Foi lançado nesta terça-feira (27), no Palácio Henrique de La Roque, o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA Leite). Na solenidade, o governador Carlos Brandão e o secretário de Estado do Desenvolvimento Social, Paulo Casé, assinaram termos de cooperação e adesão com os municípios beneficiados para a distribuição de quase 2 milhões de litros de leite.
Além de auxiliar no combate à fome de mais de 10 mil famílias em situação de vulnerabilidade social, a oferta gratuita beneficiará produtores de leite com geração de emprego e renda e doações a 369 entidades socioassistenciais do Maranhão.
“Lançamos o Programa de Aquisição de Alimentos do Leite (PAA Leite). Ao todo, vamos distribuir 1,9 milhão de litros de leite para 51 municípios, beneficiando cerca de 250 produtores rurais e ainda mais de 300 entidades sociais. Assim, garantimos mais segurança alimentar às crianças maranhenses, combatendo a fome e, ao mesmo tempo, fortalecendo as bacias leiteiras do estado, gerando emprego e renda. Tudo em parceria com o governo federal e os municípios”, disse o governador Carlos Brandão.
Na primeira etapa do programa serão beneficiadas mais de 10 mil famílias. No entanto, já foram iniciadas as tratativas para que mais municípios sejam atendidos em uma segunda etapa.
“Para nós é muito bom. Isso é uma coisa que ajuda muita gente. Então, se a gente tem onde botar o produto da gente é bom demais. Agradeço o Governo do Maranhão por esse apoio aos produtores rurais e ao nosso trabalho”, disse o produtor rural de Codó, Antônio de Aquino.
Além das assinaturas, também foram realizadas palestras, oficinas e mesas-redondas visando capacitar agentes públicos, informar e debater sobre o tema para melhor execução do programa no Maranhão.
“A Sedes tem reforçado o combate à fome no Estado e amplia a geração de renda a pequenos produtores de leite. Lançamos o PAA Leite, programa do MDS, em parceria com o Governo do Maranhão, que vai distribuir quase 2 milhões de litros de leite para mais de 10 mil famílias. O nosso governador Carlos Brandão citou a importância de reforçar essa política e expandir nossa bacia leiteira como política de geração de renda e de segurança alimentar no Estado”, afirmou o secretário Paulo Casé.