O ex-prefeito Manin Leal foi aclamado pela população de Santa Quitéria, ao retornar neste sábado, 21, ao município. No vídeo, dá pra ver Manin falando para uma multidão, que aplaude freneticamente a cada explicação do ex-prefeito, que garante que tudo isso só aconteceu porque ele é filho de pobre.
Manin foi alvo de uma ação da Polícia Civil na manhã desta sexta-feira, 20, que apreendeu documentos e conduziu o ex-prefeito até a Sede da Policia Civil da Capital.
O prefeito Sissi Viana participou, nesta última sexta-feira (20), da abertura da segunda edição dos Jogos Escolares Godofredenses (JEGOV).
A solenidade, realizada no Ginásio João Cirino Sobrinho, reuniu dezenas de estudantes da rede municipal de ensino de Godofredo Viana; representantes da classe política, dentre eles a vice-prefeita Lidalva Severo e vereadores; além de secretários municipais.
A realização do JEGOV é mais uma ação do gestor que visa incentivar o desporto amador na cidade, contribuindo, ainda, para promover a integração entre os agentes da juventude da cidade.
“Desde 2017, quando assumimos o município, estamos realizando diversas ações de incentivo ao esporte amador nas suas mais variadas modalidades. A gestão municipal de Godofredo Viana sempre apoiará o desporto porque enxerga neste setor uma ferramenta importante não apenas de lazer e entretenimento, mas também de inclusão social”, disse Sissi Viana.
A segunda edição dos Jogos Escolares Godofredenses funciona como uma etapa preparatória para os Jogos Escolares Maranhenses (JEM´S), cuja etapa regional, este ano, será realizada no município vizinho de Carutapera.
Os estudantes do município estão participando somente na modalidade Futebol de Salão – masculino e feminino.
O clima entre os alunos/atletas era de alegria e satisfação. De acordo com eles, o JEGOV realizado pela prefeitura é uma iniciativa muito importante, uma vez que congrega a juventude de Godofredo Viana.
G1 – Um dos donos da construtora Andrade Gutierrez, o empresário Sérgio Andrade, disse nesta semana em depoimento à Polícia Federal que repassou R$ 35 milhões ao senador Aécio Neves (PSDB).
Segundo informou o jornal “O Globo”, Sérgio Andrade afirmou que o contrato firmado em 2010 entre a construtora e uma empresa de um amigo de Aécio tinha como objetivo fazer com que o dinheiro chegasse ao senador.
O empresário foi ouvido no inquérito que apura se Aécio recebeu propina das construtoras Andrade Gutierrez e Odebrecht para beneficiar as empresas na construção da usina de Santo Antonio, no Rio Madeira, em Rondônia. Outros executivos da Andrade Gutierrez também podem ser chamados a depor.
Aécio disse que as doações da Andrade Gutiérrez e da Odebrecht, foram declaradas à Justiça Eleitoral e que ele não teve participação no leilão e nas obras da usina de Santo Antônio.
De acordo com as investigações, as empresas sabiam que existia um pedido de propina para Aécio Neves relacionado a essa obra.
No depoimento, Sérgio Andrade disse que o ex-presidente da Odebrecht Marcelo Odebrecht avisou a ele que Aécio Neves o procuraria para confirmar os pagamentos. E que Aécio realmente entrou em contato.
De acordo com o depoimento, os pagamentos ao senador foram feitos com base em um contrato fraudulento de R$ 35 milhões assinado em 2010 com a empresa de Alexandre Accioly, amigo de Aécio.
Accioly disse que a Andrade Gutierrez tem participação minoritária em sua empresa, que, segundo afirmou, jamais distribuiu dividendos porque os resultados continuam sendo investidos na companhia.
A Andrade Gutierrez não quis comentar sob o argumento de que a investigação está sob sigilo. A Odebrecht disse que já reconheceu seus erros e que está colaborando com a Justiça.
Nesta semana, o Supremo Tribunal Federal transformou Aécio Neves em réu por corrupção passiva e obstrução de Justiça. Ele foi acusado em denúncia da Procuradoria Geral da República de pedir propina de R$ 2 milhões ao empresário Joesley Batista, dono da J&F, em troca de favores políticos e de tentar atrapalhar o andamento da Operação Lava Jato.
Partidos
O empresário Joesley Batista, um dos donos do grupo J&F, também prestou depoimento nesta semana e disse ter repassado R$ 110 milhões ao senador tucano em 2014 como forma de garantir o apoio dele no futuro.
