Campanha Novembro Azul em Paço do Lumiar visa fortalecer combate ao câncer de próstata nas UBS

Nesta segunda-feira (13), a Prefeitura de Paço do Lumiar, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS), realizou o lançamento da Campanha Novembro Azul. Esta iniciativa tem importância crucial para a prevenção do câncer de próstata, o segundo tipo que mais acomete os homens brasileiros, com uma morte a cada 38 minutos, uma causa que tem sido abraçada e impulsionada na gestão da prefeita Paula Azevedo (PCdoB).

Para prevenir o câncer de próstata, recomenda-se realizar acompanhamento médico regular, fazer exames preventivos, praticar atividades físicas regularmente (pelo menos 30 minutos diários), ter bons hábitos alimentares e de sono, cuidar da saúde mental, evitar o consumo de bebidas alcoólicas e não fumar.

Durante o evento, que levou centenas de pessoas para a UBS da Vila Epitácio Cafeteira, Paula Azevedo (PCdoB) foi representada pela secretária de Desenvolvimento Social, Suelly Abreu, que, na oportunidade, repassou a mensagem da relevância da Iniciativa Novembro Azul.

“Este é um mês em que os homens devem parar e cuidar um pouco mais de si mesmos. A prefeita Paula tem se empenhado e buscado parcerias para o desenvolvimento da saúde do município. Recentemente esteve em Brasília em busca de captação de recursos não só para a saúde, como também para a Educação”, pontuou Suelly.

Também na solenidade, o presidente da Câmara de Vereadores do município, Jorge Maru (Republicanos), fez um alerta sobre a importância do trabalho preventivo. “A prevenção é a melhor forma de cura. E a Prefeitura de Paço do Lumiar, que tem a prefeita Paula como gestora, não tem medido esforços para buscar o melhor para o nosso município”, disse o presidente.

Toda a equipe da SEMUS está comprometida em criar um Paço do Lumiar mais saudável, consciente e prevenido em relação ao câncer de próstata. A secretária Danielle Oliveira destaca a relevância dos cuidados com a saúde, alertando principalmente o sexo masculino que pouco procuram tratamento.

“O Novembro Azul é uma oportunidade de reforçarmos o quanto a prevenção pode salvar vidas. Nossa gestão tem um compromisso sólido com a saúde da população luminense, e essa iniciativa é um reflexo disso. Queremos que todos os indivíduos do sexo masculino saibam o quão importante é cuidar da sua saúde e fazer exames regulares, fundamental para um diagnóstico precoce. O câncer de próstata, quando detectado cedo, é mais tratável e, muitas vezes, curável. Portanto, a precaução é a nossa melhor aliada”, lembrou a secretária.

Até o final do mês, a campanha incluirá diversas ações em todas as 17 UBS de Paço do Lumiar, como palestras, exames preventivos, distribuição de materiais informativos e conscientização sobre a importância do exame de próstata.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *