Paço do Lumiar se torna destaque pela segunda vez consecutiva no ranking de Indicadores de Desempenho do Programa Previne Brasil 2023. De acordo com a publicação feita na quinta-feira (30), o município aparece em posição de destaque entre os municípios da Grande Ilha com nota 8,39.
Desde a criação do Previne Brasil em 2019, é a primeira vez que o município consegue em tão pouco espaço de tempo uma nota significativa no ranking, saindo do Q1 com 4,79 para o Q3 com 8,37.
Em termos de colocação, a cidade subiu de Q1 209 para Q3 128, alcançando a posição 81º no ranking, e em comparação aos 5 municípios da Grande Ilha, o 3º lugar.
“Essa nota é resultado do empenho de toda uma equipe que não mediu esforços para alcançar tal pontuação. A coordenação da Atenção Primária vem trabalhando incansavelmente para que a realidade do município seja transformada de forma positiva. Paço do Lumiar merece esse destaque”, endossa a secretária de Saúde, Danielle Oliveira.
O programa Previne Brasil foi instituído pela Portaria nº 2.979, de 12 de novembro de 2019. O novo modelo de financiamento altera algumas formas de repasse das transferências para os municípios, que passam a ser distribuídas com base em três critérios: capitação ponderada, pagamento por desempenho e incentivo para ações estratégicas.
A proposta tem como princípio a estruturação de um modelo de financiamento focado em aumentar o acesso das pessoas aos serviços da Atenção Primária e o vínculo entre população e equipe, com base em mecanismos que induzem à responsabilização dos gestores e dos profissionais pelas pessoas que assistem.