Palestra sobre saúde do homem encerra atividades do “Novembro Azul” em Paço do Lumiar.

Para finalizar com chave de ouro a campanha do Novembro Azul, mês dedicado a saúde do homem, a Prefeitura de Paço do Lumiar realizou, nesta sexta-feira (29), palestra com a médica Adriana Hortegal. A ação aconteceu na UBS do Maiobão, e contou com a presença da Prefeita Paula Azevedo e da Secretária de Saúde do Município, Soraya Santana

A palestra fechou o ciclo de atividades desenvolvidas em razão do Novembro Azul, mês que foca na saúde da população masculina e dá atenção especial à prevenção ao câncer de próstata. Na palestra foram divulgados dados sobre a taxa de mortalidade de homens, que tende a ser mais alta do que das mulheres no país, dados sobre a incidência do câncer de próstata, que atinge em média a população masculina a partir dos 55 anos e informações sobre o cuidado e prevenção de diversas doenças.

A médica alertou que o câncer de próstata é o que mais mata homens em todo o mundo, mas se for diagnosticado cedo as chances de cura são de até 95%. “É importante ressaltar que a maior barreira é o temido toque retal, que ajuda a diagnosticar o câncer de próstata ainda no início e evitar que o mesmo se desenvolva, aumentando em mais de 95% as chances de cura. Por isso  pedimos que todos os homens com mais de 45 anos procurem uma unidade de saúde para realizar o exame, porque o câncer de próstata é uma doença silenciosa e se descoberta tardiamente pode ser mais difícil de reverter o quadro”, pontuou.

Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), o câncer de próstata lidera o ranking brasileiro na distribuição proporcional de tipos de câncer, com 31,7% dos casos novos, com pulmão ocupando o segundo lugar com distantes 8,7%. Mas no ranking de mortalidade por câncer em homens em 2017, pulmão lidera com 14% das mortes, contra 13,4% de próstata.

Durante o Novembro, movimento criado em 2003, o Inca e o Ministério da Saúde aproveitam para divulgar ações de conscientização incentivando o homem a cuidar mais da saúde. “A saúde do homem é tão importante quanto à saúde das mulheres e crianças. Então nós estamos aqui nesse intuito de fazer esse alerta e deixar essa porta de entrada que são as unidades básicas de saúde, com as equipes de estratégia de saúde da família, justamente para acolher esse paciente”, ressaltou a secretária de Saúde de Paço do Lumiar, Soraya Santana.

Durante o evento a Prefeita em exercício, Paula Azevedo, comentou que os homens devem procurar as unidades de saúde do município, uma vez que os locais estão preparados para atender a comunidade. “Esse momento é muito importante para que possamos conscientizar os homens sobre o quão é necessário se cuidar. A UBS aqui do Maiobão é um dos locais que está preparada para atender os homens e a comunidade em geral, isso não só agora no mês de novembro não, o atendimento continua durante todo o ano”, explicou a gestora.

O seu endereço de e-mail não será publicado.