Fernando Braide participa de formatura da segunda turma do projeto Canteiro Escola

O deputado estadual Fernando Braide (PSD) marcou presença na cerimônia de formatura da segunda turma do projeto Canteiro Escola, promovido pela prefeitura de São Luís, por meio da Fundação Municipal do Patrimônio Histórico (Fumph).

Mais de 40 alunos concluíram os cursos de Pedreiro de Revestimento e Pintor de Obras Imobiliárias que promoveu, ainda, a recuperação da fachada do Palácio Arquiepiscopal, localizado no Centro Histórico da capital.

O objetivo do projeto Canteiro Escola é capacitar e qualificar mão de obra para o mercado de trabalho, com foco na conservação do patrimônio histórico da cidade. Dessa forma, ao fim de cada curso, os formandos estão aptos a desempenhar atividades relacionadas a obras de revitalização em prédios e monumentos históricos.

Além da conservação da história da cidade, o projeto tem papel fundamental na transformação social e pessoal, uma vez que proporciona oportunidades de emprego aos alunos.

Durante a cerimônia, o deputado Fernando Braide ressaltou a importância desse tipo de iniciativa para a preservação da história, identidade cultural de São Luís e, claro, para a geração de renda da população. “Promover a capacitação profissional é, por si só, uma iniciativa importante para mudarmos a realidade da vida das pessoas. O projeto Canteiro Escola vai além e contribui, também, para a conservação do patrimônio histórico da nossa cidade, tornando-a mais atrativa para o turismo e mais valorizada pela nossa população”, avaliou.

O deputado parabenizou os 43 formandos pelo empenho e dedicação durante os cursos e incentivou os formandos a continuarem buscando aprimoramento profissional.

“A qualificação é fundamental para a inserção no mercado de trabalho e para garantir melhores oportunidades de emprego. A turma está de parabéns por ter buscado e concluído o curso”, ressaltou.

Representante da turma de Pedreiro de Revestimento, o formando Luís Carlos Nogueira definiu a experiência como única. “É um privilégio e uma honra estar diante de indivíduos tão devotos e dedicados à preservação do nosso patrimônio cultural e histórico. Nesses últimos meses testemunhamos o poder da união e da colaboração entre alunos e professores que se dedicaram, incansavelmente, para restaurar a fachada do Palácio Arquiepiscopal, um dos mais notáveis tesouros arquitetônicos da nossa cidade. Uma experiência única para todos nós”, disse.

O projeto Canteiro Escola já formou cerca de 70 profissionais desde sua primeira edição, promovida através de parceria entre a Fumph, a Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA), SESI, SENAI e o Sindicato das Indústrias da Construção Civil do Maranhão (Sinduscon-MA), com o apoio do SEBRAE, FECOMÉRCIO/SESC, Associação Comercial do Maranhão (ACM-MA) e Nova Acrópole.

A iniciativa tem o intuito de suprir a demanda por mão de obra qualificada no setor de conservação de patrimônio histórico, beneficiando tanto os alunos quanto a cidade.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *