Com o I Festival Gastronômico de Tuntum Fernando Pessoa busca alternativa para melhorar a economia do municipio

O I Festival Gastronômico de Tuntum, que foi realizado em parceria entre o Sebrae, a Prefeitura de Tuntum e Secretária da Juventude e Lazer contou com um a participação de 17 empresas do município, no intuito de apresentar o melhor da culinária municipal, mostrando assim o potencial das empresas e fortalecer o comércio local.

O Festival abriu espaço para uma geração de emprego e renda, tentando desatrelar do município a função de maior empregador.
Na visão de todos o I Festival Gastronômico de Tuntum foi um grande sucesso de público, onde o consumo gastronômico foi a prioridade de todos.

A gestão do prefeito Fernando Pessoa vem sendo inovadora abrindo caminhos para o desenvolvimento, pois o empreendedorismo gera emprego, renda e autoestima a população.

“Foi tudo maravilhoso. Agradeço a oportunidade de poder mostrar meus produtos a um público maior, hoje tive a certeza que estou no caminho certo”, disse a estudante e jovem empreendedora Maria Luiza.

Seja parceiro do Blog Maramais e vire notícia no Maranhão todo Ícone do WhatsApp Envie uma mensagem agora

Francisco Nagib e outras autoridades prestigiam comemorações do aniversário de 151 anos de Itapecuru-Mirim

O diretor-geral do Detran-MA, Francisco Nagib, prestigiou, nesta quarta-feira,21, os eventos alusivos à comemoração dos 151 anos de fundação do município de Itapecuru-Mirim.

A data foi marcada por inaugurações, prestação de serviços à população, vistoria em obras, assinatura de acordos e termos de cooperação técnica para adesão a programas como o Mais Renda , entrega de títulos de Cidadão Itapecuruense e outras ações. Durante os atos, foram seguidos os protocolos sanitários de prevenção à Covid-19.

Participaram, o prefeito Benedito Coroba, anfitrião da comemoração; o vice-governador Carlos Brandão; a secretária-Adjunta de Articulação Institucional da Secretaria de Desenvolvimento Social, Agnes Oliveira, representando o secretário Márcio Honaiser; o secretário da Casa Civil, Marcelo Tavares; do escritor itapecuruense e membro da Academia Maranhense de Letras, Benedito Buzar; e outras autoridades.

Francisco Nagib destacou a parceria do Detran-MA com Itapecuru-Mirim, onde, recentemente, foi instalado um Posto Avançado do órgão para a prestação de serviços à população, e anunciou a realização de cursos para motociclistas profissionais (mototaxistas, motofretistas e motoboy) que, ao final, receberão capacetes e coletes personalizados para trabalharem com mais segurança na cidade.

“Tenho um grande apreço por Itapecuru-Mirim e estou feliz por estar aqui participando desses atos oficiais comemorativos ao aniversário de 151 anos desta cidade, que é a 17ª mais importante do Maranhão e que tem tido muitos avanços na gestão do prefeito Benedito Coroba, como um Posto Avançado do Detran, e em breve, traremos também outros benefícios na área de trânsito, como a realização de cursos para motociclistas profissionais, que são os mototaxistas, motofretistas e motoboys, que, ao concluírem o curso, receberão capacetes e coletes personalizados para que trabalhem de forma mais segura”, afirmou Francisco Nagib.

O prefeito Benedito Coroba agradeceu a parceria do Detran e demonstrou a satisfação em receber as autoridades que foram prestigiar os eventos oficiais em comemoração ao aniversário de Itapecuru-Mirim. “Muito obrigado, Nagib, por você estar aqui conosco, por você estar ajudando Itapecuru. Você já integra nossa comunidade. Nós, hoje, estamos de parabéns. Obrigado a todas as autoridades presentes e à população itapecuruense”, afirmou o prefeito Benedito Coroba.

Seja parceiro do Blog Maramais e vire notícia no Maranhão todo Ícone do WhatsApp Envie uma mensagem agora

Paula Azevedo autoriza novas obras de asfaltamento em Paço do Lumiar

Mais uma obra de revestimento asfáltico será iniciada em Paço do Lumiar. Nesta terça-feira(20), foi assinada a Ordem de Serviço que vai garantir 705 metros de asfalto para ruas da Vila São José II, começando pela Rua 8, seguindo pela Avenida 03, interligando a Avenida Juscelino Resende e Santa Edwiges, uma obra aguardada por mais de 25 anos pela população e agora se tornará realidade.

O trecho é um importante corredor de transportes que atende não só a população da Vila São José, mas também da Vila do Povo, Maioba Jenipapeiro e outras localidades.

Participaram do Ato de Assinatura, a Prefeita de Paço do Lumiar, Paula Azevedo(PCdoB), o Secretário Municipal de Infraestrutura, Walburg Neto, os vereadores Mauro Multibancos(PMB), Mary do Mojó(PL), Alexsandra Garcia(Rede), Fernandinho(Avante) e Bianca Mendes(PL) e também a presidente da Associação dos Moradores da Vila São José 2, Conceição Pires e também a Secretária Municipal de Planejamento, Luana Peixoto, o Secretário Municipal de Indústria e Comércio, Diego Ricci e a Chefe de Gabinete de Paço do Lumiar, Gracilda Silva.

De acordo com a Prefeita Paula Azevedo, as obras na Vila São  José são apenas parte de um plano de ações ainda maior: “Nós estamos mobilizando a Secretaria Municipal de Infraestrutura para estas obras e não iremos parar aqui, faremos mais pela Vila São José, assim como estamos praticamente reconstruindo ruas no Alto Paranã, Manaíra, Tambaú e tantas outras regiões”, disse ela.

Para o secretário municipal de infraestrutura, Walburg Neto, as obras são parte de um projeto que tem o objetivo de viabilizar o corredor de transportes na região: “Nós estamos atendendo um trajeto que vai valorizar muito a Vila São José, pois é um corredor estratégico, que desde o início da gestão nós realizamos revestimento primário e agora faremos novas obras, incluindo asfaltamento”, explicou.

Seja parceiro do Blog Maramais e vire notícia no Maranhão todo Ícone do WhatsApp Envie uma mensagem agora

Prefeito Fernando Pessoa entrega kits de material de trabalho para os ACS e ACE

O prefeito Fernando Pessoa realizou na ultima quinta-feira a entrega de kits de material de trabalho para os Agentes Comunitários de Saúde e Agente Comunitário de Endemias do município.

“Um momento importante para todos nós, que valoriza ainda mais esses profissionais que ajudam no desenvolvimento de nossa cidade cuidando com muita dedicação do nosso povo”, disse o prefeito.

Cada Agente Comunitário de Saúde e Agente Comunitário de Endemias recebeu um kit acompanhado de bolsa, camisa, e outros equipamentos necessários para o dia a dia no atendimento a população.

“Hoje estou recebendo esse kit com muita satisfação, são todos novos e de qualidade. Agradecemos ao prefeito Fernando por nos oferecer melhores condições de trabalho”, disse uma agente comunitária.

Acompanharam o prefeito no evento o vice-prefeito Nelson do Nanxi, a secretária de Saúde Rosenilde Xavier, a assessora da Saúde Ana Izabel, a secretária adjunta de Saúde Marleyde Barnabé, os secretário de finanças Dr. Ricardo e de cultura Pastor Weberth .

Seja parceiro do Blog Maramais e vire notícia no Maranhão todo Ícone do WhatsApp Envie uma mensagem agora

Estudo aponta cerca de 4 mil vidas preservadas com vacinas no Maranhão

O governador Flávio Dino (PSB), publicou um estudo feito pelo professor da UFMA, Allan Kardec, que fez um projeção do número de óbitos com e sem vacinas no Maranhão.

De acordo com o pesquisador, se o Maranhão não estive tão avançado na vacinação, o pico de morte teria acontecido no mês de junho de 2021.

No entanto, com a vacinação acontecendo em todos os municípios do Estado, aconteceu o contrário e segundo os gráficos, pelo menos 4 mil vidas foram preservadas.

Seja parceiro do Blog Maramais e vire notícia no Maranhão todo Ícone do WhatsApp Envie uma mensagem agora

Pedro Lucas garante caminhão para Arame e Mirador

O deputado federal Pedro Lucas Fernandes participou na manhã desta segunda-feira (19), da entrega de dois caminhões que beneficiarão a população dos municípios de Arame e Mirador.

O ato de entrega aconteceu no galpão da Codevasf e contou com a participação do superintendente regional do órgão, Celso Dias, do prefeito do município de Arame, Pedro Fernandes.

Já para o município de Mirador, estiveram presentes o presidente da Associação de Apermira de Mirador, senhor Laercio e o líder político Armandinho.

Seja parceiro do Blog Maramais e vire notícia no Maranhão todo Ícone do WhatsApp Envie uma mensagem agora

Projeto estabelece criação de tipo penal por misoginia e violência contra a mulher

Projeto idealizado por Maria de Fátima Lima Lopes Ferreira e Bruno Silva Ferreira propõe a criação de tipo penal como nova ferramenta para o enfrentamento ao feminicídio e fortalecimento às políticas públicas de proteção às mulheres.

Em justificativa, os autores afirmam que é necessário atuar preventivamente ao ato da agressão física ou mesmo o feminicídio, e dar mais uma ferramenta para o combate à conduta.

“Se nessa evolução dos eventos houvesse uma ferramenta que possibilitasse uma ação firme e eficiente contra agressor em flagrante, com uma pena que não fosse de menor potencial ofensivo, traria a este uma constatação de que se continuar será realmente punido de maneira ainda mais severa”, diz parte do projeto.

Confira a íntegra do projeto Sugestão Projeto de Lei Ameaça por Misoginia

Seja parceiro do Blog Maramais e vire notícia no Maranhão todo Ícone do WhatsApp Envie uma mensagem agora

Prefeito Fernando Pessoa vem trabalhando muito para recuperar a Educação de Tuntum que foi sucateada na gestão passada

A Prefeitura de Tuntum, prefeito Fernando Pessoa através da Secretaria Municipal de Educação, que tema frente a secretaria Antônia Moraes, vem trabalha muito para colocar a casa em ordem neste início de gestão, pois a irresponsável gestão do ex-prefeito Cleomar Tema e dos ex-secretários Mangno Melo e Natanael sucateu a Secretaria.

Todos os prédios escolares do município de Tuntum foram entregues pela gestão passada sem a mínima condições de se ter um dia de aula, e pior as contas correntes com os recursos do FUNDEB estavam praticamente zerado.

O que mais impreciona é onde foi parar este dinheiro, pois nem os funcionários contratados ficaram com quatro meses de salários atrasados e os efetivos não receberam dezembro e nem o 13° salário.

O ex-prefeito Tema, e os ex-secretários Magno Melo e Natanael tem muito o que explicar um dia a Justiça, pois onde foi parar o dinheiro da Educação na gestão passada.

O prefeito Fernando Pessoa agindo com responsabilidade e muito respeito ao povo tuntuense que está pagando em dia os salários e ainda pagou o salário de dezembro de 2020 e o 13° salário que era de competência da gestão passada ao servidores.

Várias escolas da rede municipal já foram recuperadas, outras estão com suas obras em andamento, e neste momento há uma equipe da Secretaria de Educação vistoriando as unidades que ainda faltam iniciar os trabalhos, para muito em breve começar os trabalhos.

Seria bom que o ex-secretário e agora vereador Magno e o vereador Alan Noleto usassem a tribuna da Câmara e explicassem o que foi feito com os milhões que sumiram da Secretaria Municipal de Educação na gestão do ex-prefeito Cleomar Tema e também que os vereadores da base do governo convocasse o ex-secretário Natanael para também explicar o que fez com o dinheiro durante sua estada a frente da Secretaria. Infelizmente o dinheiro sumiu e ninguém sabe para onde foi.

Veja as condições de abandono que o ex-prefeito Cleomar Tema deixou as escolas em Tuntum.

Seja parceiro do Blog Maramais e vire notícia no Maranhão todo Ícone do WhatsApp Envie uma mensagem agora

Prefeitura de São Luís entrega enxovais de bebês a cerca de 500 mães acompanhadas pelos Cras

A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal da Criança e Assistência Social (Semcas), entregou, em seis meses, cerca de 500 kits do Benefício Eventual de Natalidade (conhecido como kit enxoval bebê), para gestantes que precisam de produtos básicos para os recém-nascidos.

A ação é parte da política de apoio e cuidado às famílias em vulnerabilidade social implementada pelo prefeito Eduardo Braide. As mulheres contempladas são acompanhadas pelos 20 Centros de Referência da Assistência Social (Cras).

O kit é composto por rede, bolsa, camisetas para bebê, calças enxutas, pares de meias, lençol para berço, trocador de fralda e mosquiteiro. Para ter direito ao Benefício Socioassistencial de Natalidade, as mães ou futuras mamães precisam estar cadastradas no Cadastro Único (CadÚnico) e serem acompanhadas pelo Cras do território em que residem.

