Pedro Lucas prevê geração de mais de 320 mil empregos com Margem Equatorial

Em um vídeo compartilhado pelas redes sociais, o deputado federal Pedro Lucas Fernandes (União Brasil), um dos principais defensores da exploração da Margem Equatorial no Congresso Nacional, disse que a extração petrolífera da área pode gerar mais de 320 mil empregos.

O parlamentar maranhense ainda enumerou os benefícios advindos com a atividade.

“Além dos empregos, essa atividade pode trazer investimentos em infraestrutura, saúde, educação, turismo. Tudo isso ajudando a melhorar a vida das comunidades locais. E o melhor, com responsabilidade ambiental e social”, destacou.

O deputado também chamou atenção para a urgência do início da exploração. “A Margem Equatorial tem tudo para ser um novo pré-sal. É uma área estratégica, rica em potencial energético e que pode transformar a economia do país inteiro. E não para por aí. Dá para fazer do jeito certo, cuidando das pessoas e do meio ambiente ao mesmo tempo. É uma chance real de desenvolvimento e a gente não pode deixar passar”, disse.

Exploração – Localizada próxima à Linha do Equador, a Margem Equatorial é a mais nova fronteira exploratória brasileira em águas profundas e ultraprofundas. Situada no litoral entre os estados do Amapá e Rio Grande do Norte, perpassando pelo Maranhão.

De acordo com informações da Petrobras, o local tem importante potencial para exploração de petróleo, justificado por descobertas recentes, feitas por outras empresas, em regiões próximas a essa fronteira (nas regiões da Guiana, Guiana Francesa e Suriname).

A Margem Equatorial comporta cinco bacias sedimentares: Pará-Maranhão, Barreirinhas, Ceará e Potiguar, além da Foz do Amazonas. Por meio de avaliações com métodos indiretos como levantamento sísmico, sem que haja perfuração, foram identificados pela Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) 41 blocos com potencial de exploração, sendo que atualmente 34 estão sob concessão, e nove para exploração na Foz do Amazonas, sem descobertas em avaliação.

Rogério Silva

Seja parceiro do Blog Maramais e vire notícia no Maranhão todo Ícone do WhatsApp Envie uma mensagem agora

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *