Tesoureiro da OAB/MA, Kaio Saraiva é apontado como provável candidato na eleição de novembro, o que justificaria a promoção.
Perfis oficiais das subseções da OAB/MA de Imperatriz, Bacabal, Timon e Estreito no app instagram, são acusadas por advogados, de estarem sendo usados para promoção pessoal de Kaio Saraiva, atual tesoureiro da entidade e provável nome para disputar a presidência da OAB/MA em novembro.
De acordo com os profissionais, o projeto pessoal e eleitoreiro de Saraiva, intitulado Simplifica, com destaque para o S de Saraiva, está sendo amplamente divulgado nos perfis sociais das subseções, e tem como principal objetivo, segundo advogados, atrair e posteriormente angariar possíveis votos da jovem advocacia.
“Nunca vi a OAB divulgar um curso que não esteja ao menos como parceiro. Neste caso, amplamente divulgado nas redes sociais das subseções da Ordem”, protestou a advogada Vivian Bauer, que alertou se tratar apenas de curso pessoal do advogado Kayo Saraiva, e não curso institucional ou parceiro da entidade.
Com pauta levantada em grupos de whatsapp formados por profissionais da área, o advogado Fernando José Andrade também questionou a estranha promoção do curso. “Configura propaganda eleitoral antecipada ou abuso de poder público?”, indagou o advogado.
Durante o debate entre os colegas de profissão, o advogado Erivaldo Silva perguntou ao presidente da OAB/MA, Thiago Diaz porque a ampla divulgação de um projeto de Saraiva. “O projeto Simplifica é institucional ou pessoal do Kaio Saraiva? Porque a instituição divulga em suas redes institucionais o projeto de um advogado em detrimento de vários outros colegas que possuem projetos similares?”, questionou Silva, que obteve o silêncio de Diaz.
Aliás, ciente de toda articulação usando as redes sociais das subseções, Thiago Diaz não se conteve e inclusive curtiu as divulgações.
Vale lembrar que as condutas de promoção de Kaio Saraiva podem contrariar o Código de Ética e Disciplina da OAB, especificamente nos princípios que rezam sobre a conduta ilibada; do coleguismo e da dignidade e do decoro profissional.