Brandonistas espalham fakenews contra Weverton

Sabendo da força do senador Weverton (PDT), rumo ao Governo do Estado, Brandonistas seguem tentando espalhar fakenews sobre improvável desistência do pedetista.

Após a virada de folha da senadora Eliziane, que tem flertado com adversários de Lula no cenário nacional, e pode ser candidata a vice-presidente, Brandonistas bolaram o plano de seguir com fakenews.

Contrariando a máquina de fakenews, Weverton segue ganhando ainda mais força popular, conversando com o povo do Maranhão e reforçando sua aliança pelo Maranhão mais feliz.

Nesta sexta-feira (08), a caravana pelo Povo do Maranhão estará no município de Matões do Norte, onde Weverton segue forte.

Seja parceiro do Blog Maramais e vire notícia no Maranhão todo Ícone do WhatsApp Envie uma mensagem agora

Em Godofredo Viana, Prefeitura intensifica ações de combate a Dengue

A Prefeitura de Godofredo Viana, por meio da Secretaria Municipal da Saúde através do setor de Endemias, vem intensificando as ações para combater o mosquito aedes aegypti, transmissor de algumas doenças, como a dengue, zika e chikungunya.

Com a chegada do inverno, aumenta os focos do mosquito que utiliza águas paradas para sua proliferação. Os índices de ocorrência ainda estão zerados mais as ações estão sendo realizadas diariamente para localizar pontos com criadouros e, além disso, está sendo feito a conscientização da população.

Segundo informou o Supervisor do Núcleo Epidemiológico Domingos A. Silva, a parceria com a população é fundamental para o combate do mosquito aedes aegypti.

“Nós do Setor de endemias estamos fazendo nossa parte, más é crucial que a população faça também o seu dever de casa, mantendo seus quintais limpos e eliminando locais que possam armazenar água parada, juntos vamos vencer mais essa batalha.” Destacou Gal.

A secretária Municipal de saúde Normélia Miranda, enfatizou que mesmo com as atenções voltadas para a pandemia da covid-19, a prefeitura continua com os serviços de campo, agentes de endemias continuam as visitas nas residências e comércios em toda a cidade.

“Temos que redobrar os cuidados para combater o aedes aegypti transmissor da dengue, por isso contamos com a colaboração e a compreensão da nossa população pedindo que mantenham seus quintais limpos e eliminem possíveis criadouros, assim caminhando juntos vamos manter nossos índices de ocorrência da dengue zerados. Pontuou Normélia.

Seja parceiro do Blog Maramais e vire notícia no Maranhão todo Ícone do WhatsApp Envie uma mensagem agora

Prefeito Fernando Pessoa realiza entrega de fardamento e kit escolar

Na tarde de última terça-feira (05), o prefeito de Tuntum, Fernando Pessoa acompanhado da secretária Municipal de Educação, Antônia Moraes e dos vereadores Jeová, Jota e Dorian realizou a entrega do fardamento escolar e do kit escolar a alunos das municipais Salvador Faustino de Sousa (bairro Vila Mata) e Pedrinha Fernandes Brito (bairro Maria Helena – “Piscinão”).

Seja parceiro do Blog Maramais e vire notícia no Maranhão todo Ícone do WhatsApp Envie uma mensagem agora

Othelino prestigia aniversário de Timbiras e comemora ações realizadas com seu apoio

Em celebração aos 102 anos de emancipação política do município de Timbiras, o presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputado Othelino Neto (PCdoB), ao lado de sua esposa, Ana Paula Lobato, participou, na noite de terça-feira (5), de um grande ato festivo promovido na cidade para marcar a data.

Uma multidão se concentrou na praça principal da cidade  para celebrar a data e saudar os convidados ao som de bandas conhecidas do cenário musical.

“Grande alegria voltar a Timbiras, agora nesse momento especial de celebração. Eu não poderia deixar de estar presente nessa cidade que me acolhe com tanto carinho, o que retribuo viabilizando obras e serviços para garantir melhorias à infraestrutura do município e bem-estar à sua população”, disse Othelino.

O parlamentar, que já mantém sólida parceria com o município, garantiu para Timbiras uma das obras estruturantes mais esperadas pela população: a ponte sobre o riacho Santarém, viabilizada com sua indicação e executada pelo Governo do Estado. A ponte liga o Centro da sede ao bairro Horta, onde vivem quase três mil moradores. A nova estrutura solucionou definitivamente o problema de travessia no local, principalmente durante o período chuvoso.

Além disso, Othelino também solicitou ao governo estadual a implantação do Restaurante Popular, inaugurado recentemente na cidade, e serviços de pavimentação asfáltica de ruas, melhorando a trafegabilidade de vias importantes como a avenida Jocker Ribeiro.

Seja parceiro do Blog Maramais e vire notícia no Maranhão todo Ícone do WhatsApp Envie uma mensagem agora

Aprovado projeto que amplia rede de proteção à violência doméstica em condomínios de São Luís

A Câmara Municipal de São Luís aprovou, na sessão ordinária desta terça-feira (05), o Projeto de Lei 354/21, de autoria do presidente da Casa, Osmar Filho (PDT), que amplia a rede de proteção à violência doméstica cometidas contra mulheres, crianças, adolescentes, idosos e pessoas com deficiência em nível de município.

O projeto trata da responsabilidade dos condôminos em compartilhar e tornar público casos de agressão doméstica ao síndico ou ao administrador, para que isso seja levado ao conhecimento das autoridades. Na justificativa, o vereador ressalta, que por sua própria natureza, esses casos acontecem, muitas vezes de forma silenciosa, dentro das unidades residenciais, o que dificulta a ação repressiva das autoridades contra os agressores.

“Tenho observado que esta pauta tem sido priorizada aqui Legislativo Municipal por diversos vereadores e vereadoras. E este é mais um instrumento, através da produção legislativa da Casa, para ampliar as políticas de contenção a casos desta natureza”, defendeu o pedetista, destacando a importância da colaboração de todos, incluindo moradores das unidades condominiais, pela sua própria essência de coletividade.

Seja parceiro do Blog Maramais e vire notícia no Maranhão todo Ícone do WhatsApp Envie uma mensagem agora

Prefeitura de Tuntum dá início as comemorações pela Páscoa

A Prefeitura de Tuntum, com apoio de todas as secretarias municipais, iniciou nesta segunda-feira (04) as comemorações do mês da Páscoa com eventos culturais e artísticos.

“ Estas crianças mostram que vale a pena, pois a alegria delas é contagiante, estamos felizes por iniciar as comemorações da Semana da Páscoa na presença de Deus”, destaca a primeira dama Erica Costa.

Seja parceiro do Blog Maramais e vire notícia no Maranhão todo Ícone do WhatsApp Envie uma mensagem agora

Braide apresenta Novo Plano Diretor de São Luís

O prefeito Eduardo Braide apresentou, nesta terça-feira (5), a atualização dos mapas da proposta do Novo Plano Diretor de São Luís. Elaborados para garantir desenvolvimento com equilíbrio em São Luís, gerando emprego e renda, a nova proposta apresentada inclui novas áreas de risco da cidade e retorna 22 comunidades para a Zona Rural.

A nova proposta de Plano Diretor, apresentada pelo prefeito Eduardo Braide, atualiza a versão proposta em 2019, dando atenção especial para as áreas de risco, que não estavam contempladas nos mapas anteriores, e reanalisa a classificação de 22 comunidades que seriam consideradas pertencentes à zona urbana da cidade, o que poderia ser prejudicial ao seu desenvolvimento econômico e social.

“Após novos estudos e análises, alteramos dois pontos fundamentais da proposta de Plano Diretor, que está sendo discutida na Câmara desde 2019. A primeira foi a inserção das áreas de risco, que não eram consideradas nos mapas anteriores. Desta forma, vamos evitar ocupações em localidades que coloquem vidas em perigo. O outro ponto, foi a reanálise de 22 comunidades que passariam a ser consideradas urbanas e que optamos por retorná-las à Zona Rural, preservando suas características. Com estas alterações, teremos um plano diretor que vai garantir o desenvolvimento da cidade de forma equilibrada”, destacou o prefeito Eduardo Braide durante a apresentação.

A apresentação, que aconteceu no auditório Reis Perdigão, na sede da Prefeitura Municipal, contou com a presença do presidente da Câmara Municipal de São Luís, vereador Osmar Filho (PDT), que agora conduzirá as audiências públicas e os debates no Legislativo Municipal para finalização do texto da lei e apreciação no plenário.

“Desde que recebemos a proposta de Plano Diretor, a Câmara buscou toda a celeridade possível para avançar no debate. Entre novembro e dezembro de 2019, fizemos oito audiências para ouvir a população. Agora, com a atualização dos mapas após as reivindicações das comunidades, vamos mais uma vez debater o tema com prioridade, realizando novas audiências públicas para ouvir a população e após isso debater o plano entre as comissões e levar a plenário para aprovação e retorno do texto ao Executivo”, informou Osmar Filho.

Também participaram da apresentação, os secretários municipais de Urbanismo e Habitação, Bruno Costa; Inovação, Sustentabilidade e Projetos Especiais, Verônica P. Pires; Comunicação, Igor Almeida; adjunto de Governo, Emílio Murad; o subprefeito da Zona Rural, Dilmar Araújo; o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema), Edilson Baldez; o vice-presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Maranhão (Sinduscon-MA), Celso Gonçalo de Sousa e o vereador Álvaro Pires (PMN).

Novos mapas do Plano Diretor de São Luís

As adequações nos mapas da proposta do Plano Diretor de São Luís foram feitas pelo Instituto da Cidade, Pesquisa e Planejamento Urbano Rural (Incid). “Prefeitura de São Luís fez uma reanálise de todas as reivindicações feitas pela população durante as audiências públicas. No caso das áreas de risco, elas não faziam parte da proposta anterior, por isso, elaboramos mapas específicos que vão facilitar muito as ações do poder público, da sociedade e iniciativa privada. Com relação ao perímetro urbano, nós levamos em consideração as experiências de quem já vive nas localidades”, explicou Érica Garreto, presidente do Incid.

A inserção das áreas de risco na cartografia da proposta do novo Plano Diretor de São Luís foi feita baseada na “Ação emergencial para reconhecimento de áreas de alto e muito alto risco a movimentos de massa e enchentes”, realizada pelo Serviço Geológico do Brasil, e no “Relatório das Áreas de Risco da Cidade de São Luís – 2021”, elaborado pela Secretaria Municipal de Segurança com Cidadania (Semusc), por meio da Defesa Civil Municipal.

Desta forma, foi possível atualizar todas as áreas de São Luís com risco de alagamentos, deslizamentos e outros, incluindo as áreas já consolidadas com esta classificação, a identificação de áreas que ainda eram desconhecidas e até mesmo a retirada de localidades que, após intervenções executadas pela Prefeitura de São Luís, deixaram de oferecer riscos à sua ocupação.

Por meio deste mapa será possível evitar previamente a ocupação seja para fim habitacional ou comercial de localidades que ofereçam risco de vida, além de facilitar a elaboração de políticas públicas mais estratégicas.

Retorno de comunidades à Zona Rural

Com relação ao ajuste do perímetro urbano, após a reanálise das manifestações das audiências públicas, a análise de imagens de satélite, dados do Incid, das secretarias municipais de Urbanismo e Habitação (Semurh), Agricultura, Pesca e Abastecimento (Semapa) e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), a gestão do prefeito Eduardo Braide optou por retornar 22 comunidades à Zona Rural.

Pela proposta encaminhada à Câmara em 2019, as comunidades Loteamento Canaã, Vila Funil, Cajupe, Resid. Nova Vida, Rio do Meio, Tibirizinho, Nova Betel, Vila Airton Senna, Vila Magril, Residencial Nestor (da área Tibiri), Rio Grande, Santo Antônio, Alto Bonito, Maracanã, Vila Industrial, Vila Esperança, Alegria (área Maracanã), Murtura, Laranjeiras e Pedrinhas (área Pedrinhas), parte da área do Rio dos Cachorros e a área Estiva passariam a fazer parte da zona urbana.

A manutenção dessas localidades na Zona Rural é estratégica também para garantir o seu desenvolvimento, pois respeita suas características de ocupação, modos de produção, atividades econômicas e cultura, além de ser um reconhecimento da importância dessas localidades para o abastecimento da cidade e incentivo às suas tradições.

Após os novos estudos, a proporção entre as zonas urbana e rural de São Luís passa a ser de 56,55% e 43,45%, respectivamente. O novo mapa elaborado também inclui áreas da cidade que não estavam incluídas em nenhuma das duas zonas. Pela proposta anterior, São Luís teria 62,53% do seu território considerado área urbana e 37,47%, zona rural.

Seja parceiro do Blog Maramais e vire notícia no Maranhão todo Ícone do WhatsApp Envie uma mensagem agora

Prefeitura e empresários discutem iniciativas para impulsionar economia de Paço

Ao longo dos últimos anos a economia de Paço do Lumiar tem se destacado devido os grandes avanços da cidade. Uma das razões desse avanço é o trabalho realizado em conjunto pelas Secretarias de Planejamento, Fazenda e de Indústria, Comércio e Turismo que trabalham diariamente para que empresários, comerciantes e população possam usufruir do desenvolvimento econômico do município.

Dentre as ações realizadas pela Prefeitura de Paço do Lumiar está a disposição da plataforma Prefeitura Moderna onde empreendedores podem ter acesso a solicitação, declarações e demais documentos com vínculo com a gestão municipal.

Nesta terça-feira representantes da Secretaria de Fazenda, da Secretaria de Planejamento, da Procuradoria Geral do Municipio e da Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo se reuniram mais uma vez para esclarecer dúvidas sobre expedição e taxas de alvarás, além de compreender melhor o funcionamento do programa Cidade Empreendedora que vem proporcionando maior aproximação do empresário e o poder público através do balcão do empreendedor.

E as boas notícias não param! Foi criada uma comissão formada pela Semfaz para trabalhar o novo código tributário de Paço do Lumiar que deve ser enviado para análise e sanção na Câmara Municipal de Vereadores de Paço do Lumiar até junho.

Seja parceiro do Blog Maramais e vire notícia no Maranhão todo Ícone do WhatsApp Envie uma mensagem agora

Semana Azul é sucesso em Santa Inês

O trabalho conjunto entre Departamento de Educação Especial e Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania, incluiu prédio iluminado, projeto de capacitação, blitz educativa, caminhada e sessão de cinema.

Dia 25 de março, foi realizada uma reunião na CDL — Câmara de Dirigentes Lojistas, para a apresentação de um projeto de capacitação de profissionais de atendimento ao público, voltado para o atendimento às pessoas com autismo.

Na quinta (31), foi realizada uma Blitz educativa nas laranjeiras, como adesivagem e conscientização da população.
Na sexta (1), uma multidão de crianças autistas, pais, amigos e educadores do município se concentraram no largo das Laranjeiras para um momento de lazer. Em seguida percorreram a Rua do Comércio até a Praça da Matriz. Com faixas, cartazes e muita animação, buscaram levar informação e combater a discriminação sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA).
O encerramento foi em frente ao prédio da prefeitura onde, em alusão ao Dia de Conscientização do Autismo, a fachada do palácio Benedito Sabbak recebeu iluminação azul.

Sábado, dia 2 de abril, quando é comemorado o Dia Mundial de Conscientização do Autismo, aconteceu a sessão Cinema Azul, onde as crianças assistiram ao filme Os Caras Malvados, no Cine Inter, acompanhados por familiares

Seja parceiro do Blog Maramais e vire notícia no Maranhão todo Ícone do WhatsApp Envie uma mensagem agora

Othelino e Ana Paula assinam ordem de serviço para ampliação da Creche-Escola Sementinha

O presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputado Othelino Neto (PCdoB), e a presidente do Grupo de Esposas de Deputados do Maranhão (Gedema), Ana Paula Lobato, assinaram, nesta segunda-feira (4), a ordem de serviço para execução da obra de reforma e ampliação das instalações da Creche-Escola Sementinha, unidade de ensino que atende aos filhos dos servidores da Casa, do Maternal ao 4º ano do Ensino Fundamental.

As intervenções no espaço contemplam a construção de uma quadra poliesportiva, a criação de ambientes de recreação, melhorias no refeitório, ampliação e construção de novas salas e um novo acesso para facilitar a entrada e saída dos alunos.

No ato de assinatura, realizado no auditório da Creche, Othelino Neto falou sobre a satisfação de iniciar os serviços nas dependências da Sementinha, proporcionando mais qualidade ao atendimento e segurança aos pais que deixam seus filhos na escola.

“Essa é mais uma ação que visa valorizar os nossos servidores. Tenho certeza de que as famílias que têm filhos na Creche, percebendo que já são bem cuidados como são hoje, a partir dessas melhorias em sua infraestrutura, ficarão ainda mais felizes com o serviço. E para que nós possamos cumprir com o nosso dever, precisamos dos nossos servidores estimulados. Por isso, essa obra é muto importante para a Assembleia”, declarou o chefe do Legislativo maranhense.

Projeto

Durante a cerimônia, foi apresentado o projeto arquitetônico da obra com a demonstração computadorizada dos novos espaços.

A presidente do Gedema, Ana Paula Lobato, afirmou que a concretização desse projeto é algo que vem sendo trabalhado com muito carinho por ela e Othelino, desde o início de sua gestão. “Sonhamos com esse momento de poder dar essa ordem de serviço para a ampliação e construção de novos ambientes em nossa creche. Estou muito feliz em poder deixar esse benefício aos nossos servidores para que fiquem ainda mais em paz deixando suas crianças aqui”, disse.

O diretor-geral da Alema, Valney Pereira, informou que a obra na creche faz parte de mais uma etapa do Planejamento Estratégico da Assembleia. Segundo ele, o prazo para a conclusão dos serviços é de oito meses. “É uma obra estruturante que proporcionará mais funcionalidade e conforto a toda comunidade escolar da Sementinha”, frisou.

Seja parceiro do Blog Maramais e vire notícia no Maranhão todo Ícone do WhatsApp Envie uma mensagem agora