Detran-MA realiza mutirões de Exame Prático de Direção Veicular

A Carteira Nacional de Habilitação (CNH) é um documento obrigatório que vai além da permissão para dirigir veículos automotores. É essencial para exercer atividade remunerada como motorista e é a realização de um sonho para muitos. Para facilitar e agilizar o acesso da população ao documento, o Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran-MA) está realizando mutirões de Exame Prático de Direção Veicular (EPDV) em todo o estado.

No último sábado,7, houve mutirões em unidades do Detran-MA em São Luís, Paço do Lumiar e em Imperatriz. O atendimento ampliado visa atender à demanda reprimida durante a pandemia da Covid-19. Para ser atendido nos mutirões, os candidatos precisam fazer o agendamento na própria autoescola na qual está matriculado.

Na Ilha de São Luís, o atendimento foi feito nas unidades polo do Detran-MA no Castelinho, Cidade Operária e de Paço do Lumiar, com o apoio do Batalhão de Polícia Militar Rodoviária (BPRV).

De acordo com o diretor-geral do Detran-MA, Francisco Nagib, a meta é agilizar o atendimento aos candidatos, já que, com a pandemia, houve acúmulo de testes com a redução do serviço por um período, em função dos Decretos do Governo que definem regras de funcionamento e medidas sanitárias em todo o estado. “Agora, com o retorno 100% do funcionamento, também fixado por decreto, estamos realizando os mutirões para agilizar e ampliar o número de atendimento aos candidatos à Carteira Nacional de Habilitação. E para isso, contamos com o apoio de examinadores e toda a equipe do Detran, aos quais agradecemos a disponibilidade e eficiência”, afirmou Francisco Nagib.

Segundo a coordenadora da unidade avançada do Detran-MA no Castelinho, Gracilene Guterres, os mutirões de testes práticos estão sendo realizados frequentemente. Só no Castelinho foram feitos 90 atendimentos no sábado. “Esses mutirões têm sido muito importantes para desafogar a demanda que ficou acumulada com a pandemia. Todos ficam muito agradecidos, pois precisam da Carteira de Habilitação para dirigir, seja de forma particular ou profissional, e a gente fica muito feliz em poder acelerar o acesso deles ao documento”, disse ela.

Realização de sonho

Para o examinador Doryellsy Carvalho, os mutirões trazem benefícios tanto para o Detran quanto para as autoescolas e a comunidade. “É uma forma de compensar o período em que os exames ficaram resumidos devido à pandemia. Muitos pais de família necessitam da carteira para trabalhar. Para outros, é a realização de um sonho e podermos proporcionar isso, é compensador”, afirmou ele.

Para Whalack Amorim, proprietário de autoescola, os mutirões têm ajudado muito. “Sempre que o Detran libera agenda para os sábados, agiliza a realização de testes, o que é ótimo, pois muitos alunos têm pressa em ter sua carteira”, afirmou.

Os candidatos também ficam satisfeitos. “O mutirão acelera o processo e, para nós, isso é ótimo”, opinou Fabiana Raposo, que está tirando a primeira Carteira Nacional de Habilitação. Para Patrícia Pereira, que tenta obter a CNH pela segunda vez, o mutirão reduz o tempo de espera. Outro candidato, Wallyson de Carvalho acha esse tipo de atendimento ótima alternativa para agilizar a data dos testes práticos. “Às vezes, a marcação demora, então, os mutirões aceleram esse processo”, disse ele.

O seu endereço de e-mail não será publicado.