Nos últimos dias, o presidente da Câmara Municipal de São Luís, Osmar Filho (PDT), vem visitando comunidades da capital maranhense, para agradecer os mais de 50 mil votos obtidos na sua eleição para uma vaga na Assembleia Legislativa do Maranhão no último pleito do dia 2 de outubro.
Nesta quinta-feira (29), o pedetista esteve nas regiões do Residencial Paraíso, Vila Embratel e São Francisco, sempre acompanhado da esposa, a advogada Clara Gomes. Na quarta-feira (28), Osmar já havia visitado os bairros de Pedrinhas e Vila Magril.
“Aproveitei as visitas para distribuir alimentos aos moradores destas comunidades e levar uma mensagem de esperança e de amor, que são importantes, sobretudo quando estamos prestes iniciar um novo ano”, disse o vereador, garantido que estará sempre ao lado da população. “Fico extremamente feliz em contribuir para o amanhã dessas famílias”, concluiu.
A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT), fará alterações no trânsito na virada do dia 31 de dezembro para 1° de janeiro de 2023. As principais mudanças ocorrerão na Avenida Litorânea e áreas da orla marítima, em função das festividades de final de ano em São Luís.
A orientação será feita por agentes em viaturas e motocicletas, devidamente posicionados nas vias de acesso à orla marítima pela Avenida dos Holandeses, concentrando-se na Avenida Litorânea. Nesta via haverá um trecho interditado totalmente entre a Rua Vale Rio Pimenta até a Avenida Rio Claro, local de concentração do evento comemorativo do Réveillon 2023.
O secretário Diego Baluz destaca que as vias locais do bairro Olho d’Água e adjacências serão condicionadas às normas de circulação de veículos, conforme a necessidade, que serão realizadas pelos agentes de trânsito da área. “Destacamos que as principais avenidas da cidade serão monitoradas por agentes em pontos estratégicos e que a circulação de veículos, na faixa de areia das praias que compreendem a capital, está terminantemente proibida”.
O trânsito nas vias de acesso à Avenida Litorânea ocorrerá da seguinte forma: no sentido Calhau / Olho d’Água será condicionado a mão única no tráfego de veículos na Rua Vale Rio Pimenta onde inicia a extensão, apenas saindo da Avenida Litorânea, a partir das 12h de sábado (31). Este sentido de fluxo (apenas de saída) será mantido até às 6h de domingo (1º).
Quem tentar acessar no sentido Avenida dos Holandeses para Avenida Litorânea pela Rua São Geraldo, seguirá em mão única até a Rua Lina Figueiredo. Nesta rua, o trânsito continuará em mão única, retornando para Avenida dos Holandeses.
Condutores que estiverem na Avenida Litorânea se deslocando no sentido Olho d’Água / Calhau, deverão entrar na Avenida Rio Claro e seguir a Ivar Saldanha no sentido Avenida dos Holandeses.
Todas as vias entre a Rua Rio Pimenta e Avenida Rio Claro terão o acesso controlado por agentes de trânsito posicionados na área com interdição parcial, liberando apenas para circulação de moradores devidamente autorizados pelo organizador do evento.
Em função do posicionamento do palco de shows do Réveillon 2023, a parada de ônibus da Avenida dos Holandeses ficará na altura da Rua São Geraldo, próxima à Vulcanizadora São Francisco (sentido bairro/centro) e próximo à Galeteria Pingão (sentido centro-bairro).
O prefeito Eduardo Braide assinou, nesta quinta-feira (29), a lei de concessão do abono salarial para os profissionais integrantes da rede da Educação Básica de São Luís. Com isso, mais de 6 mil profissionais da educação receberão o 14º salário, valor igual a um mês do vencimento mensal a que os servidores têm direito. O valor estará em conta já nesta sexta-feira (30).
“Temos trabalhado continuamente para reconstruir a nossa educação. E essa reconstrução passa prioritariamente pela valorização dos profissionais que integram a rede não apenas com a concessão do 14º salário, mas também com a requalificação das escolas, garantindo um ambiente de trabalho digno, além de outras ações que temos implementado ao longo da nossa gestão”, destacou o prefeito Eduardo Braide.
DivulgaçãoO pagamento do abono representa um investimento de cerca de R$ 23 milhões, recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). A ação reforça o compromisso da Prefeitura de São Luís com a melhoria contínua da educação municipal e com a valorização dos profissionais da educação.
“Esta é mais uma ação de justa valorização e reconhecimento dos profissionais da educação pública de São Luís. O prefeito Eduardo Braide tem a educação como prioridade em seu governo, tanto que foi de autoria do Poder Executivo, o projeto de lei que trata do abono aos profissionais da educação. Desta forma, seguimos trabalhando de forma contínua para a garantia de um ensino de qualidade para todos os nossos estudantes”, destacou a secretária de Educação de São Luís, Caroline Marques Salgado.
Pagamento
O pagamento será realizado para os cargos de diretor e diretor adjunto de Unidade de Ensino; técnico municipal nível superior – pedagogia, fonoaudiologia, filosofia, revisor em Braille, educação física; técnico municipal nível médio – cuidador escolar, monitor escolar, transcritor e adaptador de sistema Braille; agente administrativo, vigia, auxiliar de serviços gerais, secretário escolar e de Unidade de Ensino.
O 14º salário será pago para os profissionais da educação em efetivo exercício do cargo no ano de 2022. Para os servidores municipais que possuem duas matrículas, como é o caso de muitos professores, estes terão direito ao recebimento do valor do abono para cada um dos vínculos, ou seja, receberá o valor para cada uma das matrículas
– O setor cultural e artístico do Maranhão está de luto.
Faleceu nesta quinta-feira, em São Luís, por volta das 11h30, o artista plástico Alaim Moreira Lima, de 55 anos.
Ele foi vítima, ao que tudo indica, de um infarto fulminante quando estava em uma borracharia, na Avenida dos Africanos, consertando o pneu de seu veículo.
Médicos e profissionais de saúde tentaram reanima-lo, sem sucesso.
No último dia 24, véspera de Natal, Alaim e familiares haviam sofrido uma grande perda.
Seu pai, Sebastião Moreira Lima, de 87 anos, faleceu em um hospital particular de São Luís.
A matriarca da família, Doralice Vilhena Moreira Lima, faleceu em janeiro deste ano.
Informações sobre o velório e sepultamento serão divulgadas nas próximas horas.
Arte – Alaim Moreira Lima nasceu em São Luis (MA), em 1967, e desde muito cedo entrou em contato com a arte, pois sua mãe, que foi educada na extinta Casa Providência, teve aulas de pintura e dedicava-se a fazer trabalhos manuais.
Ainda em sua infância, Alaim brincava com seus pincéis sujos de tinta e encantava-se com o colorido em suas mãos. Em 1989 fez a sua primeira oficina de Xilogravura no Centro de Criatividade Odylo Costa filho, e a partir daí, estudou linguagens de materiais, fotografia, gravura em metal, dentre outros estudos.
No teatro, durante 7 anos, destacou-se como diretor geral do espetáculo da Paixão de Cristo de Pinheiro-MA.
Estudou Ensino Superior das Artes Plásticas, em Cuba, em 1999. Participou de várias exposições nacionais e internacionais, a exemplo dos países: Portugal, Cuba, Jamaica; e em espaços de São Luís institucionais da Universidade Federal do Maranhão, Fundação de Cultura do Município, dentre outros.
Trabalhou como carnavalesco em várias escolas de samba do Maranhão. Dentre várias funções e cargos que ocupou ao longo da vida profissional, foi diretor do Centro de Criatividade Odylo Costa Filho, órgão da Secretaria de Estado da Cultura do Maranhão.
Alaim ainda foi professor de gravura do Centro de Criatividade, e arteterapeuta em vários projetos sociais.
O deputado federal Juscelino Filho (União Brasil), que está indo para seu terceiro mandato em Brasília, foi escolhido para comandar o Ministério das Comunicações, a partir de janeiro.
O nome de Juscelino faz parte da cota do União Brasil, partido que passa a integrar a base do governo federal.
O prefeito Fernando Pessoa é um dos primeiros gestores do Estado a pagar o incentivo anual dos Agentes Comunitários de Saúde e Agente de Combate a endemias de Tuntum.
O deputado federal Júnior Lourenço (PL), reeleito para o segundo mandato, entregou nesta quarta-feira (28), as chaves de um automovél e de uma moto, para o prefeito do município de São Bento, Dino Penha.
Os veículos, adquidos através de recursos oriundos de emenda parlamentar do deputado federal, reforçarão os trabalhos da Guarda Municipal de São Bento.
Com forte atuação em todas as regiões do Estado, Júnior Lourenço tem destinado recursos para as mais diversas áreas, ajudando prefeitos e prefeitas, com avanços para a população dos municípios onde mantém suas bases.
O destino de Bolsonaro ainda não é certo, mas os Estados Unidos está na rota de “fuga”, como já está sendo classificada sua saída do Brasil antes mesmo de concluir seu mandato.
Caso confirmada sua saída, Bolsonaro será o primeiro presidente a abandonar o barco antes do dia 31 de dezembro.
O prefeito de São Luís, Eduardo Braide (Podemos), confirmou através das suas redes sociais, que a prefeitura promoverá o pré-carnaval na Madre Deus, tradição na capital e que reúne milhares de ludovicenses e turistas.
A programação começa a partir do dia 15 de janeiro, com circuito da Vila Gracinha ao Largo do Caroçudo.
“VAI TER É PRÉ-CARNAVAL NA MADRE DEUS! Vamos ter cortejo de blocos e muitas atrações no circuito da Vila Gracinha ao Largo do Caroçudo, além de palco com shows. Anota aí: vai ser todo domingo a partir do dia 15 de janeiro. Te espero lá!”, postou.
Senador eleito e futuro ministro da Justiça, Flávio Dino usou suas redes sociais para responder ao cantor Lulu Santos, que durante exibição do programa The Voice Brasil, fez um apelo à Dino, sugerindo a criação de uma Secretaria voltada ao tema GLBTQIA+ e trans.
“Concordo com a proposta de Lulu Santos, apresentada no The Voice Brasil. Vou dialogar com o ministro dos Direitos Humanos, Silvio Lual, afim de que façamos um trabalho conjunto.” respondeu Dino.