Vargem Grande: Câmara Municipal realizará sessão remota para votar LDO em 1° turno

A Câmara Municipal de Vargem Grande realizou nesta manhã, a convocação de uma sessão extraordinária para sexta-feira, 05 de junho, que tratará do projeto de lei de autoria do executivo municipal referente a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para o exercício financeiro de 2021.

De acordo com a convocação enviada aos parlamentares, o presidente da Câmara Municipal, vereador Braga, no uso de suas atribuições legais e em conformidade com os dispositivos legais da Lei Orgânica do Município, e com o decreto n° 005/2020 que prevê a suspensão do expediente presencial na sede da Câmara Municipal, em decorrência das medidas de combate e prevenção ao Covid-19, poderá, portanto, convocar a realização de sessões extraordinárias e reuniões das comissões de forma remota por videoconferência.

A sessão extraordinária que deliberará sobre a LDO, em 1° turno, será realizada na sexta-feira, 05 de junho, às 10h da manhã, e em consonância com os decretos, estadual e municipal, que seguem as orientações das Autoridades Sanitárias e da OMS, no sentido de evitar aglomerações e reuniões em ambientes fechados para evitar a propagação do coronavírus, ocorrerá de forma remota por videoconferência.

Seja parceiro do Blog Maramais e vire notícia no Maranhão todo Ícone do WhatsApp Envie uma mensagem agora

Vargem Grande: Carlos Sérgio confirma elegibilidade do ex-prefeito Dr. Miguel Fernandes

O advogado eleitoral Carlos Sérgio participou, de forma remota, na quinta-feira, 21, da 2ª edição do programa Mesa Redonda, da Rádio Nova FM de Vargem Grande.

Participaram também do quadro que tratou dos temas – educação, legislação eleitoral e poder legislativo – os presidentes das Câmaras de Vargem Grande e Itapecuru-Mirim, Braga (PL) e Dr. Carlos Junior (Republicanos), respectivamente, e o vereador Jociedson Aguiar (PL).

Carlos Sérgio falou que o calendário eleitoral vem sendo cumprido sem alterações, mas ressaltou que diante das circunstâncias, ocasionadas pela crise sanitária, existe uma real possibilidade das datas das eleições (1º e 2º turnos), serem transferidas para dezembro.

O advogado também falou dos projetos que tramitam no Congresso Nacional nesse sentido.

Questionado durante a entrevista sobre elegibilidade do médico e ex-prefeito Dr. Miguel Fernandes, que logo na edição de estreia deste programa, na quinta-feira passada, 14, lançou-se pré-candidato a prefeito, Carlos Sergio afirmou que Dr. Miguel encontra-se elegível, apto para ser candidato, para em seguida relatar sobre as duas situações de inelegibilidade enfrentada pelo médico.

De acordo com Carlos Sergio, o ex-prefeito Dr. Miguel, enfrentou uma situação de inelegibilidade nas eleições de 2004 e outra, na de 2012. Na de 2004, ficou impedido depois que o TSE entendeu que um eventual mandato configuraria o 3º mandato, haja vista, que sua saudosa esposa Dra. Ana, faleceu no exercício do 2º mandato; No ano de 2008, o Miguel foi eleito prefeito, mas não disputou a reeleição em 2012, por estar inelegível devido a complicações em contas quando exerceu o cargo de secretário municipal.

Afirmando que a referida Corte Eleitoral mudou o entendimento em relação à situação que tornou Dr. Miguel inelegível em 2004, Dr. Carlos Sérgio, disse que nas duas ocasiões, houve atitudes corretas do ex-prefeito. Na primeira, não se sabia o posicionamento do TSE em relação ao caso, tentou-se o registro da candidatura, mas não deu. Na segunda, em 2012, ciente da inelegibilidade, nem se hesitou, e o seu grupo político apoiou a candidatura de Edvaldo Nascimento, que ao final sagrou-se vencedor, o que de igual modo, aconteceu na sucessão do prefeito Edvaldo em 2016, quando indicou sua esposa Irandir Fernandes para ser a candidata.

“O Miguel já é uma pessoa vivida nisso, experiente nisso, não é nenhuma criança de colocar seu nome numa história dessas, de afirmar que é candidato sem poder ser candidato, ele [Miguel] não teria por que fazer isso, ele já deixou de ser candidato em outras situações, na do Edvaldo, na ocasião da própria Irandir, sua esposa que ele indicou para candidata, e agora ele está colocando seu nome, e ele está colocando seu nome por que está ciente, está seguro e tranquilo acerca da sua situação, uma vez que os fatores que o impediam de se candidatar já cessaram, já se exauriram, e o Miguel não tem nenhuma conta rejeitada pelo órgão competente que o impeça de ser candidato, ele não é nenhuma criança, nenhum aventureiro, nenhum irresponsável, o Miguel é uma pessoa séria e isso todo mundo sabe e não vai levar a uma situação de insegurança ou de intranquilidade ao seu grupo, ele não é nenhum bobo, não é nenhum menino, ele não precisa disso, não é uma aventura que ele está se colocando, ele está se colocando é por que ele sabe das suas condições, sabe das suas análises jurídicas e assim como sabe do seu potencial político e eleitoral para poder disputar uma eleição”, completou Carlos Sérgio.

O renomado advogado eleitoral afastou todas as dúvidas criadas pelas Fakenews que os adversários políticos de Dr. Miguel vinham propagando, e encerrou falando sobre o fato do nome do ex-prefeito Miguel Fernandes constar numa lista do TCE-MA, explicando e citando dois casos semelhantes.

De acordo com o causídico, um convênio da gestão que antecedeu a do médico não foi prestado contas, e o TCE determinou a notificação do sucessor da referida gestão (no caso o Dr. Miguel), e nessa análise de contas, mas isso não é julgamento de contas, o Dr. Miguel não tem nenhuma conta rejeitada.

O advogado deu como exemplos, o caso da ex-prefeita Aninha de Presidente Vargas nas eleições 2016 e do ex-deputado federal Pedro Fernandes nas eleições de 2018.

Ambos foram inclusos em listas, por que seus antecessores deixaram de prestar contas, no caso de Aninha por ter sucedido, um gestor faltoso perante o TCE, na Prefeitura e Pedro Fernandes na Secretaria de Estado da Educação, e as duas situações logo foram esclarecida, sem sequer questionamentos na justiça, comprovando, portanto, que não há possibilidade de um gestor subsequente ser penalizado por atos de um gestor faltoso.

“Estamos à disposição para discutir sobre leis eleitorais, para falar sobre a legislação, mas também de opinar sobre as coisas de Vargem Grande, porque eu sou filho da Vargem Grande, meus pais tiveram comércio aí, mais de 40 anos, eu sou é da Vargem, e eu tenho direito de opinar e participar da vida política social dessa cidade, para que essa cidade avance mais”, concluiu Carlos Sérgio.

Seja parceiro do Blog Maramais e vire notícia no Maranhão todo Ícone do WhatsApp Envie uma mensagem agora

Covid-19: Advogado quer que Carlinhos Barros explique para onde foram os R$ 636 mil

O advogado Essidney Castro apertou o prefeito Carlinhos Barros, e deu prazo de 20 dias, conforme legislação, para o gestor, através da Secretaria de Saúde, explicar o que foi feito com mais de R$ 636 mil reais recebidos em pagamento extra, e que deveriam ser investidos exclusivamente no combate ao novo coronavírus no município de Vargem Grande.

De acordo com dados do portal da transparência do Ministério da Saúde, só este ano, já foram enviados mais de R$ 5 milhões em recursos da Saúde.

Além de todo esse dinheiro, o município também recebeu um recurso extra, no valor de R$ 636 mil 539 reais, que deveriam ser usados para combater o Covid-19, que a cada dia, se espalha no município, que recentemente foi destaque estadual por um protesto dos profissionais da saúde, que denunciaram o completo descaso do prefeito.

Com total falta de transparência nos gastos municipais, o advogado encaminhou um oficio a Secretaria de Saúde, e caso não esclareça, certamente o prefeito será alvo de mais uma ação na justiça.

Agora lascou!

Seja parceiro do Blog Maramais e vire notícia no Maranhão todo Ícone do WhatsApp Envie uma mensagem agora

Vargem Grande: Vereadores solicitam suspensão da taxa de iluminação pública, referência para atendimentos da Covid-19 e mais 4 medidas

O Presidente da Câmara Municipal de Vargem Grande, Braga (PL) e os vereadores Célio Mendes (PL), Diegão da Madeireira (PL) e Jociedson Aguiar (PL), solicitaram do executivo municipal de Vargem Grande uma série de medidas e ações que objetivam contribuir no fortalecimento do combate à Covid-19.

A solicitação que foi realizada via ofício, contém seis (06) pedidos e foi protocolada na manhã desta terça-feira, 19, na sede da prefeitura municipal de Vargem Grande.

Na minuta, os vereadores REQUEREM que o prefeito Carlinhos Barros (PCdoB), suspenda durante a pandemia a cobrança da taxa de iluminação pública; que seja concedida uma gratificação extra para os profissionais da saúde que estão na linha de frente no combate à pandemia; transparência nos gastos dos valores destinados ao município para combater à Covid-19; criação de efetivas barreiras sanitárias nas entradas e saídas da cidade; destinação de 10% dos recursos recebidos para combater a pandemia, para aquisição de máscaras e álcool em gel, para serem distribuídos à população; por fim, solicitaram que seja destinado um local de referência para tratamento dos pacientes com o novo coronavírus.

De acordo com os parlamentares, essas medidas têm como objetivo contribuir no combate ao Covid-19, beneficiando a população de Vargem Grande e os profissionais da saúde que estão na linha de frente no combate da pandemia.

O vereador Trabulsinho (DEM) e a decana Conceição Oliveira (MDB), apesar de não terem assinado o documento, por estarem cumprindo isolamento social com seus familiares, na zona rural do município, informaram que apoiam as referidas solicitações.

Seja parceiro do Blog Maramais e vire notícia no Maranhão todo Ícone do WhatsApp Envie uma mensagem agora

Prefeitura realiza higienização e desinfecção de prédios e logradouros públicos de Godofredo Viana

A gestão do prefeito Sissi Viana iniciou, esta semana, mais uma etapa do trabalho permanente de higienização e desinfecção de prédio públicos e de áreas comuns do município de Godofredo Viana.

A ação visa combater a propagação do Novo Coronavírus (COVID-19) na cidade, que já registrou, até o momento, cinco casos positivos – sendo que um paciente já se recuperou.

Os serviços, neste momento, estão concentrados no Distrito de Aurizona e na área da Sede, sendo que será expandido para todas as demais regiões do município.

Sissi Viana, desde março, adotou todos os protocolos de segurança sanitária no sentido de evitar a proliferação do vírus.

Através de decretos, suspendeu, por exemplo, as aulas na rede municipal de ensino com o objetivo de evitar aglomerações e preservar a saúde dos alunos e docentes.

As famílias dos estudantes, muitas delas em situação de vulnerabilidade social, estão recebendo da Prefeitura cestas básicas como forma de garantir uma alimentação saudável e de qualidade.

O funcionamento do comércio não essencial foi proibido. Por meio de uma parceria entre Procon/MA e Vigilância Sanitária, inspeções estão sendo feitas visando garantir que a determinação seja cumprida.

O uso de máscaras em ambientes públicos e de uso coletivo também é uma exigência determinada pela Prefeitura.

Barreiras sanitárias e de fiscalização foram instaladas na entrada da cidade.

Outras atividades, também através de decreto, foram proibidas neste momento, tais como realização de congressos, seminários, plenárias e similares pela Administração Pública; realização de eventos de qualquer natureza que possam reunir aglomeração de público; qualquer atendimento presencial no âmbito da Prefeitura ou qualquer outro órgão da Administração; os serviços de transporte de passageiros em geral.

Uma nova ambulância Semi-UTI foi adquirida, com recursos próprios do Município, e reforçou o trabalho de atendimento.

Sissi Viana instituiu a Gratificação de Combate ao COVID-19 (GC-COVID), um incremento salarial para os profissionais da área da saúde que exercem, diariamente, atividades relacionadas ao enfrentamento da pandemia.

Seja parceiro do Blog Maramais e vire notícia no Maranhão todo Ícone do WhatsApp Envie uma mensagem agora

Em Vargem Grande, servidores da Saúde protestam contra Carlinhos Barros

Em plena pandemia, os profissionais da saúde do hospital municipal Benito Mussoline de Sousa realizaram protestos com paralisação simbólica na manhã desta terça-feira, 13, contra o prefeito Carlinhos Barros, que segue desvalorizando os profissionais que atuam no combate ao novo coronavírus.

Dentre as reivindicações dos profissionais da saúde, estão melhores condições de trabalho, assistência aos trabalhadores durante a pandemia, 40% de insalubridade e reajuste salarial, que de acordo com os referidos profissionais, estão sem reajuste há três anos.

Em entrevista à emissora local, TV Nova, o servidor Clodomir da Conceição falou da falta de reajuste dos salários, e que estavam ali buscando o que é de direitos dos servidores, a exemplo dos 40% de insalubridade, pois estão atuando em área de risco, na linha de frente do combate ao Coronavírus.

