Pinheiro recebe certificação do Selo Unicef em reconhecimento aos avanços na saúde, educação e desenvolvimento social

O anúncio dos municípios que receberam o Selo UNICEF aconteceu nesta terça-feira, 8 de dezembro. Pinheiro faz parte dos trinta e sete municípios do Maranhão que receberam o Selo, por seus avanços na garantia dos direitos de crianças e adolescentes (veja a lista em selounicef.org.br).

Um total de 431 municípios da Amazônia e do Semiárido conseguiram alcançar os resultados propostos pelo UNICEF na edição 2017-2020, colocando os direitos de crianças e adolescentes como prioridade da gestão municipal.

“Essa é mais uma conquista para o nosso município, saúde, educação e desenvolvimento social foram áreas que receberam grande investimento para a realização de diversas ações que tiveram como objetivo garantir direitos e melhorar a qualidade de vida das crianças e adolescentes, me sinto feliz pelo reconhecimento isso quer dizer que estamos avançando estamos no caminho certo” disse o prefeito Luciano.

Com a adesão ao Projeto Selo UNICEF, na edição 2017-2020 o município de Pinheiro assumiu o compromisso de trabalhar ações para uma população de até 18 anos, através de um Plano de Ação, onde foram e são contemplados os serviços nas áreas da saúde, educação, e assistência social. Obedecendo a linha de base, onde demonstra os indicadores sociais que estão em situação de risco, enviados pelo Selo para o município.
Além dos cuidados na primeira infância, Pinheiro também se destacou no campo da educação, ampliou o acesso e a permanência de alunos na educação básica, olhando não apenas para as matrículas, mas para uma inclusão real de cada menina e menino.

“Esse é o resultado do empenho de uma equipe comprometida que conseguiu se destacar em suas ações, em meio a uma pandemia fomos pioneiros nas aulas remotas via rádio e essa foi apenas mais uma de uma série de ações para assistir nossas crianças e jovens e garantir inclusão e educação de qualidade”, disse Augusto Miranda secretário municipal de educação.

O trabalho integrado entre educação, assistência e saúde, ajudou a garantir a mais crianças o direito de sobreviver e se desenvolver.

“As conquistas do Selo UNICEF nesses anos só foram possíveis graças ao compromisso do nosso gestor e o engajamento de nossa secretaria, os resultados estão aí Pinheiro conquistou o reconhecimento por meio dessa certificação, o trabalho continua, ainda temos muito à fazer” disse Daciane Fernandes secretária municipal de desenvolvimento social.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *