Decisão da Justiça Federal suspendeu o processo da OAB/MA para escolha do desembargador do Tribunal de Justiça do Maranhão pelo Quinto Constitucional.
Quem assina a decisão é o juiz federal André Coutinho da Fonseca Fernandes, que determinou que a OAB informe em até 15 dias, a lista completa de todos os advogados e advogadas que prestaram compromisso entre os dias 8 de fevereiro e 23 de abril deste ano.
De acordo com o documento, esses novos advogados não poderiam votar, mas há suspeita de que muitos votaram, colocando a lisura do processo em xeque.
A OAB, presidida pelo advogado Kaio Saraiva, deve apresentar também a lista de todos os advogados e advogadas que estavam aptos a participar da votação bem como a lista da votação dos candidatos por subseção, quantidade de votos brancos e nulos, e todos os dados de apuração da votação online.
Essa é a primeira vez que advogados e advogadas do Maranhão escolhem uma lista dos candidatos, e pode entrar para história, caso as irregularidades sejam comprovadas.
Votação online.
Vale lembrar que a última eleição da OAB, que escolheu o advogado Kaio Saraiva presidente, também foi feita de forma online.