Questionado pela reportagem em relação às condições de trabalho, Clodomir falou que os servidores têm recebido alguns materiais (presume-se que sejam os EPI’s), porém reclamou do isolamento dentro do hospital, principalmente em relação ao repouso feminino, citando que teve caso de paciente internado no HBM com Covid-19 e as funcionárias foram obrigadas a passar na área quando destinavam-se a trocar de vestimentas.

A servidora Francisca Rocha, falou que foi repassado aos funcionários que teria uma equipe que atenderiam os pacientes que chegassem no HBM com Covid, no entanto isso nunca aconteceu. Francisca, completou falando que quem está atendendo os pacientes com Covid são os servidores do HBM e por isso estão cobrando o adicional de 40% de insalubridade.

A curva de contaminação da Covid-19 continua em ascendência em Vargem Grande, que até o momento já conta com três óbitos em decorrência do vírus.

Confira a reportagem da TV local

Seja parceiro do Blog Maramais e vire notícia no Maranhão todo Ícone do WhatsApp Envie uma mensagem agora

Dr. Miguel coloca-se a disposição de Vargem Grande na luta de combate ao Covid-19

Em entrevista à Radio Nova FM na manhã desta quinta-feira, 30, no Programa Agenda da Nova, do apresentador Jociedson de Aguiar, o médico e ex-prefeito de Vargem Grande, Miguel Rodrigues Fernandes, manifestou sua preocupação com a gravidade da pandemia do novo coronavírus e principalmente com o avanço da doença no município.
Dr. Miguel relatou a chegada da pandemia em alguns países e citou as medidas tomadas por essas nações para conter e combater a proliferação da Covid-19, todas de acordo com as orientações da OMS,  para depois relatar sobre a chegada e o crescimento do vírus no Brasil, que sofre justamente com a falta de conscientização de grande parte da população e também por falta de intervenções públicas com mais rigor, a exemplo de Vargem Grande.
O médico lamentou algumas atitudes do Presidente Bolsonaro, como a de miniminizar a gravidade da pandemia, a de discordar e não respeitar, a principal determinação da OMS, que é o isolamento social, e a desnecessária demissão do então Ministro da Saúde, Mandetta, provocada inoportunamente por desentendimento político.
“Este não é um momento para se ter desentendimentos políticos, as brigas, as querelas políticas ficam para depois, agora é hora de brigar contra o vírus, o nosso inimigo em comum é o novo coronavírus, a briga nesse momento tem que ser contra a pandemia, portanto, devemos está empenhados com apenas um objetivo, o de trabalhar para salvar vidas e resguardar a saúde da população”, concluiu Dr. Miguel.
O ex-prefeito, colocando as diferenças políticas de lado e na condição de médico, disse estar a disposição do prefeito Carlinhos Barros, da secretária municipal de saúde, da Câmara Municipal e demais autoridades do município para contribuir neste momento de pandemia.
Ao final da entrevista, Dr. Miguel Fernandes, sugeriu ao prefeito, que pelo fato de muitos  municípios contarem somente com um hospital, e na maioria pequenos,  a exemplo de Vargem Grande, seria necessário a instalação de um local específico para atendimentos da covid-19 e a instalação também de leitos para isolamentos, para evitar ainda mais a contaminação da população e dos profissionais da saúde; colocar um laboratório a disposição; instalação de barreiras sanitárias nas 4 entradas e saídas da cidade; contratar as costureiras do município para confecionar máscaras; distribuir máscaras, álcool em gel e cestas básicas à população; e realizar intervenções públicas com mais rigor.

Seja parceiro do Blog Maramais e vire notícia no Maranhão todo Ícone do WhatsApp Envie uma mensagem agora

Cidade onde vai ter um dos maiores carnavais do Maranhão, falta remédios na farmácia básica

A cidade de Vargem Grande, a 172 km de São Luís, ficou conhecida por ter um dos maiores carnavais do Maranhão. Os gastos com as cinco noites de carnaval ultrapassam mais de R$ 2 milhões de reais.

Entre as bandas contratadas para o carnaval milionário estão algumas conhecidas nacionalmente; Xand Avião, Jonas Esticado, Márcia Felipe, Zé Cantor, entre outros.

Porém o lado obscuro da saúde no município, não é mostrado ou divulgado pela gestão, como é feito com o carnaval.

Uma denúncia feita pelo vereador Diegão da Madeireira, que atendeu a pedido de ajuda dos moradores para revelar o caos da cidade, mostra um idoso que há dias estava indo com uma receita até a farmácia básica de saúde e teria voltado para casa por diversas vezes sem conseguir o medicamento.

