Prefeitura de Paço do Lumiar entrega para a população a nova sede do CRAS Morada do Bosque

Nesta quinta-feira (15), por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social – SEMDES, a Prefeitura Municipal de Paço do Lumiar entregou para a população a nova sede do CRAS Morada do Bosque. O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) foi totalmente revitalizado pela Prefeitura de Paço do Lumiar, visando melhor atender aos usuários da zona rural.

Estiveram presentes ao evento a prefeita Paula Azevedo, a secretária municipal de Desenvolvimento Social, Elizabeth Diniz, o vereador Miércio Martins, o coordenador da UBS da Sede, Elivaldo Pereira da Silva, entre outras autoridades, lideranças e integrantes da comunidade local.

De acordo com a secretária de Desenvolvimento Social, Elizabeth Diniz, com o prédio em pleno funcionamento será possível, agora, que a unidade amplie ainda mais a oferta de serviços, bem como o número de atendimentos realizados pelas equipes da Proteção Básica, dentro do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), na localidade. O equipamento atende diretamente cerca de 4 mil famílias que residem em 33 comunidades/bairros, reunidas nas 4 grandes regionais (Iguaíba, Sede, Pau Deitado e Pindaí).

O CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) é um equipamento público no qual são oferecidos serviços, programas e benefícios com o objetivo de prevenir situações de risco e de fortalecer os vínculos familiares e comunitários. Ou seja, é a porta de entrada para os serviços da Assistência Social no SUAS. O objetivo principal do CRAS é desenvolver as potencialidades, o protagonismo e a autonomia dos indivíduos.

“A palavra-chave que define o Centro de Referência é a prevenção, pois é nesse equipamento que a população que se encontra em situação de risco e vulnerabilidade social, mas, ainda com vínculos familiares preservados, é atendida. As famílias e indivíduos que necessitam de proteção social básica podem acessar o CRAS de três maneiras: primeiramente podem ser encaminhados pela própria rede socioassistencial, ou ainda por outros setores públicos, como educação e saúde; a segunda forma é através de busca ativa domiciliar feita pelas equipes de referência do CRAS, para identificar e localizar famílias. E, por fim, elas podem ainda buscar atendimento no próprio equipamento”, enfatizou a coordenadora do CRAS Morada do Bosque, Gezilda Oliveira.

Vale destacar que o trabalho da equipe do CRAS não se restringe apenas ao seu espaço físico. Ações e estratégias como rodadas de conversas podem ser organizadas junto a comunidades para debater assuntos como: moradia, drogas e violação de direitos.

“Este é um momento de muita alegria poder entregar este espaço para a comunidade. Uma unidade toda reformada, equipada, uma nova estrutura para atender toda essa enorme região da zona rural, evitando deslocamentos até o Maiobão, ou Tambaú. Aqui, o caminho para inúmeros benefícios ficou mais curto”, definiu a prefeita Paula Azevedo.

Seja parceiro do Blog Maramais e vire notícia no Maranhão todo Ícone do WhatsApp Envie uma mensagem agora

Prefeitura de São Luís e Senac firmam parceria para oferta de cursos de capacitação gratuitos voltados para o setor de turismo

A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Turismo (Setur), firmou, na última quarta-feira (14), uma parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) com o objetivo de qualificar pessoas interessadas no setor do turismo.

Serão ofertados cinco cursos: Camareira em Meios de Hospedagem; Recepcionista em Meios de Hospedagem; Preparo e Serviço de Coquetéis; Técnicas Básicas para Garçom; e Técnicas de Governança em Meios de Hospedagem. Ao todo serão ofertadas, inicialmente, 125 vagas, com uma carga horária total de 368 horas.

Uma das grandes demandas dos turistas que visitam a capital é uma prestação de serviço de excelência, e, portanto, estes cursos contribuirão para que, cada vez mais, os profissionais estejam qualificados, oferecendo um serviço que encante os visitantes.

“O turismo de São Luís vem se fortalecendo neste ano de 2022, com um aumento visível no fluxo de turistas na capital, assim, faz-se necessário formar novos profissionais e/ou atualizar os que já atuam no setor, para que possamos prestar serviços com maior qualidade”, explica Saulo Santos, secretário municipal de Turismo.