A gestora da pasta, Rosângela Bertoldo, destacou o trabalho realizado, seguindo as orientações do prefeito Eduardo Braide.

“Por ser considerada uma política essencial, esse diálogo e presença da Semcas junto à comunidade tem sido fundamental para que o Município assegure o direito daqueles que mais precisam. Nosso compromisso é avançar e fortalecer as ações em benefício de quem precisa”, disse a secretária.

Uma das contempladas foi Aline Bezerra. Ela é dona de casa e comentou que esta é a primeira vez que recebe o kit. “Quero agradecer em nome de todas as mães por esse enxoval que veio na hora certa. Com a pandemia, ficou mais difícil conseguir comprar o necessário e a gente quer só agradecer mesmo por essa ajuda muito bem-vinda”, contou, emocionada.

Prisciane Silva, 32 anos, é uma das 25 gestantes acompanhada pelo Cras Bequimão. Ela está no oitavo mês de gestação e sem trabalho. Sobrevive com o marido dos “bicos” que ele faz e do programa Bolsa Família. A gestante evidencia o trabalho da equipe.

“Eles estão sempre próximos de mim, preocupados, se tenho alimentação. Me trouxeram o enxoval. Se tivesse conhecido eles há mais tempo, não estaria em tanta dificuldade”, afirmou.

Ana Carolina Sousa, 25 anos, também é assistida pelo Cras Bequimão. “O benefício veio me ajudar com alguns itens que preciso e assim posso adquirir outras coisas. Nesse período de dinheiro pouco, a ajuda é muito bem-vinda”, disse.

Saiba Mais

A quem se destina os Benefícios Eventuais

O direito é previsto aos cidadãos e famílias que não têm condições de arcar por conta própria com o enfrentamento de situações adversas. Entre essas eventualidades estão o Benefício Eventual Moradia; Benefício Eventual Alimentação (Cesta Básica), Benefício Eventual por Morte e o Benefício Eventual Natalidade (enxoval bebê). Cada um desses benefícios possui condicionalidades e critérios próprios, já previstos pela legislação. No caso dos auxílios alimentação e natalidade, vale ressaltar que são para pessoas acompanhadas pelos Cras.

Seja parceiro do Blog Maramais e vire notícia no Maranhão todo Ícone do WhatsApp Envie uma mensagem agora

Covid: Município de Godofredo Viana completa 40 dias sem registro de óbitos

O município de Godofredo Viana, na região Oeste do Maranhão, alcançou, nesta quarta-feira (14), uma marca importante, positiva e que reafirma, cada vez mais, um cenário de dias melhores.

Há exatos 40 dias a cidade não registra nenhum óbito ocasionado pelo novo coronavírus.

Ontem, outra marca significativa foi alcançada: foram completados cinco dias sem o registro de nenhum novo caso de paciente que testou positivo para Covid.

“Este ótimo índice é fruto do excelente trabalho de prevenção e fiscalização realizado pela Prefeitura e executado com maestria pelos funcionários da área da Saúde, aliando a vacinação efetuada no município e também da conscientização de boa parte da nossa população que têm evitado as aglomerações. O comércio também respeitando os protocolos ajudou no alcance dessa marca que poucos municípios conseguem, ficar mais de um mês sem registro de óbitos pela Covid. Vamos continuar nossa luta no combate a pandemia. Logo, logo tudo voltará ao normal”, afirmou o prefeito Sissi Viana.

Nesta quarta, vale destacar, a Prefeitura estará realizando, durante todo o dia, a imunização de pessoas com idade a partir dos 45 anos.

A primeira dose da vacina está disponível na Praça da Matriz. É necessário que o cidadão apresente documento de identificação com foto; cartão do SUS; carteira de vacinação; e comprovante de residência.

Godofredo Viana, desde o primeiro semestre, vem se destacando no trabalho de imunização da população.

O município já vacinou 93,09% do público para o qual as vacinas foram destinadas.

A cidade alcançou o primeiro lugar no pódio de vacinação dentre as cinco cidades da região Oeste; e o segundo lugar entre as cidades da Regional de Zé Doca.

Seja parceiro do Blog Maramais e vire notícia no Maranhão todo Ícone do WhatsApp Envie uma mensagem agora