No vídeo o parlamentar mostra e relata a falta de diversos remédios, ente eles os básicos.

Um senhor de idade, que é hipertenso estaria voltando para casa mais uma vez sem conseguir os medicamentos, além dele outras pessoas relataram também a falta de remédios na farmácia básica.

“Eu não sei nem o que falar, a situação é triste, porque a pessoa hipertenso igual a mim, já vim aqui diversas vezes e não conseguir, não sei o que fazer, pois sou doente e não posso trabalhar.” Relatou um morador de Vargem Grande.

As informações são do portal Enquanto isso no Maranhão, confira o vídeo.

Seja parceiro do Blog Maramais e vire notícia no Maranhão todo Ícone do WhatsApp Envie uma mensagem agora

Prefeito Carlinhos Barros tenta na justiça, mudar lei que define repasse da Câmara de Vargem Grande

O prefeito de Vargem Grande, Carlinhos Barros, ingressou com uma ação judicial com pedido de liminar, com o objetivo de não repassar no próximo dia 20, o repasse constitucional da Câmara, definido por lei, aprovada pela Câmara e promulgada pelo presidente da Casa, Vereador Braga.

Carlinhos Barros que responde judicialmente por falsificação de documentos para diminuir o repasse da Casa Legislativa no ano de 2019, encaminhou em outubro do ano passado a Lei Orçamentária Anual  (LOA) referente ao exercício financeiro de 2020, a matéria foi aprovada em dois turnos, porém, o texto original foi alterado através de emendas, modificativa e aditiva, também aprovadas em plenário.

O valor do repasse da Câmara Municipal no texto enviado pelo executivo para apreciação do legislativo era de R$ 2.028.000,00, mas com a alteração realizada através da emenda modificativa ficou R$ 2.553.904,84.

Depois de todo o trâmite legal da referida matéria, com a aprovação em dois turnos, o texto foi encaminhado ao executivo para a sanção, mas o chefe do executivo no uso de suas atribuições legais, preferiu vetar as emendas e encaminhou para o legislativo, que por sua vez derrubou o veto.

Após a derrubada do veto, o presidente da Câmara Municipal de Vargem Grande, Vereador Braga, esperou a sanção do prefeito, que de acordo com a lei orgânica do município era para ser realizada em 48 horas, e ao constatar, o não cumprimento, fez valer suas prerrogativas, também amparada pela lei orgânica, realizando a promulgação da referida lei e a publicação no diário oficial do estado.

Não se dando por satisfeito, no início de janeiro do ano atual, o prefeito Carlinhos Barros recorreu à justiça objetivando não cumprir a lei, mas parece que mais uma vez o tiro saiu pela culatra, haja vista, que até sexta-feira, 17, não ocorreu nenhuma movimentação e para piorar, quem estar respondendo pela comarca de Vargem Grande, devido as férias do Juiz Titular, Paulo de Assis, é o juiz de Urbano Santos e segunda-feira, 20, prazo final para o repasse ser realizado, ainda é feriado na cidade de Vargem Grande.

Agora é aguardar para ver, se sem o amparo legal de uma decisão judicial, o prefeito Carlinhos Barros cumprirá ou não, o que determina a lei orçamentária de Vargem Grande, vale lembrar, que o não cumprimento, configura crime de responsabilidade, passivo, inclusive de cassação.

De acordo com a CF/88, configura crime de responsabilidade do prefeito municipal: o que não enviar o repasse até o dia 20 de cada mês; ou enviá-lo a menor em relação a proporção fixada na lei orçamentária.

Seja parceiro do Blog Maramais e vire notícia no Maranhão todo Ícone do WhatsApp Envie uma mensagem agora

Vargem Grande: Câmara Municipal aprova 922 vagas para empregos temporários

A Câmara Municipal de Vargem Grande aprovou, na quinta-feira,16, em sessão extraordinária, três projetos de autoria do executivo municipal que autoriza contratações temporárias para Educação, Saúde e Assistência Social.

São 922 vagas de empregos que serão firmados através de contrataçãoes temporárias à diversos profissionais. As vagas serão distribuídas nas secretarias municipal de educação, saúde e assistência social.

Participaram da sessão plenária os treze (13) vereadores e as matérias foram aprovadas por unanimidade.

Seja parceiro do Blog Maramais e vire notícia no Maranhão todo Ícone do WhatsApp Envie uma mensagem agora