O vereador Raimundo Penha (PDT) participou nesta última quinta-feira (14), na Escola Cintra, em São Luís, da última etapa regional do Emaranhando Sonhos – I Encontro de Grêmios Estudantis – projeto realizado pelo Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e outros órgãos estaduais, que visa estimular a formação de grêmios estudantis, o protagonismo juvenil e a participação na gestão escolar.
As 19 etapas, nas unidades regionais, mobilizaram mais de cinco mil estudantes de escolas públicas da rede estadual de ensino. Na capital, cerca de 650 estudantes representantes de grêmios, de 116 escolas da Unidade Regional de São Luís (URE São Luís), participaram do encontro.
Oriundo do movimento estudantil – onde iniciou sua militância no CE Escola Nerval Lebre, no bairro da Camboa, no ano 2000 — e defensor da organização dos estudantes através dos grêmios, o parlamentar elogiou a iniciativa promovida pelo governador Flávio Dino, com o auxílio do secretário estadual Felipe Camarão (Educação).
“Trata-se de uma iniciativa importante porque mostrou que o governo está conclamando os estudantes a discutirem e se organizarem por meio dos grêmios estudantis. Portanto, quando se constata que o governador está estimulando a classe estudantil a se mobilizar, percebe-se que há uma inversão da lógica e confirma-se que o Flávio Dino, a exemplo do que acontece em outros setores, incentiva a participação popular”, afirmou o vereador.
Raimundo Penha é autor do projeto de lei, já aprovado pela Câmara Municipal de São Luís, que visa estimular estudantes da rede municipal de ensino e da rede privada a se organizarem através dos grêmios estudantis.
Pelo projeto aprovado, os estabelecimentos de ensino sempre que necessário os estabelecimentos de ensino colaborarão com os estudantes na formação de suas organizações, apoiando suas atividades, facilitando a divulgação das reuniões eleições.
As escolas ainda estão obrigadas a destinar espaço físico, estrutura e mobiliário adequado para o funcionamento dos grêmios, bem como garantir a participação dos seus representantes nos conselhos, comitês escolares ou órgão equivalente que existam ou venham existir.
O projeto seguiu para sanção do prefeito Edivaldo Holanda Júnior. Porém, retornou para Câmara e aguarda promulgação por parte da presidência da Casa.

O presidente do suposto Sindicato dos Advogados do Maranhão, advogado Mozart Baldez, que também deverá concorrer à presidente da OAB/MA este ano, sofreu uma grande derrota na justiça, e pode ter revelado que a entidade comandada pelo polêmico advogado não passa de um “Sindicato Fantasma”.
Durante a chegada do presidenciável, e bola da vez Jair Bolsonaro (PSL) em São Luís, a pré-candidata ao governo do estado, Maura Jorge (PSL) era só sorrisos. Entusiasmada com a boa onda do polêmico pré-candidato, Maura acredita que poderá enfim, melhorar sua posição no cenário eleitoral no Estado.
O prefeito de Itapecuru Mirim, Dr. Miguel Lauand (PRB) e o Secretário de Cultura do Estado, Diego Galdino, assinaram nesta quinta-feira, 14, ordem de serviço para reforma do prédio da Casa da Cultura Professor João Silveira. O ato aconteceu durante visita do Secretário ao município e contou com a participação de Secretários Municipais e Vereadores.
O presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão, desembargador Joaquim Figueiredo, encaminhou relatório técnico ao procurador-geral de Justiça, Luiz Gonzaga Martins Coelho, ao presidente da seccional maranhense da Ordem dos Advogados do Brasil, Thiago Diaz, e ao procurador-geral do Estado, Rodrigo Maia, com detalhamento do fato ocorrido no dia 7 deste mês, nas dependências do Fórum de São Luís, durante audiência no 1º Juizado Criminal, onde a juíza de Direito Andrea Lago, ao explanar a respeito da redesignação da referida audiência, foi interrompida de forma abrupta, grosseira e desrespeitosa pelo advogado Tufi Maluf.
Em entrevista concedida ao programa Ponto e Vírgula, da Difusora FM, nesta quarta-feira (13), o deputado Weverton (PDT) comentou o resultado da pesquisa de intenção de votos realizada pelo Instituto Data M3, em Imperatriz, na qual seu nome aparece em primeiro lugar na disputa para o Senado Federal. Na pesquisa o governador Flávio Dino também está em primeiro para o governo. “Eu credito este meu bom desempenho à toda a classe política, aos amigos, às lideranças comunitárias, movimentos sociais, sindicatos e à população como um todo, que estão acompanhando o nosso trabalho e compreendendo a luta que tenho desempenhado durante o meu mandato”, afirmou Weverton.
Criar um banco de dados compartilhado nas Unidades Básicas de Saúde para facilitar o acesso às informações sobre a vacinação. Foi com esse objetivo que o vereador Pedro Lucas Fernandes (PTB) apresentou na Câmara de São Luís, essa semana, um Projeto de Lei que determina a criação do “Cartão de Vacina Digital” na capital maranhense para acompanhar a aplicação das vacinas por meio da Internet, desde o nascimento.
O ex prefeito de Miranda, Júnior Lourenço (PR) tem intensificado sua caminhada pelo Maranhão com sua pré-candidatura a Deputado Federal.
Júnior Lourenço ganha força pelo Maranhão e já conta com mais de 100 cidades que lhe apoiam na eleição deste ano.
Com dois mandatos de prefeito por Miranda do Norte e o prestígio de ter eleito o seu sucessor, Júnior Lourenço ressalta que representar o Maranhão na Câmara Federal é ampliar o desejo de contribuir para o desenvolvimento do Estado. “Eu só tenho a agradecer o carinho e a oportunidade de poder entrar em casa casa desses municípios e aos nossos grupos políticos dou a minha palavra de compromisso e união com todos”, finalizou Lourenço.
Os números da pesquisa eleitoral realizados pelo Instituto Data M 3 e divulgado nesta quarta-feira, 13, pela TV Difusora, confirmou a reprovação da maioria da população em relação a gestão do Prefeito Delegado Assis Ramos.