Deputado Francisco Nagib viabiliza Mutirão de Catarata e Pterígio em Codó e Timbiras

Deputado Francisco Nagib viabiliza Mutirão de Catarata e Pterígio em Codó e TimbirasO deputado estadual Francisco Nagib (PSB) garantiu, a cerca de 700 idosos dos municípios de Codó e Timbiras, o acesso a cirurgias de catarata e pterígio. Ele destinou recursos de Emenda Parlamentar para garantir os procedimentos, realizados em mutirão ocorrido no último fim de semana, no Hospital Macrorregional de Timbiras, com apoio do Governo do Estado e da Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (EMSERH).

“Saber que pessoas estavam enxergando mal e até perdendo a visão por causa de catarata e pterígio por falta de acesso aos procedimentos, me inquietou. Então, decidi ir em busca da solução e, com o importante apoio do governador Carlos Brandão (PSB), que me permitiu destinar recursos de Emenda Parlamentar, e da EMSERH, realizamos o Mutirão da Catarata e Pterígio. A demanda foi tanta, que foi necessário aumentarmos a quantidade de cirurgias, garantindo a mais pessoas o acesso aos procedimentos, o que agradeço, mais uma vez ao governador Brandão. Meu sentimento, hoje, é de felicidade pelo que ouvi dos pacientes e por poder oferecer a cirurgia a eles. Agora, podem enxergar e viver melhor”, afirmou Francisco Nagib.

Os pacientes submetidos aos procedimentos durante o mutirão, também receberam colírios para darem continuidade ao tratamento.

Parlamentar Francisco Nagib destacou alta demanda e abertura de mais vagas para cirurgiasTriagem

Na fase da triagem para o mutirão, foram selecionados 570 pessoas (400 em Codó e 170 em Timbiras), mas, devido à alta procura, o Governo do Estado abriu mais 100 vagas para as cirurgias. “Não podíamos deixar essas pessoas sem atendimento. Diante da necessidade, solicitei a ampliação das vagas do mutirão e o nosso governador Brandão, sensível à causa, atendeu. Assim, pudemos atender mais idosos. E o nosso plano é levar o Mutirão da Catarata e Pterígio para outros municípios, inclusive, já estamos trabalhando neste sentido”, adiantou Nagib.

Quem foi beneficiado era só felicidade. Seu Francisco das Chagas Sousa Lemos aguardava há meses pela cirurgia na rede pública e ficou emocionado por ter tido logo o acesso ao procedimento. “Há muito tempo eu esperava para fazer a cirurgia de catarata, essa raspagem, pois não tenho condições de pagar, e agora, estou feliz. Agradeço ao deputado Nagib por nos ajudar com esse mutirão, que foi muito importante para nós”, disse ele.

Seu Antônio Azevedo também ficou aliviado por ter conseguido fazer a cirurgia e tratar logo a catarata, que estava comprometendo sua visão. “Eu já estava vendo tudo embaçado, e meu medo era ficar até cego, mas o deputado Nagib nos permitiu fazer a cirurgia. Agradeço a ele e a Deus.  Tenho certeza de que, agora, vou ver tudo”, afirmou ele, sorrindo, após a cirurgia no Hospital Macrorregional de Timbiras.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *