Governo do Maranhão apresenta principais iniciativas de inovação e tecnologia durante abertura do Convergência 2024

Como o setor público pode inovar e tornar a prestação dos serviços mais eficiente? Esta é uma das perguntas que serão debatidas durante o Convergência 2024, evento gratuito e de alcance nacional que acontece no Multicenter Negócios e Eventos, em São Luís, até o próximo dia 3, com uma ampla programação que inclui a 4ª edição do prêmio Conexão Inova e o 1º Encontro de Redes de Inovação no Setor Público. O governador Carlos Brandão participou da abertura, na noite desta segunda-feira (1º), apresentando as iniciativas do Governo do Maranhão no setor.

O Convergência 2024 é promovido pela Rede Conexão Inovação Pública e no Maranhão é organizado por meio de uma parceria entre o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e a Rede de Inovação pelo Maranhão (Rima). O evento conta com o apoio do Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Administração (Sead) e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Maranhão (Fapema), além de diversos patrocinadores e apoiadores.

Presente na solenidade de abertura, o governador Carlos Brandão ressaltou as iniciativas do Governo do Estado para tornar os processos e serviços públicos estaduais mais eficientes e sustentáveis.

“O Governo do Maranhão tem feito uma série de inovações como a implantação do Sistema SEI para a digitalização de todos os processos do estado para acabar com o uso de papel. Também criamos uma agência de desenvolvimento na área de TI que vai cuidar do desenvolvimento tecnológico de todos os órgãos do estado. Também estamos aproveitando para conhecer as experiências que estão sendo desenvolvidas nos demais estados para que a gente possa continuar avançando em políticas de tecnologias no Maranhão”, disse o governador Carlos Brandão.

O secretário de Estado de Administração, Guilberth Garcês, também enumerou inciativas do governo estadual na área de inovação. Uma delas foi a adesão do Estado ao Programa Nacional de Gestão e Inovação. “O Maranhão foi o primeiro estado brasileiro a aderir a esse conjunto de soluções tecnológicas e metodologias do Governo Federal, que inclui estratégias de governo digital e para facilitar a administração pública e a prestação de serviços à população. Para o servidor, estamos implantando também uma Central de Atendimento, que vai reunir, em um só espaço, serviços que já são oferecidos em diferentes locais, além de agilizar o recebimento de outras demandas”, afirmou o secretário.

Outra iniciativa maranhense apresentada no evento é a TV Egma, da Escola de Governo do Maranhão. O estúdio audiovisual para produção de cursos de Ensino à Distância (EAD) e exibição de programas ao vivo foi inaugurado em março deste ano e vai permitir a gravação de conteúdo para EAD para a qualificação dos servidores, além da a gravação e transmissão ao vivo de uma grade de 15 programas que serão transmitidos on-line.

“Nós trouxemos o estúdio da Egma para o Convergência 2024 para mostrar à sociedade brasileira que estamos sempre conectados com as inovações para trazer a melhor governança, qualificar os processos de gestão, qualificar os modelos formativos, ampliar o leque de atuação por meio da EAD e podermos chegar mais facilmente aos municípios, formando aquele que, de fato, entrega a política pública que é o servidor”, explicou Luzinete Pereira, diretora da Egma.

Para Isaura Moreira, coordenadora de Inovação e Empreendedorismo da Fapema, o evento contribui para aprimorar o trabalho que já é realizado pela fundação. “Este evento reúne vários órgãos que atuam no incentivo à inovação. Então, ele vai ajudar a potencializar muito mais as pesquisas e a inovação do nosso estado”, frisou.

Convergência 2024

A programação do Convergência 2024 conta com palestras, estudos de caso e oficinas. A programação é gratuita e o público principal são servidores e gestores públicos, empresas do setor privado, govtechs e pessoas envolvidas em ações de inovação no setor público ou interessadas no tema. Foram registradas mais de 1800 inscrições para participação no evento, sendo dois terços desses inscritos maranhenses.

Dentre os temas que serão debatidos ao longo do Convergência 2024 estão inovação na comunicação pública, contratos públicos, comunicação acessível para órgãos governamentais, monitoramento de entregas e indicadores de governo, acesso a serviços digitais em localidades rurais e cidades inteligentes e sustentáveis.

4º Prêmio Conexão Inova

O Prêmio Conexão Inova é uma ação da rede Conexão Inovação Pública para valorizar pessoas, organizações e laboratórios de inovação com ações inovadoras no setor público brasileiro. A premiação considera como inovação qualquer criação que resolva um problema real e que leve a algum benefício mensurável para um público-alvo, desde grandes programas e políticas públicas até soluções simples para resolver problemas do dia-a-dia.

O prêmio se divide nas seguintes categorias: Inovação aberta e contratação de soluções tecnológicas; Transformação digital; Aprendizagem para inovação; Gestão da inovação; Linguagem simples e comunicação; Inovação para as pessoas; Inovação para organizações públicas; Laboratório de Inovação do Ano (especial); Pessoa Inovadora do Ano (especial).

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *