Setembro Amarelo é encerrado com Seminário em Paço do Lumiar

A Prefeitura Municipal de Paço do Lumiar, sob a liderança da prefeita Paula Azevedo (PCdoB), por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), comandada pela secretária Danielle Oliveira, encerrou nesta terça-feira (26) o Seminário “Promoção do Bem-estar Mental e Prevenção ao Suicídio”. Foram dois dias de palestras, debates e mesa redonda com abordagem à violência autoprovocada.

Participaram desse encontro representantes de órgãos da esfera Municipal e Estadual, além de entidades em defesa e valorização da vida, entre eles, a Presidente do Comitê Estadual de Prevenção do Suicídio e Automutilação, a Promotora de Justiça de Substituição Plena e Coordenadora do Centro de Apoio Operacional de Direitos Humanos e Cidadania, Cristiane Lago, que em sua fala reforçou a importância do acolhimento e atenção ao próximo.

“Precisamos ficar atentos aos sinais mínimos possíveis para que aqueles próximos de nós não cheguem ao ato extremo”, explicou.

Após a palestra, teve mesa redonda com debate sobre a Rede de Proteção e Enfrentamento frente ao Atendimento às Vítimas de Violência Autoprovocada – “Como cada setor atua no enfrentamento e atendimento à vítima de tentativa de suicídio?”, que contou com participantes do SAMU e CAPS de Paço do Lumiar, além de representantes do Corpo de Bombeiros e do Centro de Valorização da Vida (CVV).

O Seminário encerrou com a palestra “Principais Transtornos na Adolescência que levam à autolesão. Como promover bem-estar mental a esse público?”, ministrada por Isabela Barros, soldada da Polícia Militar.

O evento foi promovido pela coordenação da Vigilância em Saúde através do programa DANT em parceria com Atenção Primária em Saúde, Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) da Semus e pelo Pacto pela Paz, no Auditório do Instituto de Ensino Superior Franciscano (IESF).

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *