O deputado Florêncio Neto (PSB) ressaltou, na sessão desta terça-feira (27), a importância de projetos voltados ao incentivo do ingresso de jovens no mercado de trabalho, a exemplo do “Programa Trabalho Jovem”, do Governo do Estado, que vai estimular a empregabilidade e a criação de postos de estágios remunerados no Maranhão.
“A gente sabe da dificuldade que é todo início de vida profissional pela falta de experiência. Por isso é muito importante esse olhar atento do governador Carlos Brandão para essas questões”, destacou.
O parlamentar afirmou, ainda, que o programa contempla a juventude com geração de emprego efetivo e, também, com oferecimento de estágios remunerados.
“O programa tem dois eixos muito importantes: um destinado ao emprego efetivamente, que é o trabalho vinculado à CLT, em que a expectativa é de que nós tenhamos mil novos empregados pelas empresas. Vale ressaltar que essas empresas não devem diminuir o seu atual quadro ao aderirem a esse programa, pois esses empregos devem ser novas contratações e não demissões”, explicou Florêncio Neto.
De acordo com o parlamentar, o governo pretende subsidiar com pelo menos mil reais cada um desses novos postos de trabalho. E no programa de estágio que vai abrigar jovens entre 17 e 25 anos, no qual o Governo do Estado vai subsidiar as empresas que desejem integrar novos estagiários para fazerem parte do seu quadro, recebendo o valor de seiscentos reais.
São João
Outro ponto destacado pelo parlamentar foi o São João do Maranhão, realizado pelo Governo do Estado, e o promovido pela Assembleia Legislativa, sob o comando da presidente da Casa, Iracema Vale (PSB).
“Estive, pessoalmente, no Arraial do Ipem, muito organizado. A gente teve ali a oportunidade de ver a celebração da nossa cultura, das nossas manifestações tradicionais. Parabenizo também a presidente Iracema Vale, a presidente do Gedema, Carol; os servidores que fizeram com que o Arraial da Assembleia fosse um dos mais bonitos que pude participar. A Casa abriu suas portas para que o povo viesse prestigiar também a nossa cultura”, finalizou.