A janela partidária se abrirá na próxima quinta-feira (07), quando vereadores com mandato poderão trocar de partido livremente. O prazo final da janela é dia 5 de abril, mesmo prazo para quem não tem mandato mas pretende se filiar e disputar eleição em outubro.
Com essa nova movimentação, partidos se fortalecerão e outros serão esvaziados, o que deve influenciar diretamente no resultado.
É a partir daí que os bastidores da política municipal nos 217 municípios do Maranhão passam a apostar nos prováveis vereadores reeleitos, em secretários eleitos, e também, naqueles que devem ser usados apenas como buchas, como são chamados os pré-candidatos com menor potencial de eleição, ou ainda, com potencial mediano e grande em um partido pequeno, mas que desce pelo ralo com a entrada de vereadores de mandato ou secretários, por exemplo.
É na janela partidária que pré-candidatos que estavam seguros de que concorreriam em partido sem vereador de mandato, que são surpreendidos por decisões que muitas das vezes tem a aprovação dos pré-candidatos a prefeito, que visam apenas o cargo majoritário.
Este é um período tenso para a política municipal.