Os cursos terão início em janeiro de 2023 e serão realizados na sede do Senac, na Rua do Passeio, Centro. O edital de inscrição dos cursos será divulgado em breve.

Seja parceiro do Blog Maramais e vire notícia no Maranhão todo Ícone do WhatsApp Envie uma mensagem agora

Gestão Paula Azevedo entrega prêmio de reconhecimento a gestores escolares

Um dos pilares da gestão municipal de Paço do Lumiar é o reconhecimento aos profissionais de educação. Em concordância com essa meta, a Secretaria Municipal de Educação entregou nesta quinta-feira (15) certificados de reconhecimento aos gestores e coordenadores escolares da rede de ensino.

Pela primeira vez em Paço do Lumiar, a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Educação, promoveu o Prêmio de Gestão de Práticas Pedagógicas Eficazes que tem como objetivo reconhecer o empenho de gestores e coordenadores escolares pelo trabalho realizado durante o ano letivo de 2022. As premiações aconteceram nos dias 14 e 15 de dezembro, na UEB Professora Nadir Nascimento de Moraes e reuniu 154 gestores dos polos I a XII.

A premiação aconteceu no ato de culminância dos Grupos de Trabalho (GT) realizados mensalmente. Os grupos de trabalho são oficinas em que gestores dialogam sobre a realidade das escolas, visando um trabalho coletivo e colaborativo. Fora os grupos de trabalho, a Secretaria Municipal de Educação também atua com formações continuadas, qualificando toda a equipe da educação Luminense.

Para a coordenadora pedagógica Paula Soares, esse prêmio demonstra o reconhecimento do trabalho de cada gestor e coordenador que está na linha de frente nas escolas e creches. “Nós preparamos esse momento muito especial para receber cada um(a) desses(as) profissionais. Sabemos que eles(as) lidam diariamente com os desafios de levar o conhecimento aos nossos estudantes e eles merecem todo reconhecimento por esse trabalho”, enfatizou a coordenadora.

Quem participou do evento, descreve diz ter muita gratidão pela iniciativa, que é coordenada pelo Departamento de Gestão e Coordenação Escolar. “Eu só tenho a agradecer a SEMED, não somente por esse certificado, mas também pelos GTs que têm nos ajudado a enfrentar os desafios do nosso ofício. Nesses grupos conseguimos compartilhar nossas situações e ouvir as experiências uns dos outros e assim aprendermos ainda mais” enfatizou a gestora da creche Sebastiana Sobreiro Oliveira, Delcimar Ferreira.

Seja parceiro do Blog Maramais e vire notícia no Maranhão todo Ícone do WhatsApp Envie uma mensagem agora

Trabalho de Regularização Fundiária realizado em Tuntum serve de exemplo para outros municípios do Maranhão

Na última quarta-feira (14), esteve em Tuntum uma equipe da Prefeitura de Itapecuru Mirim formada por representantes da Secretaria de Infraestrutura, Secretaria de Igualdade Social, Secretaria de Assistência Social e Procuradoria Geral do Município, para visitar a Secretaria Municipal de Regularização Fundiária de Tuntum.

A equipe veio a convite do Secretário Municipal de Regularização Fundiária, Charles Wagner e da Tabeliã Titular do Cartório do 1º Ofício de Tuntum, Dra. Silvaneide, para conhecer o procedimento de regularização fundiária urbana que é realizado pela Prefeitura de Tuntum e pelo Cartório do 1º Ofício, que está sendo exemplo no Maranhão.

A Prefeitura de Tuntum já entregou mais de 1.400 títulos de legitimação fundiária em menos de um ano, promovendo uma ampla política pública social de moradia e de direito à propriedade em prol da população tuntuense, tornando-se referência no Estado.

Seja parceiro do Blog Maramais e vire notícia no Maranhão todo Ícone do WhatsApp Envie uma mensagem agora

Fernando Pessoa recebe ambulância nova do Ministério da Saúde para SAMU de Tuntum

O prefeito de Tuntum, Fernando Pessoa acompanhado do deputado Estadual eleito Eric Costa, da sectária de Saúde Rosenilde Xavier, da coordenadora do SAMU Alessandra, do coordenador dos veículos do município Acleo Xavier e do coordenador Estadual do SAMU Marcos Carvalho, recebeu na manhã desta quarta-feira (14), do Governo Federal uma ambulância 0km para suprir as necessidades do SAMU de Tuntum.

Quero agradecer ao deputado federal Juscelino Filho, pela força e ajuda nesta aquisição, uma importante conquista para o nosso povo, fruto de muito trabalho e esforço da nossa equipe que vai alavancar ainda mais a qualidade da saúde de Tuntum”, disse o prefeito Fernando Pessoa.

 

Blog do Pedro Jorge

Seja parceiro do Blog Maramais e vire notícia no Maranhão todo Ícone do WhatsApp Envie uma mensagem agora

“Ansiosa para contribuir com o país e com o nosso Maranhão”, diz Ana Paula Lobato

A ainda vice-prefeita da cidade de Pinheiro, Ana Paula Lobato (PSB), esteve ontem, em Brasília, visitando as dependências do Senado Federal.

A política, a partir de fevereiro, assumirá a titularidade do mandato na Câmara Alta.

Ela é primeira suplente do senador eleito Flávio Dino, anunciado pelo presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) como próximo ministro da Justiça e Segurança Pública.

Enfermeira por formação, Ana Paula estava acompanhada pelo seu marido, o deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa, Othelino Neto (PC do B).

Ela foi ciceroneada pela senadora Eliziane Gama (Cidadania).

Aliás, esta será a primeira vez na história que o Maranhão contará com duas mulheres no Senado.

“Hoje visitamos o Senado Federal, na companhia da senadora @elizianegama, que nos apresentou as dependências da Casa. Agradeço a receptividade de todos e já estou ansiosa para contribuir com o nosso país e o nosso Maranhão”, afirmou a próxima senadora.

Seja parceiro do Blog Maramais e vire notícia no Maranhão todo Ícone do WhatsApp Envie uma mensagem agora

Prefeitura de Godofredo Viana segue com obras de pavimentação

A gestão do prefeito Sissi Viana vem realizando um intenso trabalho para melhorias na infraestrutura do município de Godofredo Viana. Nesta semana foi concluído o serviço de pavimentação de mais duas ruas na sede do município, a Rua Nova e a Travessa Santos Dumont ambos no bairro da Aviação.

O asfalto naquelas ruas era um sonho antigo dos moradores. A obra é fruto de uma parceria com o Governo do Estado.

No Distrito de Aurizona a população vive uma nova realidade com a pavimentação de mais 10 ruas, só nesta última semana.

Foram mais 2 km de asfalto, que vieram para melhorar a mobilidade urbana e, principalmente, a qualidade de vida das pessoas que moram no Distrito.

Além das mais de 10 ruas asfaltadas recentemente, o Distrito de Aurizona já tinha recebido pavimentação asfáltica ou calçamento em bloquetes em outras 09 vias do distrito, entre os anos de 2020 e 2021.

Desde que assumiu o comando do município, o prefeito Sissi Viana vem investindo em todos os setores da administração oferecendo aos godofredenses ações eficientes de desenvolvimento; geração de trabalho e renda; e de mais saúde e educação.

“A infraestrutura, assim como a saúde, educação e outros setores, são prioridades do nosso mandato. Fazemos uma gestão compartilhada, que ouve as reivindicações dos moradores e trabalha em busca de recursos para torna-las realidade. E assim seguiremos avançando”, comentou o prefeito.

Seja parceiro do Blog Maramais e vire notícia no Maranhão todo Ícone do WhatsApp Envie uma mensagem agora

Aprovado PL de Othelino que visa instituir Dia Estadual da Jovem Advocacia

A Assembleia Legislativa do Maranhão aprovou, na sessão plenária desta terça-feira (13), em segundo turno, o Projeto de Lei 376/2022, de autoria do presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputado estadual Othelino Neto (PCdoB), que visa instituir o “Dia Estadual da Jovem Advocacia”.  A matéria segue à sanção governamental.

