O Insituto JPesquisa realizou a primeira pesquisa eleitoral após o falecimento do ex-prefeito Ricardo Archer, vitima do Covid-19. O resultado segue a tendência dos números revelados pelo Instituto Escutec em julho deste ano e aponta para reeleição de Francisco Nagib (PDT).
O levantamento entrevistou 400 eleitores entre os dias 11 e 13 de agosto, tem margem de erro de 4 pontos para cima ou para baixo e intervalo de confiança de 90%.
No cenário induzido, aqueles em que é apresentado uma lista de pré-candidatos, Francisco Nagib lidera com 33% das intenções de votos. Bem atrás, aponta o médico Zé Francisco, com 22%. De forma equivocada, o Instituto colocou o deputado estadual Zito Rolim (PDT) na lista de pré-candidatos, e ainda assim, o ex-prefeito aparece com 13%. Vale lembrar que Zito já declarou total apoio ao seu companheiro de partido.
No terceiro pelotão aparece Camilo Figueiredo com 12%; Pedro Belo com 3%; Chiquinho do SAAE com 2%; Nenhum representa 6% e Não sabe ou não quiseram responder 9%.
Já em um segundo cenário, mais realista e sem o nome do ex-prefeito Zito Rolim, o prefeito Francisco Nagib seria reeleito com 38% das intenções de votos. Bem distante, sairia derrotado o médico Zé Francisco, com apenas 25% dos votos. Neste cenário, Camilo Figueiredo ficaria com 13%; Pedro Belo com 5%; Chiquinho do SAAE com 3%; Nenhum deles 6% e NS/NR 10%.
O Instituto também avaliou a desistência de alguns pré-candidatos do campo oposicionista. Neste cenário hipotético, a vitória de Francisco Nagib é ainda maior, sendo reeleito com 40%. O médico Zé Francisco ficaria com 27%; Camilo Figueiredo com 14%; Nenhum deles 7% e NS/NR com 12%.
A pesquisa está registrada no TSE sob o número MA-04247/2020.