O pagamento teria sido dividido entre os partidos que apoiavam o candidato na campanha eleitoral. Joesley Batista entregou aos investigadores uma planilha com uma relação das doações e também notas fiscais e recibos para comprovar os pagamentos.
Ele detalhou como foram feitos os repasses, que no total somaram R$ 110 milhões:
R$ 64,6 milhões para o PSDB
R$ 20 milhões para o PTB
R$ 15 milhões para o Solidariedade
R$ 10,3 milhões a diversos candidatos e partidos.
Joesley Batista disse que os valores pagos a PTB, Solidariedade e candidatos diversos eram para comprar o apoio político à campanha presidencial de Aécio Neves.
O empresário contou ainda que mesmo após o acerto dos R$ 110 milhões foi procurado novamente por Aécio, que pediu mais R$ 18 milhões – a eleição já tinha acabado.
Segundo Joesley Batista, Aécio precisava do dinheiro para cobrir dívidas de campanha. Para mascarar a transação, eles discutiram, de acordo com o empresário, a compra de um prédio em Belo Horizonte.
Sobre o depoimento de Joesley Batista, Aécio Neves diz que o empresário tenta confundir a Justiça e a opinião pública para evitar que o Supremo Tribunal Federal analise a rescisão do acordo de delação do empresário; que os R$ 110 milhões citados pelo empresário são doações oficiais registradas na Justiça Eleitoral feitas ao PSDB e outros 12 partidos.
Aécio diz ainda que a compra de um prédio é uma afirmação falsa de Joesley Batista, que, segundo afirmou, será facilmente demonstrada na Justiça.
A defesa do atual presidente do PSDB, Geraldo Alckmin, disse que cabe a Aécio Neves, presidente da legenda em 2014, esclarecer os repasses ao partido citados por Joesley Batista e que cabe à Justiça julgar os fatos.
Em nota, o presidente do PTB, Roberto Jefferson, afirmou que as doações recebidas da JBS foram indicadas por Aécio Neves e declaradas à Justiça Eleitoral.
O Solidariedade diz que não recebeu recurso ilegal e não declarado.
O presidente da Câmara, Astro de Ogum (PR) tem 24hs. para publicar novo edital, baseado no que diz o art. 51 da Lei Orgânica do Município, parágrafo único. De acordo com o dispositivo, a eleição deve acontecer na primeira sessão ordinária após intimação da Autoridade Coatora, ou no prazo de cinco dias.
Se Astro desacatar, estará sujeito a Multa Diária de R$ 100 mil reais, limitado ao valor de R$ 1 milhão de reais.
A liminar foi concedida pelo Juiz da 7ª Vara da Fazenda Pública de São Luís e suspende a eficácia do edital publicado nesta quinta-feira, 19, que convocava o pleito apenas para o segundo semestre.
E foi eleito presidente da Câmara em pleito que aconteceu no dia 09 de abril de 2014.
Astro de Ogum entrou em crise de amnésia e esqueceu da emenda à Lei Orgânica, promulgada por ele e que determina eleição até o dia 15 de abril.
O atual presidente da Câmara de São Luís, vereador Astro de Ogum (PR), em um ato de coragem e valentia, resolveu desacatar a sentença do desembargador Jamil Gedeon, que determinou que a eleição da Mesa Diretora da Casa fosse realizado imediatamente. (Reveja aqui)
Corajoso, Astro fez exatamente o contrário, e desafiando a justiça do Maranhão, publicou edital convocando as eleições somente para o segundo semestre, no dia 08 de agosto.
Pelo visto, a tentativa do presidente da Câmara é articular um novo plano para tentar reverter a vitória de Osmar Filho (PDT), que já conta com apoio da maioria dos vereadores. (Reveja aqui)
Emenda à Lei Orgânica, promulgada pelo próprio Astro e que determina a eleição da Mesa Diretora na primeira quinzena de Abril
Tudo indica que Astro anda com a memória curta, e esqueceu que a Emenda à Lei Orgânica do Município, que determina eleição da mesa diretora na primeira quinzena de abril foi promulgada por ele mesmo, em 07 de abril de 2014.
O presidenciável tucano Geraldo Alckmin virá a São Luis no próximo dia 5 de março, para a inauguração da nova sede do PSDB, localizada na Avenida dos Holandeses, na saída da Lagoa da Jansen.
A informação está contida em convite assinado pelo senador Roberto Rocha, presidente estadual da sigla e que está se anunciando como pré-candidato ao governo do Estado.
Os estudantes da rede municipal de ensino do município de Itapecuru-Mirim estão sendo beneficiado pelo Programa Saúde na Escola, que está sendo executado em parceria entre as Secretarias de Educação e Saúde do município.
No total, 28 escolas compactuadas nas zonas urbana e rural de Itapecuru-Mirim recebem ações propostas pelo Ministério da Saúde e executas na gestão municipal do prefeito Dr. Miguel Lauand (PRB)
Combate ao mosquito Aedes Aegypti; atividades físicas; prevenção ao uso de álcool, drogas e tabaco; prevenção de violência e acidentes; identificação de educandos com possíveis sinais de agravo de doenças; promoção e avaliação de saúde bucal; verificação de situação vacinal; promoção de segurança alimentar e nutricional, e prevenção da obesidade; promoção da saúde auditiva; prevenção de doenças sexualmente transmissíveis; e promoção de saúde ocular, são algumas das ações que tem melhorado a qualidade de vida dos alunos da rede municipal de ensino.
Mais de 8 mil estudantes serão beneficiados com o programa, que também distribui repelentes, kits de saúde bucal, informativos e ministra palestras educativas.
Albérico foi acionado por improbidade administrativa.
O Ministério Público do Maranhão (MPMA) ajuizou, em 16 de abril, Ação Civil Pública por ato de improbidade administrativa contra o prefeito do município de Barreirinhas, Albérico de França Ferreira Filho, e o secretário municipal de Educação, José Cicero Silva Macário Júnior. A manifestação ministerial foi proposta pelo promotor de justiça Guilherme Goulart Soares.
Como medida liminar, foi pedida a suspensão imediata de todos os contratos decorrentes do edital nº 01/2018, referente a processo seletivo simplificado para a contratação temporária de professores, para atuarem na educação infantil e no ensino fundamental da rede municipal.
Em caso de descumprimento, foi sugerido o pagamento de multa diária no valor de R$ 50 mil.
HISTÓRICO
Consta nos autos que o Município promoveu, em 2016, concurso público de provas e títulos, para o provimento de diversos cargos. O resultado final foi publicado em 28 de junho e em 30 de junho o certame foi homologado. O edital estabeleceu prazo de validade para o concurso de, no mínimo, dois anos.
Em 2017, a prefeitura convocou todos os professores aprovados dentro do número de vagas, restando aproximadamente 250 professores classificados, conforme cadastro de reserva.
Mesmo com o prazo de validade do concurso ainda em vigor e com lista de professores classificados, a administração municipal de Barreirinhas publicou, no dia 19 de fevereiro de 2018, edital de processo simplificado para a contratação temporária de professores. O documento foi assinado pelo prefeito e pelo secretário municipal de Educação.
Na ACP, o promotor de justiça frisou que a Constituição Federal estabelece que a contratação sem concurso público somente é permitida para atender necessidade temporária de excepcional interesse público, entre outros requisitos. Não preenchendo as condições necessárias, a administração pública não pode utilizar desta modalidade de contratação.
“Inventa-se todas as formas e desculpas possíveis para não nomear os aprovados. Por outro lado, multiplica-se as contratações precárias de terceiros apadrinhados, em prejuízo aos legítimos merecedores das vagas em alusão”, afirmou, na ação, Guilherme Goulart Soares.
O representante do MPMA também afirmou que o Estado brasileiro não tem dado a devida atenção para a educação de crianças e adolescentes. “Como consequência desse descaso estatal, parte de nossos jovens acabam trilhando o caminho das drogas e dos crimes. Um país sem educação é um país fadado ao fracasso”.
O promotor de justiça enfatizou, ainda, que o Maranhão ocupa o penúltimo lugar no ranking brasileiro do IDH, com índice de 0,639 enquanto a média brasileira é de 0,727.
“Uma educação de qualidade é o único caminho possível para a melhoria de vida da população maranhense. Quem permite que prefeituras nomeiem profissionais da área de educação de forma precária, política e sem critérios técnicos em detrimento de profissionais habilitados e aprovados em concurso público, relega a segundo plano a educação dos filhos dos mais necessitados e exercem protagonismo no papel de fomentador dos alarmantes índices de qualidade de vida da população do Maranhão”, concluiu o promotor de justiça.
PEDIDOS
Na ação, o MPMA solicita a condenação dos dois gestores por ato de improbidade administrativa por terem contratado servidores de forma irregular, com as seguintes penas: ressarcimento integral do dano, se houver, perda da função pública, suspensão dos direitos políticos de três a cinco anos, pagamento de multa civil de até 100 vezes o valor da remuneração recebida pelo agente e proibição de contratar com o Poder Público ou receber benefícios ou incentivos fiscais ou creditícios, direta ou indiretamente, ainda que por intermédio de pessoa jurídica da qual seja sócio majoritário pelo prazo de três anos.
Pela Lei Orgânica do Município, a eleição da Mesa Diretora da Câmara deveria acontecer na primeira quinzena de abril. Em decisão judicial, o desembargador determinou que o pleito acontecesse imediatamente.
O presidente da Câmara Municipal de São Luís, vereador Astro de Ogum (PR), descumpriu o que determinou o desembargador Jamil Gedeon, após imbróglio envolvendo PSL e a chapa liderada pelo vereador Osmar Filho (PDT). ( Reveja aqui, aqui, aqui, aqui, aqui, aqui e aqui.)
Astro convocou, através de edital, a eleição para a Mesa Diretora, biênio 2019/2020, que deverá acontecer somente no segundo semestre, no dia 08 de agosto.
Acontece, que pela sentença de Gedeon, o pleito deverá acontecer imediatamente.
Diante do descumprimento judicial do Presidente da Casa, o vereador Nato Júnior (PP) impetrou, nesta quinta-feira, 19, Mandado de Segurança para garantir que a eleição aconteça em até 48 horas, independentemente de ser ou não dia útil.
Até o momento, o vereador Osmar Filho (PDT) é o único a declarar interesse em disputar a presidência, e conta com o apoio de 19 vereadores dos 31, ou seja, vitória.
O vereador Raimundo Penha (PDT) visitou, nesta quinta-feira (19), o Terminal da Integração do bairro da Cohab, em São Luís.
Acompanhado de representantes da Central Estudantil (CES), Movimento Estudantil Independente (MEI) e União Municipal dos Estudantes Secundaristas (UMES), o parlamentar entregou aos usuários do transporte coletivo material informativo que trata sobre o projeto de lei nº 155/17, de sua autoria, que visa definir novos horários para o funcionamento dos postos que comercializam passagens do Sistema de Transporte Coletivo da capital, através de créditos eletrônicos da chamada Bilhetagem Automática.
A proposta, que está sendo analisada pelas Comissões de Constituição e Justiça; e da Mobilidade Urbana da Câmara Municipal, visa otimizar o atendimento nestes locais, pondo fim as grandes filas e beneficiando os usuários.
“Estamos mostrando para a população sobre do que se trata o projeto e a sua importância no sentido de melhorarmos este tipo de prestação de serviço. Felizmente, a receptividade foi muito boa”, avaliou o vereador, que é presidente da Comissão de Mobilidade Urbana da Casa.
O projeto foi concebido depois que membros da referida Comissão realizaram inspeções em alguns pontos de venda, dentre eles os Terminais da Integração da Cohama e Cohab.
Foi constatado que a comercialização, tanto dos créditos estudantis, quanto do vale-transporte, é feita das 8h às 17h, sendo que em alguns casos excepcionais o trabalho é prolongado até às 19h.
Foi verificado, ainda, a existências de filas muito grandes para a aquisição do benefício, — principalmente no chamado horário de pico — o que penaliza estudantes e trabalhadores, por exemplo.
A proposta de Raimundo Penha objetiva, justamente, otimizar o atendimento e beneficiar todos os usuários do sistema.
De acordo com o projeto, no Terminal do Distrito Industrial, nos dias úteis, a comercialização será feita no horário das 7h às 17h.
Nos Terminais da Praia Grande, Cohama/Vinhais, Cohab/Cohatrac e São Cristóvão a venda será feita, de segunda a sexta-feira, das 6h30 às 20h.
Nos postos da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) o atendimento ocorrerá das 9h às 19h, também nos dias úteis.
A proposta também estabelece um prazo máximo de 15 minutos de espera nas filas.
Vale destacar que a venda do vale-transporte e dos créditos eletrônicos é de responsabilidade do Sindicato das Empresas de Transportes (SET).
Também é importante ressaltar que o usuário, ao fazer a recarga com os créditos eletrônicos, está antecipando uma compra, pagando por um serviço que ele utilizará posteriormente.