Segundo a proposição, a data deverá ser incluída no calendário oficial do Maranhão e ser celebrada no dia 3 de fevereiro, anualmente.

A matéria prevê, ainda, que o Estado e a sociedade civil, em especial a Ordem dos Advogados do Brasil no Maranhão (OAB-MA), poderão firmar parcerias para a realização de eventos com o objetivo de valorizar e incentivar os advogados maranhenses em início de carreira, impulsionando, assim,  o desenvolvimento profissional da jovem advocacia.

Ainda conforme o texto, a advocacia é importante para o fortalecimento das instituições, além de garantir o respeito à Constituição, aos princípios de igualdade, fraternidade e legalidade.

Seja parceiro do Blog Maramais e vire notícia no Maranhão todo Ícone do WhatsApp Envie uma mensagem agora

Godofredo Viana : Prefeitura conclui pavimentação de mais de 10 ruas no Distrito de Aurizona

Moradores do distrito de Aurizona vivem uma nova realidade com a pavimentação de mais 10 ruas, só neste última semana.

Foram mais 2 km de asfalto, que vieram para melhorar a mobilidade urbana e, principalmente, a qualidade de vida das pessoas que moram no Distrito.

Além das mais de 10 ruas asfaltadas recentemente, o Distrito de Aurizona já tinha recebido pavimentação asfáltica ou calçamento em bloquetes em outras 09 vias do distrito, entre os anos de 2020 e 2021.

São obras, como estas, que demonstram o compromisso do Governo Construindo como Povo em elevar a autoestima das pessoas e melhorar as condições de vida em todas as regiões do município.

Desde que assumiu o comando do município, o prefeito Sissi Viana vem investindo em todos os setores da administração oferecendo aos godofredenses ações eficientes de desenvolvimento; geração de trabalho e renda; e de mais saúde e educação.

“A infraestrutura, assim como a saúde, educação e outros setores, são prioridades do nosso mandato. Fazemos uma gestão compartilhada, que ouve as reivindicações dos moradores e trabalha em busca de recursos para torna-las realidade. E assim seguiremos avançando”, comentou o prefeito.

Seja parceiro do Blog Maramais e vire notícia no Maranhão todo Ícone do WhatsApp Envie uma mensagem agora

Othelino reúne apoios do PCdoB, PDT e PL para sua recondução ao cargo de presidente da ALEMA

O presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, Othelino Neto, segue reunindo parcerias importantes para a sua recondução ao cargo no biênio de 23/24. Partidos como PC do B, PDT e PL declararam apoio ao presidente neste final de semana, por meio de redes sociais.

O PC do B tem cinco parlamentares na bancada. O partido informou que o apoio foi decidido depois de uma reunião da diretoria que aconteceu no último sábado (10).

“A direção estadual do PCdoB Maranhão em reunião realizada na manhã deste sábado, 10, aprovou o apoio e voto de sua bancada na Assembleia Legislativa ao candidato a presidente Othelino Neto. Na resolução política aprovada o partido também reafirmou seu integral e ativo apoio ao governo”.

Aliado do senador eleito e próximo ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino (PSB), o vice-governador eleito Felipe Camarão, do PT, se fez presente na reunião.

Ainda no último sábado (10), o PDT e o PL também fizeram reunião para apoiar a recondução de Othelino à presidência da Assembleia. As deputadas estaduais eleitas Fabiana Vilar e Solange Almeida, junto com o deputado Aluízio Santos, ambos do PL afirmaram em suas redes sociais que seguirão com a decisão do partido e votarão em Othelino.

“Seguindo o meu partido, declaro apoio à reeleição do deputado estadual Othelino Neto para a presidência da Assembleia Legislativa do Maranhão. Acredito na sua experiência para a condução da Casa e, também, na decisão em bloco dos partidos PDT e PL”, afirmou Aluízio.

 

Via: Rogerio silva

Seja parceiro do Blog Maramais e vire notícia no Maranhão todo Ícone do WhatsApp Envie uma mensagem agora