O deputado estadual Neto Evangelista (DEM), fez, durante essa semana, uma proposição que tá dando o que falar na cultura maranhense. Segundo o Projeto de Resolução Legislativa nº 38/2018, de autoria do deputado, o cantor Pabllo Vittar deve ser agraciado com uma das maiores honrarias da cultura maranhense, a Medalha do Mérito Legislativo João do Vale.
A proposta de Neto Evangelista foi vista com desconfiança por uma ala da cultura maranhense. Muito criticado nas redes sociais, para alguns internautas, a atitude do deputado é apenas para chamar atenção, já que se aproxima o período eleitoral.
No mesmo pacote, Neto Evangelista também quer premiar com a mesma medalha, a carioca Preta Gil, a infruencer digital Thaynara OG, filha de um magistrado maranhense e o ator global Rômulo Aranha.
Pelo tramite normal, o próximo passo é que a proposta passe pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), antes de ser votada no plenário da Assembleia Legislativa.
Se os deputados aprovarem, Pabllo Vittar entra na seleta lista dos cidadãos que contribuíram para o desenvolvimento cultural e artístico do Maranhão ou do Brasil.
O plano de Neto Evangelista é entregar as medalhas até o dia 28 de junho, quando acontecerá em São Luís, o São João da Thay, com a participação dos referidos homenageados.
Resta saber se esse é o máximo que o deputado consegue enxergar em nossa cultura.
Será que ele quer sair do armário?
Lamentável, pior que tem quem vote em cara desse, com tanta coisa séria pra fazer pelo nosso estado fica gastando nosso dinheiro querendo promover porcarias.
Já que o fundamento a justificar a medalha de honra é homenagear cidadãos que contribuíram para o desenvolvimento cultural e artístico do Maranhão, a meu ver, não há nome melhor e mais coerente que o do ator maranhense, Rômulo Estrela, cujas raízes são da nossa terra, que abdicou de sua primeira profissão para prosseguir em busca da concretização de um sonho no universo das artes cênicas, passando quase 10 anos no Rio de Janeiro e que agora conta com diversas participações em novelas da globo (14 anos), com bons papéis e que, continuamente, só vem crescendo e se destacando mais e mais. Se é que vão fazer uma homenagem dessa natureza e com esse objetivo, que a façam e que seja justa, adotando um critério transparente e com o mínimo de coerência. Nada contra os demais, porém, sempre importante “dar a César o que é de César!” Rômulo Estrela é de longe o melhor nome dentre o rol de candidatos! Não obstante tal fato, existem outros nomes que nem foram mencionados e que merecem tanto quanto uma homenagem como essa, pois nosso estado é riquíssimo em termos de manifestação cultural popular e artística, porém, nem constaram no rol dos candidatos.
Repense!!!
Um absurdo, e falo isso porque o cara não canta nada, é muito fraco para ser incluído em alguma coisa que trate de cultura.