Paço do Lumiar consegue elevar os indicadores do município no Previne Brasil

Paço do Lumiar se torna destaque pela segunda vez consecutiva no ranking de Indicadores de Desempenho do Programa Previne Brasil 2023. De acordo com a publicação feita na quinta-feira (30), o município aparece em posição de destaque entre os municípios da Grande Ilha com nota 8,39.

Desde a criação do Previne Brasil em 2019, é a primeira vez que o município consegue em tão pouco espaço de tempo uma nota significativa no ranking, saindo do Q1 com 4,79 para o Q3 com 8,37.

Em termos de colocação, a cidade subiu de Q1 209 para Q3 128, alcançando a posição 81º no ranking, e em comparação aos 5 municípios da Grande Ilha, o 3º lugar.

“Essa nota é resultado do empenho de toda uma equipe que não mediu esforços para alcançar tal pontuação. A coordenação da Atenção Primária vem trabalhando incansavelmente para que a realidade do município seja transformada de forma positiva. Paço do Lumiar merece esse destaque”, endossa a secretária de Saúde, Danielle Oliveira.

O programa Previne Brasil foi instituído pela Portaria nº 2.979, de 12 de novembro de 2019. O novo modelo de financiamento altera algumas formas de repasse das transferências para os municípios, que passam a ser distribuídas com base em três critérios: capitação ponderada, pagamento por desempenho e incentivo para ações estratégicas.

A proposta tem como princípio a estruturação de um modelo de financiamento focado em aumentar o acesso das pessoas aos serviços da Atenção Primária e o vínculo entre população e equipe, com base em mecanismos que induzem à responsabilização dos gestores e dos profissionais pelas pessoas que assistem.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *