Senador Weverton Rocha defende valorização do salário mínimo

O senador Weverton (PDT-MA) defendeu a valorização do salário-mínimo, que deve alcançar o valor de R$ 1.320,00. Para o parlamentar, o novo valor é fundamental para as famílias brasileiras que sofrem com o aumento dos preços.

“Grande parte da população depende direta ou indiretamente do salário-mínimo. A situação dessas pessoas piorou muito por causa da inflação. As contas de serviços básicos como água e luz não param de subir. Sem contar a cesta básica que alcançou um valor absurdo”, afirmou o senador.

De acordo com o IBGE, 35,63% dos trabalhadores brasileiros ganham até um salário mínimo. Weverton explica que este dado mostra a importância de uma política de valorização desse valor.

“O mínimo é um instrumento importante de distribuição de renda. Quando valorizamos esse salário, valorizamos os trabalhadores que se esforçam todos os dias para colocar comida na mesa de suas famílias”, declarou o parlamentar.

O senador ressaltou também que a valorização do salário mínimo faz aumentar a renda na ponta e isso gera mais produção e consumo.

“O efeito positivo acontece em cadeira. Ganhando melhor, as pessoas consomem mais e isso gera mais emprego na área de produção. Todos saem ganhando”, finalizou Weverton.

Seja parceiro do Blog Maramais e vire notícia no Maranhão todo Ícone do WhatsApp Envie uma mensagem agora

Paula Azevedo recebe medalha Brigadeiro Falcão

A prefeita e presidente do PCdoB de Paço do Lumiar, Paula Azevedo, recebeu na noite de ontem (19), na Igreja Batista do Angelim, a maior condecoração da Polícia Militar, a medalha Brigadeiro Falcão. A honraria foi concedida a duzentas autoridades civis e militares, além de membros de Tribunais, do Ministério Público e do judiciário.

A condecoração foi entregue em menção ao trabalho realizado pela gestora ao longo dos últimos anos em Paço do Lumiar, além dos bons serviços prestados à PMMA e à sociedade maranhense.

A recomendação para tal homenagem à prefeita de Paço do Lumiar foi feita pelo Coronel Prado, importante figura na PMMA. Paula Azevedo diz ter se sentido honrada por tamanho reconhecimento. “Trabalhamos arduamente em Paço do Lumiar para que a população possa ter melhorias de vida, e a Polícia Militar tem sido uma forte aliada quando o assunto é segurança pública. Receber essa medalha hoje significa muito para mim. Seguirei trabalhando para que a população possa ter mais bem-estar e segurança em nossa cidade”, enfatizou a gestora.

Segundo o coronel Prado, o trabalho realizado pela gestora tem sido visto e acompanhado, sendo digno de reconhecimento.

“Não é novidade para ninguém o trabalho que a prefeita desenvolve para a comunidade luminense. Esse título que ela recebe hoje é mais do que merecido”, reforçou o oficial.

Também receberam a medalha, o advogado e assessor especial do gabinete da prefeita Paula Azevedo, Getúlio Vasconcelos, e a luminense Maria Zélia Moreno de Araújo.

“Tive a honra de receber essa condecoração tão importante em nosso Estado, como forma de reconhecimento ao trabalho realizado dentro do município. Minha gratidão e total respeito à Polícia Militar por todo o trabalho desempenhado e por essa homenagem”, afirmou o assessor especial da Prefeitura de Paço do Lumiar, Getúlio Vasconcelos.

Seja parceiro do Blog Maramais e vire notícia no Maranhão todo Ícone do WhatsApp Envie uma mensagem agora

Fé e religiosidade marcam o encerramento do festejo de Nossa Senhora da Luz em Paço do Lumiar

O último domingo (19) foi marcado pelo encerramento das atividades do Festejo de Nossa Senhora da Luz, a padroeira do município de Paço do Lumiar. As comemorações tiveram início na segunda sexta-feira do mês de dezembro (09), com uma programação diversa: missas, apresentações musicais e teatrais, dentre outras; contando com o apoio da Prefeitura de Paço do Lumiar, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer (SEMCEL).

A cerimônia teve início ainda pelo fim da tarde, com uma procissão rumo à praça Nossa Senhora da Luz, na sede do município, onde ocorreu a celebração da santa missa, ministrada pelo Padre Elemilton Moraes, reitor do Seminário Arquidiocesano. Na cerimônia, estiveram presentes a prefeita de Paço do Lumiar, Paula Azevedo (PCdoB), secretários municipais, além de centenas de fiéis.

A prefeita falou da importância da realização do evento não só para o fortalecimento da fé e da religiosidade do povo, mas, também, da história do município:

“Um momento de muita alegria, de louvores, mas acima de tudo fé; fé em Nossa Senhora da Luz, que é a nossa padroeira; e fé em Jesus Cristo, nosso guia. Eu me sinto muito feliz em ajudar na realização dessa festa tão bonita e tão importante para nosso povo”, enfatizou.

Também esteve presente, o Secretário Municipal de Cultura, Esporte e Lazer, Leno Gouveia, que também ressaltou a importância da festividade para a fé do povo luminense:

“Nossa Senhora da Luz é nossa padroeira, aquela que nos protege e intercede por nós, e estar participando de um evento como esse, em louvor a Nossa Senhora é muito importante. Um momento de grande felicidade, especialmente por termos cooperado, enquanto Secretaria, para a realização de uma festa tão maravilhosa como essa”, assinalou o secretário.

Ao final, ainda ocorreu o concurso “Princesinha da Luz”, quando meninas luminenses desfilaram na passarela com muita beleza e elegância. Logo após o desfile, a banda Aviva entrou em cena para encerrar o festejo com muito louvor!

Seja parceiro do Blog Maramais e vire notícia no Maranhão todo Ícone do WhatsApp Envie uma mensagem agora

Godofredo Viana: Prefeitura beneficiará famílias carentes com cestas básicas

O prefeito Sissi Viana, da cidade de Godofredo Viana, anunciou nesta tarde, nas redes sociais, que administração municipal iniciará esta semana o trabalho de entrega de dez toneladas de alimento, em formato de cesta básica, para as famílias godofredenses em situação de vulnerabilidade.

Serão, ao todo, mais de duas mil famílias beneficiadas e que terão a oportunidade de ter uma Natal e uma virada de ano mais felizes.

O gestor, nos últimos dias, deu prosseguimento as vistorias de obras que estão sendo executadas por sua gestão.

Sissi acompanhou a pavimentação da estrada da Ponta do Jardim, interligando a sede do município.

Atendendo pedido dos moradores, ele também esteve no Bairro de Fátima, onde dialogou sobre melhorias no Porto que atende a comunidade.

Seja parceiro do Blog Maramais e vire notícia no Maranhão todo Ícone do WhatsApp Envie uma mensagem agora

Júnior Lourenço é diplomado para o segundo mandato de deputado federal

Reeleito com mais de 93 mil votos obtidos em dezenas de municípios de todas as regiões do Estado, o deputado federal Júnior Lourenço (PL), foi diplomado pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) neste sábado (17), em sessão solene no Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana.

“A nossa campanha de 2022 foi feita com os pés no chão, com raça, e por um time que esteve comigo em todos os momentos. Cada abraço recebido, cada sorriso ganho, e cada palavra de carinho, se transforma em combustível que nos impulsiona para viver este momento. Os mais de 93 mil votos serão o meu gás para continuar trabalhando por toda população maranhense. Nosso gabinete em Brasília para este segundo mandato, continua sendo de todos.” Disse o deputado federal.

Júnior Lourenço tem 44 anos, começou sua carreira política em 2008, sendo eleito prefeito do município de Miranda do Norte, e único a conseguir a reeleição. Em 2018 foi eleito deputado federal e agora, diplomado para o segundo mandato, no período de 2023/2026.

Seja parceiro do Blog Maramais e vire notícia no Maranhão todo Ícone do WhatsApp Envie uma mensagem agora

Reeleito, Neto Evangelista é diplomado pelo TRE-MA

Em cerimônia realizada na tarde deste sábado (17), o deputado estadual reeleito, Neto Evangelista (União Brasil) foi diplomado pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MA).

O evento aconteceu às 17h, no Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana, e consiste em ato pelo qual a Justiça Eleitoral atesta que os candidatos eleitos estão aptos a tomar posse no cargo.

“Foram inúmeras batalhas, embates, conquistas e muito aprendizado que estão guardados em meu coração. Meu sentimento é de gratidão à Deus e a confiança do povo maranhense em nosso trabalho. Seguiremos comprometidos em lutar pelas pessoas e pelo desenvolvimento do nosso Estado”, disse o deputado.

Neto Evangelista, obteve mais de 50 mil votos nas eleições deste ano, que o consagraram como um dos dez parlamentares mais votados no Maranhão.

Seja parceiro do Blog Maramais e vire notícia no Maranhão todo Ícone do WhatsApp Envie uma mensagem agora

Diplomado deputado estadual, Osmar Filho reafirma seu compromisso com o Maranhão

Deputado estadual eleito no pleito do último dia 2 de outubro, Osmar Filho (PDT) foi diplomado pelo Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE-MA) neste sábado (17), em sessão solene no Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana.

“Esta solenidade marca a nossa vitória, porque ela não é só minha. É de cada maranhense que acreditou em um futuro melhor para o nosso estado”, pontuou Osmar, agradecendo o apoio e reafirmando seu compromisso de muito trabalho em favor do Maranhão

Osmar Filho obteve 50.117 votos, sendo um dos mais votados entre os 42 eleitos ao cargo de deputado estadual para o período 2023-2026. Junto com ele, foram diplomados os demais deputados estaduais, o governador e o vice-governador, um senador, 18 deputados federais e todos os respectivos suplentes.

A diplomação é uma cerimônia organizada pela Justiça Eleitoral para formalizar a escolha dos eleitos e marca o encerramento do processo eleitoral. A entrega dos diplomas foi feita pelos membros da Corte do TRE-MA e pelo procurador eleitoral.

Seja parceiro do Blog Maramais e vire notícia no Maranhão todo Ícone do WhatsApp Envie uma mensagem agora

Senado acata proposta de Weverton que autoriza redução de IPTU para residências que adotarem critérios ambientais

O Senado acatou uma proposta apresentada pelo senador Weverton (PDT-MA) que autoriza a redução do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) para residências que adotarem determinados critérios ambientais.

A sugestão do parlamentar coloca na lista de reduções do IPTU moradias que fazem tratamento de águas residuais, ou seja, que fazem tratamento do seu esgoto; aquelas que fazem recarga do aquífero, e devolvem água para o meio ambiente e aquelas residências que façam telhados verdes, que promovem a redução de temperatura na residência além de diminuir o impacto direto das águas das chuvas nas vias de circulação, reduzindo as enchentes urbanas.

“Estas propostas têm um custo-benefício muito grande. As pessoas conseguem economizar e ao mesmo tempo ajudar a preservar e cuidar do meio ambiente”, afirmou Weverton.

A proposta de Weverton foi incluída no texto da PEC do IPTU Verde, aprovada pelo Senado, que reduz a taxação do contribuinte que adota ações ambientalmente sustentáveis em seu imóvel.

O texto permite aos municípios reduzir o valor do IPTU para incentivar a preservação do meio ambiente e a sustentabilidade.

Foram 70 votos favoráveis na votação em primeiro turno e 65 votos favoráveis na votação em segundo turno. Não houve votos contrários. O texto agora segue para votação na Câmara dos Deputados.

Atualmente, a Constituição Federal admite a aplicação de alíquotas distintas do IPTU em função da localização e do uso do imóvel. O objetivo da PEC é inserir critérios de responsabilidade ambiental para diferenciar a cobrança aplicada ao contribuinte que tenha esse compromisso.

Seja parceiro do Blog Maramais e vire notícia no Maranhão todo Ícone do WhatsApp Envie uma mensagem agora

Gestão Fernando Pessoa é aprovada por mais de 80% dos moradores de Tuntum

Pesquisa do Instituto Exata, realizada no município de Tuntum, confirmou que a gestão do prefeito Fernando Pessoa é aprovada por 81% dos moradores.

Chegando ao fim do segundo ano do seu mandato, Pessoa vem executando uma gestão pautada na transparência e boa aplicação dos recursos públicos nas mais diversas áreas.

Ainda de acordo com o levantamento, 5% dos entrevistados não aprovam o atual governo e 4% não souberam receber.

Fernando Pessoa vem fazendo uma gestão que é destaque na região, transformando Tuntum, seja na Saúde, Infraestrutura, Educação, Esporte, Assistência Social, Economia, Juventude, Meio Ambiente, Cultura na verdade em uma nova cidade.

A Regularização Fundiária de Tuntum tem servido de exemplo para outros municípios, como o município de Itapecuru Mirim.

Seja parceiro do Blog Maramais e vire notícia no Maranhão todo Ícone do WhatsApp Envie uma mensagem agora

Sedes e UFMA assinam termo de cooperação para capacitação de trabalhadores extrativistas no interior do estado

O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social (Sedes) assinou, nesta sexta-feira (16), termo de cooperação com a Universidade Federal do Maranhão (UFMA) que visa capacitar catadores de mariscos e pescadores artesanais para atuarem nas Unidades de Beneficiamento. A cerimônia de assinatura ocorreu no Palácio Cristo Rei e contou com a presença do secretário da Sedes, Paulo Casé Fernandes, o reitor da UFMA, Natalino Salgados, e demais autoridades.

Com a parceria, professores e pesquisadores na área de engenharia de pesca da UFMA irão mapear as famílias que vivem da coleta de caranguejo e da pesca, a fim de orientá-los e supervisioná-los para gerirem as Unidades de Beneficiamento de Caranguejo, em Araioses, e a de Pescado, em Matinha. Além disso, eles também terão acesso a conhecimentos técnicos para produção e comercialização dos produtos.

Para Paulo Casé Fernandes, a aproximação com a academia e a ciência irão fortalecer as políticas de geração de renda no Maranhão. “Nós queremos entregar esses equipamentos a fim de garantir mais economia para famílias que vivem dessas cadeias produtivas. Por isso, é preciso acompanhar essa operacionalização e a UFMA vem justamente nesse sentido. Com o apoio da Universidade, temos o conhecimento técnico necessário para alcançar esse objetivo”, afirmou o secretário da Sedes.

Na oportunidade, o reitor da UFMA parabenizou o Governo do Estado pela preocupação em profissionalizar os nichos produtivos nas pequenas comunidades. “Estamos saindo do período da pandemia, que afetou o setor econômico do país. Iniciativas como essa são de extrema importância, pois impactam positivamente os grupos mais afetados, além de levar conhecimento técnico, por meio dos nosso corpo acadêmico, para esses trabalhadores”, destacou Natalino Salgado.

As Unidades de Beneficiamento de Caranguejo e Pescado, localizadas em Araioses e Matinha, respectivamente, serão equipamentos sustentáveis na cadeia produtiva de mariscos e peixes. O espaço será todo equipado para fabricação de diversas linhas de produtos derivados da coleta e pesca feitas pelos trabalhadores. O objetivo é consolidar a cadeia produtiva desses comunidades, com o uso de tecnologias que ampliem sua produtividade.

O doutor em Recursos Pesqueiros e Agricultura e professor da UFMA, Danilo Lopes, comemorou a formalização da parceria. “Como engenheiro de pesca, fico muito feliz por ver projetos como esse. O Governo do Estado, juntamente com nossa Universidade, está dando um grande avanço na área da pesca com a implementação dessas Unidades, e quem ganha é a população que vive desse meio”, enfatizou o professor.

Ambas as unidades serão entregues para catadores de caranguejos e pescadores artesanais que estejam organizados em cooperativa e/ou associação. O grupo será selecionado por meio de edital e ficará responsável por todo processo produtivo dos equipamentos, bem como a gestão administrativa. O Governo, por meio da Sedes, ficará responsável pela fiscalização operacional dos espaços.

Seja parceiro do Blog Maramais e vire notícia no Maranhão todo Ícone do WhatsApp Envie uma mensagem agora