iniciativa promovida pelo governador Flávio Dino, com o auxílio do secretário estadual Felipe Camarão (Educação).

“Trata-se de uma iniciativa importante porque mostrou que o governo está conclamando os estudantes a discutirem e se organizarem por meio dos grêmios estudantis. Portanto, quando se constata que o governador está estimulando a classe estudantil a se mobilizar, percebe-se que há uma inversão da lógica e confirma-se que o Flávio Dino, a exemplo do que acontece em outros setores, incentiva a participação popular”, afirmou o vereador.

Raimundo Penha é autor do projeto de lei, já aprovado pela Câmara Municipal de São Luís, que visa estimular estudantes da rede municipal de ensino e da rede privada a se organizarem através dos grêmios estudantis.

Pelo projeto aprovado, os estabelecimentos de ensino sempre que necessário os estabelecimentos de ensino colaborarão com os estudantes na formação de suas organizações, apoiando suas atividades, facilitando a divulgação das reuniões eleições.

As escolas ainda estão obrigadas a destinar espaço físico, estrutura e mobiliário adequado para o funcionamento dos grêmios, bem como garantir a participação dos seus representantes nos conselhos, comitês escolares ou órgão equivalente que existam ou venham existir.

O projeto seguiu para sanção do prefeito Edivaldo Holanda Júnior. Porém, retornou para Câmara e aguarda promulgação por parte da presidência da Casa.

Seja parceiro do Blog Maramais e vire notícia no Maranhão todo Ícone do WhatsApp Envie uma mensagem agora

Justiça diz que Sindicato comandado por Mozart Baldez não é legítimo.

O presidente do suposto Sindicato dos Advogados do Maranhão, advogado Mozart Baldez, que também deverá concorrer à presidente da OAB/MA este ano, sofreu uma grande derrota na justiça, e pode ter revelado que a entidade comandada pelo polêmico advogado não passa de um “Sindicato Fantasma”.

O desembargador José Jorge Figueiredo dos Anjos, julgou improcedente o Mandado de Segurança Coletivo impetrado pelo SAMA, contra suposto ato abusivo da juíza Dra. Arianna Rodrigues de Carvalho, titular da Vara Única da Comarca de Passagem Franca, que determinou novos procedimentos acerca de consultas processuais e atendimento das partes e advogados.

Em sua decisão, o magistrado verificou que o SAMA  não comprovou sua legitimidade e que o Sindicato de Baldez, não está registrado no Ministério do Trabalho e Emprego, conforme reza a Súmula 677 da Suprema Corte.

Deste modo, o juiz indeferiu o Mandado de Segurança e julgou extinto, sem resolução do mérito, conforme determina o Código de Processo Civil.

Baldez pode ter cometido erros primários ao não comprovar legitimidade no caso, agora, resta saber se o advogado seguirá levantando uma bandeira de um Sindicato que aparentemente sobrevive na clandestinidade.

Veja a decisãoAQUI.

Seja parceiro do Blog Maramais e vire notícia no Maranhão todo Ícone do WhatsApp Envie uma mensagem agora

Maura Jorge se agarra com unhas e dentes à Bolsonaro.

Durante a chegada do presidenciável, e bola da vez Jair Bolsonaro (PSL) em São Luís, a pré-candidata ao governo do estado, Maura Jorge (PSL) era só sorrisos. Entusiasmada com a boa onda do polêmico pré-candidato, Maura acredita que poderá enfim, melhorar sua posição no cenário eleitoral no Estado.

A recepção de Bolsonaro impressionou muita gente, pela forma calorosa que o pré-candidato foi recebido no saguão do Aeroporto Internacional Marechal Hugo da Cunha Machado, que ficou completamente lotado.

Má posicionada em quase todas as pesquisas, Maura Jorge agora se agarra com todas as forças em uma de suas últimas possibilidades de crescimento.

Durante discurso, Jair Bolsonaro disse que em uma campanha tudo é possível, inclusive, uma pré-candidata sair dos 2% para a vitória.

As coisas devem ficar claras após divulgação das próximas pesquisas, que ainda não tem data para acontecer.

Seja parceiro do Blog Maramais e vire notícia no Maranhão todo Ícone do WhatsApp Envie uma mensagem agora

Prefeito Miguel Lauand autoriza reforma da Casa da Cultura Profº João Silveira

O prefeito de Itapecuru Mirim, Dr. Miguel Lauand (PRB) e o Secretário de Cultura do Estado, Diego Galdino, assinaram nesta quinta-feira, 14, ordem de serviço para reforma do prédio da Casa da Cultura Professor João Silveira. O ato aconteceu durante visita do Secretário ao município e contou com a participação de Secretários Municipais e Vereadores.

Alunos da Escola de Música Joaquim Araújo fizeram uma apresentação especial e receberam do Secretário e do prefeito, a notícia de que em breve, serão contemplados com novos instrumentos musicais.

Ainda durante a visita, a comitiva participou de um encontro com o grupo de Idosos.

A Recuperação da Casa de Cultura beneficiará um dos prédios mais antigos da cidade, que faz parte da história do município.

Produtores, artistas e a população em geral parabenizou a iniciativa do Prefeito Miguel Lauand, e o apoio do Governo do Estado.

Seja parceiro do Blog Maramais e vire notícia no Maranhão todo Ícone do WhatsApp Envie uma mensagem agora

Presidente do TJ diz que houve desvio ético dos advogados Mozart Baldez e Tufi Maluf

O presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão, desembargador Joaquim Figueiredo, encaminhou relatório técnico ao procurador-geral de Justiça, Luiz Gonzaga Martins Coelho, ao presidente da seccional maranhense da Ordem dos Advogados do Brasil, Thiago Diaz, e ao procurador-geral do Estado, Rodrigo Maia, com detalhamento do fato ocorrido no dia 7 deste mês, nas dependências do Fórum de São Luís, durante audiência no 1º Juizado Criminal, onde a juíza de Direito Andrea Lago, ao explanar a respeito da redesignação da referida audiência, foi interrompida de forma abrupta, grosseira e desrespeitosa pelo advogado Tufi Maluf.

O relatório – encaminhado com mídia digital, em vídeo, com imagens do sistema de monitoramento eletrônico do Poder Judiciário – apresenta o conjunto probatório necessário para a apresentação integral dos fatos ocorridos, bem como subsídios substanciais que respaldam a adoção das medidas necessárias e cabíveis em relação ao caso.

Rico em detalhamento, o relatório comprova a inexistência de qualquer ocorrência relacionada à agressão ou desrespeito à prerrogativa de advogados nas dependências do Fórum de São Luís, como tentou criminosamente forjar o presidente do Sindicato dos Advogados, Mozart Baldez, e o causídico Tufi Maluf, chegando até a simular agressão física por parte de membros da segurança institucional do TJMA, desmentida pelas imagens do circuito interno, que o flagraram se jogando ao chão, sendo a atitude ridícula motivo de ‘memes’ e ‘galhofas’ nas redes sociais.

O comportamento inadequado do advogado e as informações distorcidas divulgadas com fins políticos eleitoreiros, a fim de potencializar campanha política para as eleições da OAB, mereceu nota pública do Poder Judiciário do Maranhão, que repudiou, com veemência, o oportunismo dos mencionados advogados, cujo desvio de conduta profissional fere gravemente o Código de Ética da Ordem dos Advogados do Brasil, repercutindo prejudicialmente contra a dignidade da Advocacia.

Seja parceiro do Blog Maramais e vire notícia no Maranhão todo Ícone do WhatsApp Envie uma mensagem agora

Weverton agradece população de Imperatriz por resultado de pesquisa

Em entrevista concedida ao programa Ponto e Vírgula, da Difusora FM, nesta quarta-feira (13), o deputado Weverton (PDT) comentou o resultado da pesquisa de intenção de votos realizada pelo Instituto Data M3, em Imperatriz, na qual seu nome aparece em primeiro lugar na disputa para o Senado Federal. Na pesquisa o governador Flávio Dino também está em primeiro para o governo. “Eu credito este meu bom desempenho à toda a classe política, aos amigos, às lideranças comunitárias, movimentos sociais, sindicatos e à população como um todo, que estão acompanhando o nosso trabalho e compreendendo a luta que tenho desempenhado durante o meu mandato”, afirmou Weverton.

O deputado agradeceu o voto de confiança da poluação da maior cidade da região tocantina, lembrando que nasceu lá. “Eu tenho um carinho especial (por Imperatriz), não só por ter nascido lá, mas por ter familiares e grandes amigos“.

Coerênca Política

Pontuando, com 24% das intenções de voto no segundo maior colégio eleitoral do estado, o deputado se disse satisfeito com o resultado, que considera uma reposta positiva aos três anos visitando os municípios e ao trabalho que vem desenvolvendo na Câmara Federal em favor das causas trabalhistas e do Maranhão.

