Por proposta de Francisco Nagib, Assembleia Legislativa entregará Título de Cidadão Maranhense a Gabriel Tenório, nesta quinta-feira

A Assembleia Legislativa do Maranhão realizará, nesta quinta-feira,19, às 11h, Sessão Solene para entrega do Título de Cidadão Maranhense a Gabriel Valeriano Sabino Tenório. A homenagem foi proposta pelo deputado estadual Francisco Nagib, por meio do Projeto de Resolução Legislativa nº 035/2023. Gabriel Tenório nasceu em Maceió, no estado de Alagoas, no ano de 1986 e, atualmente é Secretário-Adjunto de Articulação Política do Governo do Maranhão.

“Gabriel Tenório é um grande amigo, liderança política de Matões e que vem prestando relevantes serviços ao Maranhão, tanto por sua atuação política quanto em trabalhos sociais e humanitários. Veio para Matões, aqui no Maranhão, com sua família em 1991, então com 5 anos de idade, e aqui permanece até hoje. Gabriel é um maranhense de coração, tamanho o amor que tem pelo nosso estado, por isto, merece essa nossa homenagem e o título de Cidadão Maranhense. Tenho certeza de que ele honrará muito o título de Cidadão Maranhense, que receberá de direito, pois de fato já era”, justifica Francisco Nagib.

Gabriel Valeriano Sabino Tenório nasceu em Maceió, em Alagoas. É filho de Luciano Sabino Tenório (in memorian) e Suely Mara Valeriano Sabino Tenório. Chegou ao município de Matões, no Maranhão, em 1991, com apenas 5 anos de idade, para acompanhar sua família, que se mudou para a cidade maranhense em 1990.

Iniciou seus estudos, no Ensino Fundamental, em Matões e cursou o Ensino Médio e o Ensino Superior em Teresina, no Piauí, polo educacional mais perto à época, onde se formou em Direito, em 2009, quando foi aprovado no Exame da Ordem e retornou para Matões. Desde então, mantém escritório em funcionamento na cidade, tendo, desde o início, exercido a advocacia pro bono (voluntária), o que faz até hoje em grande parcela das causas em que atua.

Com a sua atividade jurídica, veio a paixão pelo Maranhão e a vontade de contribuir ainda mais com a sociedade matoense, tendo através da Fundação Luciano Tenório elaborado várias ações sociais no decorrer dos últimos anos com foco nas pessoas com maior vulnerabilidade social do município de Matões.

Colaborou com a cidade, também, exercendo os cargos de Secretário de Desenvolvimento Social e Secretário Municipal de Educação. Ampliou sua atuação pública para o estado, exercendo os cargos de Assessor Parlamentar desta Augusta Casa e Assessor Especial da EMAP (Empresa Maranhense de Administração Portuária).

Atualmente, exerce o cargo de Secretário-Adjunto de Articulação Política do Governo do Maranhão.

Gabriel Tenório realiza um importante trabalho social em Matões, ajudando a população em condições de vulnerabilidade social, tanto prestando assistência jurídica gratuitamente, quanto promovendo ações de segurança alimentar, por meio da distribuição de cestas básicas e apoio em geral para que tenham acesso a políticas públicas nas áreas de saúde e educação.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *