
Um importante passo para o município foi dado na tarde desta terça-feira (27), na sede da Secretaria Estadual da Mulher, onde a prefeita de Paço do Lumiar, Paula Azevedo (PCdoB), juntamente com a secretária de Estado da Mulher, Célia Salazar, assinaram o Termo de Convênio para a criação do primeiro Centro de Atendimento à Mulher em Situação de Violência – CRAM-SV.
Com a assinatura, Paço do Lumiar contará com um local de acolhimento e apoio para as mulheres luminenses que estiverem em situação de vulnerabilidade social e/ou violência doméstica. A criação do CRAM-SV no município de Paço do Lumiar é resultado de emenda parlamentar do deputado estadual Roberto Costa, que também esteve presente no ato de assinatura do termo.

A prefeita Paula Azevedo destacou a importância de o Município ter uma casa de acolhimento específica para mulheres. “A assinatura desse convênio é um momento marcante. Agradeço à secretária Célia Salazar e ao deputado Roberto Costa por ter tornado possível o nosso CRAM-SV de Paço do Lumiar; um espaço que será de acolhimento para todas as mulheres que forem vítima de qualquer tipo de violência”, afirmou a gestora.
O Centro de Atendimento à Mulher em Situação de Violência deverá funcionar na Casa dos Conselhos – um prédio que abrigará os conselhos sociais de Paço do Lumiar. “Infelizmente, estamos finalizando o ano com 65 mulheres vítimas de violência. Muitas vezes, elas não sabem a quem recorrer e a quem pedir ajuda. Agora, com o CRAM-SV, as mulheres de Paço do Lumiar terão uma estrutura para realmente fazer o seu acolhimento”, destacou a secretária da Mulher, Célia Salazar.
Participaram também do ato de assinatura do convênio, a coordenadora da Mulher da Secretaria Municipal de Direitos Humanos de Paço do Lumiar (SEMDHU), Ellen Silveira, a assessora jurídica da Semdhu, Camilla Dias, e assessores da Secretaria da Mulher (SEMU).
Atualmente, Paço do Lumiar também conta com a primeira Casa de Passagem do município, inaugurada pela prefeita Paula Azevedo em setembro deste ano. A casa acolhe pessoas em situação de vulnerabilidade social, como mulheres vítimas de violência doméstica, pessoas que perderam suas casas, ou que estejam vivendo em situação de ameaça.

O município de São Mateus celebra 61 anos de fundação nessa segunda-feira (27) e, para celebrar a data, a Prefeitura Municipal promoveu uma programação com uma serie de atividades voltadas para toda população. Marca registrada do prefeito Ivo Rezende (PSB), desde que assumiu em 2021, o aniversário da cidade é repleta de entrega de obras, o que representa o cuidado da gestão com o seu povo que festeja suas conquistas com o olhar para o futuro.


Está tramitando na Câmara Municipal de São Luís o Projeto de Lei n.º 168/22, do vereador Dr. Gutemberg (PSC), que dispõe sobre a obrigatoriedade dos estabelecimentos de saúde privados a exibir tabela de preço dos serviços prestados ao usuário. O projeto foi encaminhado para as comissões de Justiça, Saúde e Defesa do Consumidor na sessão ordinária do dia 23 de novembro.
Após se destacar no início do governo Carlos Brandão (PSB), quando Paulo Victor (PCdoB) assumiu o comando da Secretaria de Cultura e realizou o que já é considerado o melhor São João dos últimos dez anos, mudança da Lei Orgânica do Município aprovada nesta terça-feira (27), pela Câmara, deixa Paulo Victor pronto para novos desafios na equipe de Brandão.
O blog Maramais fez um levantamento de prováveis nomes cotados para dirigir órgãos federais no Maranhao, no governo Lula (PT).
Com o objetivo de melhorar a fluidez do trânsito na Avenida Litorânea, a Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT), vai estabelecer horário de restrição de estacionamento em mais um trecho da via. O novo horário será das 6h às 9h e compreende o sentido Bairro-Centro (lado da orla marítima), entre o bar Pioneiro e a ponte próxima à praça de alimentação e do parquinho.
A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), abre inscrições para o processo seletivo para a contratação de professores para compor a rede municipal de ensino.