O deputado Florêncio Neto (PSB) destacou, na sessão plenária desta terça-feira (3), o programa ‘Catarata Zero’, realizado no município de Bacabal, dando continuidade a uma atividade iniciada por seu pai, o então deputado Carlinhos Florêncio, em 2020. “Estamos tendo a honra de continuar com esse importante programa no nosso mandato”, afirmou.
Segundo o parlamentar, nesta edição, realizada no último fim de semana, se conseguiu atingir a marca de 3 mil cirurgias. “É uma cirurgia que faz muita diferença na vida das pessoas que não têm condições de acessá-la. A catarata é a maior causa de cegueira na população acima de 60 anos. Não sei em outros lugares, mas em Bacabal é uma cirurgia que custa, em média, de R$ 5 a R$ 6 mil”, ressaltou.
De acordo com o deputado, a grande maioria da população não tem reserva para poder dispor dessa quantia e acaba enfrentando uma situação muito dolorosa, que é o de não ter a escolha de resolver o problema de sua visão. “Muitas pessoas, por falta de recursos, acabam se permitindo ficar na cegueira”, acentuou.
Programa de governo
“É um programa de governo porque o governador tem feito em várias regiões. Aproveito para agradecer a sensibilidade do governador Carlos Brandão, que liberou com agilidade os recursos necessários para a realização do programa ‘Catarata Zero’. Comemoro com todas as pessoas que puderam participar e deixo o meu estímulo no sentido de que outros colegas possam também fazer o mesmo em suas regiões”, finalizou.