A candidata à vice-prefeita de São Luís pela Rede Sustentabilidade, Janicelma Fernandes, concedeu entrevista ao programa Band Eleições.
A Rede Sustentabilidade foi a primeira chapa a confirmar uma mulher como vice, influenciando outros candidatos a adotarem a mesma ideia. Mas, no caso da REDE, Janicelma tem posição de igualdade com o candidato a prefeito, seguindo o que é preconizado pelas diretrizes do partido. Janilcema aproveitou para comentar sobre o desafio de aumentar e consolidar a presença da mulher na política.
“A nossa perspectiva não é de sobrepor um gênero, que um domine o outro. A mulher precisa estar ali para ter uma relação de parceria. Cada um tem seu modo de pensar e governar”, destacou Janicelma.
Ela também comentou sobre o desafio que será o retorno das aulas presenciais, mas que no governo da REDE a Educação será prioridade.
“Temos que pensar desde medidas sanitárias, que é esse cuidado de como serão os intervalos. Pensar também como vamos cuidar dos profissionais da educação das crianças. Temos que pensar no socioemocional desses profissionais”, argumentou Janicelma.
Janicelma entrou na Rede Sustentabilidade em 2016. Porém, antes mesmo de participar do partido, a candidata a vice-prefeita sempre se posicionou em favor das políticas sociais e a garantia dos direitos humanos desde a faculdade.
“Eu percebi que precisava ocupar outros espaços, o espaço da política”, sentenciou.