“Não tenho feito discurso de ocasião e de momento”, garantiu Weverton, lembrando que muitas vezes tem sido criticado por isto. Ele garante, no entanto, que sempre fez questão de manter a coerência. “Eu sempre tive lado, assim como sempre tive partido. A minha vida toda foi dentro do PDT e minha militância sempre foi no campo político adversário ao grupo que comandou o estado por quase cinquenta anos”, observou. O pedetista acrescentou que também lutou de forma intransigente contra o impeachment da ex-presidente Dilma (PT) e que, na oportunidade, foi muito criticado por isto. Mas que sempre defendeu que “remédio para governo ruim é o voto e não golpe”.

A pesquisa

Registrada no Tribunal Regional Eleitoral sob o número 09455/2018, a pesquisa divulgada nesta quarta-feira ouviu 397 pessoas entre os dias 4 e 6 de junho na região de Imperatriz. Na pesquisa, Weverton lidera com 24,7% para primeiro voto das duas vagas ao Senado Federal; Edison Lobão (MDB) tem 18,4%; Sarney Filho (PV) 9,8%; José Reinaldo Tavares (PSDB) 9,1%; Eliziane Gama (PPS) 4,3%; e Alexandre Almeida (PSDB) 4,0%. 21,2% responderam que não votariam em nenhum dos nomes apresentados e 8,6% não sabem ou não responderam.

No levantamento para segundo voto ao Senado Federal, Weverton lidera com 12,8%; Edison Lobão tem (MDB) 12,1%; José Reinaldo Tavares (PSDB) 11,1%; Sarney Filho (PV) 8,3%; Eliziane Gama (PPS) 6,5%; e Alexandre Almeida (PSDB) 3,8%. 27,2% responderam que não votariam em nenhum dos nomes apresentados e 18,1% não sabem ou não responderam.

Na pesquisa de, 37,3% dos entrevitados disseram que não votariam de jeito nenhum em Sarney Filho; 31,5% não votariam em Lobão; 5,8% não votariam em José Reinaldo Tavares; 4,5% não votariam e Alexandre Almeida; e apenas 2,3% não votariam em Weverton ou em Eliziane, empatados na menor rejeição. Um percentual de 1,3% dos entrevistados poderia votar em todos e 15,1% não sabem ou não responderam.

Seja parceiro do Blog Maramais e vire notícia no Maranhão todo Ícone do WhatsApp Envie uma mensagem agora

Pedro Lucas Fernandes propõe criação do Cartão de Vacina Digital.

Criar um banco de dados compartilhado nas Unidades Básicas de Saúde para facilitar o acesso às informações sobre a vacinação. Foi com esse objetivo que o vereador Pedro Lucas Fernandes (PTB) apresentou na Câmara de São Luís, essa semana, um Projeto de Lei que determina a criação do “Cartão de Vacina Digital” na capital maranhense para acompanhar a aplicação das vacinas por meio da Internet, desde o nascimento.

A carteira de vacinação é um documento obrigatório para garantir o acesso de trabalhadores a benefícios sociais e para ingresso e permanência de crianças e adolescentes nas escolas. Segundo o vereador, a medida tem a finalidade de resguardar os dados do usuário visando proporcionar maior agilidade na hora da vacinação de adultos e crianças na rede municipal de saúde.

Além de facilitar o acesso às informações sobre a vacinação, a carteira eletrônica também vai substituir os cartões de vacinação em papel que esfarela com o tempo. A norma que ainda está em tramitação deve passar por quatro comissões da Casa antes de seguir para o plenário, onde receberá contribuições e sugestões de outros parlamentares.

De acordo com Pedro Lucas Fernandes, com a medida o cidadão vai deixar de se imunizar ou tomar várias vezes à mesma dose. Ele afirmou ainda que a proposta ajudaria a reduzir gastos com a vacinação indevida.

“Precisamos facilitar a vida do cidadão ludovicense e garantir que ele receba todas as vacinas em dia, sem depender de um pedaço de papel, que é incompatível com a digitalização de documentos e processos de que necessitamos hoje em dia”, destaca o vereador.

O líder do PTB na Câmara justifica que sua proposta dará maior controle econômico por parte da prefeitura, pois economizará dinheiro público com a não confecção e distribuição dos cartões de papel, gerando assim, economia e colaborando com a natureza, além de auxiliar o usuário a manter a imunização em dia, e acima de tudo, arquivar seu histórico de vacinas.

Seja parceiro do Blog Maramais e vire notícia no Maranhão todo Ícone do WhatsApp Envie uma mensagem agora

Bom Jardim: Máfia do Combustível tira sossego de vereadores governistas.

O vereador Clebson Almeida (PSDB) foi notificado em mais um processo que tem como objeto o suposto desvio de combustível público para abastecer veículos particulares de vereadores e aliados da base do prefeito, Dr. Francisco (PSDB). Agora, a justiça determinou o bloqueio de bens da vereadora Christianne Varão (PEN), conforme o blog revelou em reportagem anterior ( Reveja aqui ).

Diante da pressão, Clebson acusa injustamente o Presidente da Câmara, vereador Duvan Boiadeiro (PSB), pela ação impetrada  na justiça contra os réus envolvidos na MÁFIA DO COMBUSTÍVEL, e como coação, de forma desesperada, durante a sessão realizada na terça-feira, 12, partiu para cima do Presidente cobrando licitações e gastos do legislativo.

Boiadeiro deu a resposta à altura da provocação do vereador, réu no processo de desvio de combustível, e pediu que o vereador Clebson não envolvesse atos da presidência com a questão do processo ao qual o vereador está envolvido e que tem notas de combustível assinada pelo mesmo.

A conduta do vereador é justificável, pois atualmente se encontra com os bens bloqueados por determinação da justiça, o valor do bloqueio supera a 1 milhão de reais.

Assista aos vídeos da sessão.

Seja parceiro do Blog Maramais e vire notícia no Maranhão todo Ícone do WhatsApp Envie uma mensagem agora

Júnior Lourenço recebe apoio de lideranças políticas em Barreirinhas.

O ex prefeito de Miranda, Júnior Lourenço (PR) tem intensificado sua caminhada pelo Maranhão  com sua pré-candidatura a Deputado Federal.

Em Barreirinhas, ele recebe apoio do grupo Terceira Via liderado pelo ex-vereador Charles Braw e Cristian, que reúne ainda mais quatro vereadores de mandato, sendo eles Leonildes Chaves, Cleodiomar, Fábio  Rocha e o futuro presidente da Câmara que assumirá em janeiro de 2019, Carlos Dutra, além de presidentes de sindicatos, associações, empresários e lideranças políticas da região dos lençóis maranhenses.

Júnior Lourenço ganha força pelo Maranhão e já conta com mais de 100 cidades que lhe apoiam na eleição deste ano.

Além de conversar com a classe política de cada município, Júnior tem ouvido a população das comunidades, visando construir suas propostas em cima das necessidades de cada lugar com idéias municipalistas.

Os representantes dos grupos políticos garantem que o nome de Júnior Lourenço é o mais leve, um nome novo e fácil de apresentar para os eleitores. “Eu caminho com Júnior Loureço, porque ele tem um jeito diferente de fazer política, ele olha no olho, está sempre presente na nossa cidade e conquista a todos com sua simpatia e humildade em dar atenção ao nosso grupo”, destacou o presidente da Câmara, Carlos Dutra.

Com dois mandatos de prefeito por Miranda do Norte e o prestígio de ter eleito o seu sucessor, Júnior Lourenço ressalta que representar o Maranhão na Câmara Federal é ampliar o desejo de contribuir para o desenvolvimento do Estado. “Eu só tenho a agradecer o carinho e a oportunidade de poder entrar em casa casa desses municípios e aos nossos grupos políticos dou a minha palavra de compromisso e união com todos”, finalizou Lourenço.

Seja parceiro do Blog Maramais e vire notícia no Maranhão todo Ícone do WhatsApp Envie uma mensagem agora

Gestão de Assis Ramos é reprovada pela maioria da população de Imperatriz, aponta pesquisa.

Os números da pesquisa eleitoral realizados pelo Instituto Data M 3 e divulgado nesta quarta-feira, 13, pela TV Difusora, confirmou a reprovação da maioria da população em relação a gestão do Prefeito Delegado Assis Ramos.

Segundo a pesquisa, 54,2% dos entrevistados desaprovam a forma como o inexperiente prefeito vem conduzindo a cidade. Outros 43,8% dizem aprovar o novo governo.

Com margem de erro de três pontos percentuais para mais ou para menos e nível de confiabilidade de 95%, o levantamento foi registrado no Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE/MA) com o número 09455/2018 e foram entrevistadas 397 pessoas, entre os dias 4 e 6 deste mês,

.

Seja parceiro do Blog Maramais e vire notícia no Maranhão todo Ícone do WhatsApp Envie uma mensagem agora