O presidente da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão, Erlanio Xavier, tomou posse nesta segunda-feira, 31 de maio, como 2º Tesoureiro do Conselho Diretor na nova diretoria da Confederação Nacional de Municípios (CNM).
Eleita em março deste ano, a nova diretoria vai conduzir a entidade durante a gestão 2021-2024. O presidente Paulo Ziulkoski retorna ao comando da CNM em substituição ao presidente Glademir Aroldi que em sua despedida apresentou um balanço de sua gestão no triênio 2018 – 2021. Ziulkoski foi eleito na chapa “Movimento CNM Independente”, que recebeu 1.961 votos favoráveis (98,6%).
Participaram da cerimônia em Brasília membros do Conselho Diretor, Conselho Fiscal e Conselho de Representes Regionais.
Após a posse os membros da nova diretoria participaram da primeira reunião do Conselho Político realizada em 2021.
Quem são os integrantes da nova diretoria:
A nova gestão tem como presidente o presidente de honra da CNM, Paulo Ziulkoski. O Conselho Diretor será formado pelo Presidente, Vices, Secretários e Tesoureiros, a saber:
1º vice-presidente: Julvan Lacerda – ex-prefeito de Moema (MG) e presidente da AMM-MG;
2º vice-presidente: Luiz Sorvos – prefeito de Nova Olímpia (PR);
3º vice-presidente: Rosiana Beltrão – prefeita de Feliz Deserto (AL);
4º vice-presidente: Haroldo Naves – prefeito de Campos Verdes (GO) e presidente eleito da FGM; e 5º vice-presidente: Jair Souto Prefeito de Manaquiri (AM) e presidente da AAM-AM.
O 1º, 2º e 3º secretários serão, respectivamente, o ex-prefeito de Afogados da Ingazeira (PE) e presidente da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), José Coimbra Patriota; o prefeito de Santana do Seridó (RN) e ex-presidente da Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (Femurn), Hudson Pereira de Brito; e o prefeito de Pedras de Fogo (PB) e ex-presidente da Federação das Associações de Municípios da Paraíba (Famup), Manoel Alves da Silva Júnior.
A tesouraria da próxima gestão CNM será exercida por três líderes municipalistas. Do primeiro para o terceiro, são eles: o prefeito de Santarém (PA) e ex-presidente da Federação da Associação de Municípios do Estado do Pará (Famep), Francisco Nélio Aguiar da Silva; o prefeito de Igarapé Grande (MA) e presidente da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem), Erlânio Furtado Luna Xavier; e o prefeito de Chorozinho (CE) e presidente da Associação dos Municípios do Ceará (Aprece), Francisco de Castro Menezes.

A cidade de Tuntum, na região central do estado, é uma das 53 cidades maranhenses contempladas pelo Programa Cidade Empreendedora, por meio da parceria firmada entre Governo do Estado do Maranhão e Sebrae, que é o executor do programa. Tuntum com mais de 42 mil habitantes e 682 micro e pequenas empresas em seu território, deu início as ações do programa com a reunião de alinhamento que reuniu as equipes técnicas do Sebrae e da prefeitura.

O presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputado Othelino Neto (PCdoB), reuniu-se, nesta terça-feira (1º), no Palácio dos Leões, com o governador Flávio Dino (PCdoB) e os prefeitos Glauber Azevedo, de Olho d’Água das Cunhãs, e Adelbarto Santos, de São Francisco do Maranhão. No encontro, eles discutiram a execução de obras de melhorias nos municípios, viabilizadas por intermédio do chefe do Parlamento Estadual.
Os serviços do Detran-MA estão cada vez mais próximos da população. Para isso, a atual diretoria do órgão está aumentando, em parceria com prefeituras, o número de Postos Avançados no interior do Maranhão. Nesta terça-feira,1º de junho, foi inaugurado o Posto Avançado do Detran-MA em Trizidela do Vale.
O deputado estadual Neto Evangelista (DEM) realizou mais uma ação para minimizar os impactos socioeconômicos causados pela pandemia da COVID-19. Na segunda-feira (31), ele entregou várias cestas básicas a famílias em situação de vulnerabilidade no bairro da Alemanha, em São Luís.

O certame foi realizado pela gestão para preenchimento de vagas na sua rede de ensino. O resultado foi divulgado e os aprovados já se apresentaram. Esse é o terceiro chamado, que busca os candidatos para o preenchimento de áreas específicas. Candidatos que estão no cadastro reserva e na lista de excedentes. Quem estiver na lista deve se apresentar no dia 01 de junho no Instituto Educacional de Pinheiro – IEP, localizado na Rua Maria Pinheiro Paiva, s/n, bairro Aeroporto, das 8:00h às 12:00h.
