
O diretor geral do Detran-MA, Francisco Nagib, e o secretário de Estado de Segurança Pública, Jefferson Portela, entregaram, na manhã desta quinta-feira (22), 15 veículos para as 15 Circunscrições Regionais de Trânsito (Ciretrans). A entrega dos veículos marcou também o lançamento do projeto “Detran Itinerante”, que tem por objetivo levar serviços aos municípios onde não há Ciretran ou Posto Avançado do Detran-MA.
A solenidade, que aconteceu na sede do Detran-MA, em São Luís, contou com a presença do secretário de Estado de Desenvolvimento Social, Márcio Honaiser; do deputado estadual Wendel Lages; do presidente da FAMEM e prefeito de Igarapé Grande, Erlânio Xavier; os prefeitos Dr. Júnior, de Peritoró; Deoclides Macedo, de Porto Franco; e Arquimedes Bacelar, de Afonso Cunha; e os chefes das 15 Ciretrans.
Durante a solenidade, o diretor geral do Detran-MA, Francisco Nagib, ressaltou a importância do trabalho das Ciretrans. “Hoje, as nossas Ciretrans estão recebendo um instrumento importante para que o Detran-MA consiga chegar aos quatro cantos do Maranhão levando o Detran Itinerante. Esta é a nossa missão, dada pelo governador Flávio Dino: levar atendimento a todos usuários maranhenses com rapidez e qualidade”, destacou.
O secretário de Estado de Segurança Pública, Jefferson Portela, afirmou que o Governo do Estado e o Detran-MA estão afinados no sentido de oferecer um serviço cada vez mais ágil à população maranhense. “Esses veículos que estão sendo colocados à disposição de cada uma das Ciretrans vão dinamizar o atendimento e permitir maior proximidade ao cidadão”, pontuou.
O deputado estadual Wendel Lages, que estava representando a Assembleia Legislativa do Estado, elogiou o trabalho inicial desenvolvido pelo novo diretor do Detran-MA, Francisco Nagib. “Essa nova administração do Detran está começando com uma atuação forte, com ações importantes como esta de hoje, que vai beneficiar os usuários deste órgão em todo o estado do Maranhão”, afirmou.
Valorização
Para o presidente da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem) e prefeito de Igarapé Grande, Erlânio Xavier, essa ação do Detran-MA demonstra a valorização que o órgão tem dado ao trabalho nos municípios. “Esses veículos que estão sendo entregues hoje são de grande importância, pois vão permitir o acesso de vários municípios ao trabalho do Detran-MA”, ressaltou.
Também estiveram presentes à solenidade, os prefeitos Dr. Júnior, de Peritoró; Arquimedes Bacelar, de Afonso Cunha; e Deoclides Macedo, de Porto Franco.
A chefe da 2ª Ciretran de Caxias, Anny Shelida Dias, agradeceu a iniciativa da direção do Detran-MA. “Nós estamos imensamente felizes por receber esse importante apoio ao trabalho das Ciretrans. E nesse primeiro contato com o novo diretor geral Francisco Nagib, reforçamos o nosso compromisso de levar os serviços do Detran a todos os cidadãos maranhenses”, afirmou.
Para Márcia Portela, chefe da 6ª Ciretran de Chapadinha, os veículos recebidos vão permitir uma ação mais atuante em vários municípios. “A regional de Chapadinha atende 25 municípios, e com esse veículo vai ser possível realizar mais mutirões de atendimento e ações educativas nos municípios mais distantes”, observou.
As ações do projeto “Detran Itinerante” vão oferecer serviços relacionados à documentação de veículos, como vistoria, documentação e licenciamento, além de serviços de Habilitação, como primeira CNH, renovação e segunda via de habilitação.

A Prefeitura de São Luís intensificará, a partir desta quinta-feira (22), as obras de recuperação do asfalto na extensão das vias (baias) de acesso dos ônibus aos abrigos de passageiros do transporte coletivo na Fonte do Bispo, no Anel Viário (Centro). A ação é mais uma etapa do projeto de revitalização do local, cujas obras estão sendo executadas pela Secretaria Municipal de Inovação, Sustentabilidade e Projetos Especiais (Semispe).
Em Pinheiro, nesta manhã de quarta-feira (21), as atenções estavam voltadas para o bairro da Floresta onde o prefeito Luciano na presença do Deputado Estadual e Presidente da Assembléia Legislativa do Maranhão, Othelino Neto e da Vice-prefeita, Ana Paula Lobato, assinou o termo compromisso para a continuidade do Programa Pró-asfalto. A nova etapa iniciou a todo vapor com a implantação de camada asfáltica na rua Três de Setembro no bairro Floresta.

A demanda da cidade de Cajari, distante a 200 km de São Luís, foi a pauta de uma reunião entre o presidente da Câmara de Vereadores, Osmar Filho (PDT); o deputado federal Pedro Lucas Fernandes e parte dos vereadores que representam o município supracitado.
O vereador Dodó de Santaninha (PSL) apresentou na sessão remota desta quinta-feira (15) a Indicação nº 171/2021, solicitando ao chefe de Poder Executivo Municipal que determine à Secretaria Municipal de Recuperação e Manutenção da Malha Viária, Prédios e Logradouros Públicos (Semmav), “em caráter de urgência”, a pavimentação, drenagem e iluminação da Travessa Aldenor Pereira Nojosa e as ruas Aldenor Pereira Nojosa e São Domingos, ambas localizadas no bairro do Rio São João.
O prefeito Fernando Pessoa, do município de Tuntum, inaugurou mais dois importantes equipamentos públicos.

O Ministério Público do Maranhão emitiu Recomendação ao presidente da Câmara de Vereadores de Açailândia, Feliberg Melo Sousa, para que seja anulada a contratação da empresa Amadeus Pereira da Silva Sociedade Individual de Advocacia, que foi realizada por meio de inexigibilidade de licitação.
A Prefeitura de São Luís vai seguir com a campanha de vacinação contra a Influenza no feriado de Tiradentes, nesta quarta-feira (21). Conforme planejamento da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), os 62 postos de saúde estarão abertos das 8h ao meio-dia para imunizar as crianças com 4 anos de idade.
O presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputado Othelino Neto (PCdoB), destacou, na sessão plenária remota desta terça-feira (20), a aprovação pelo Parlamento dos mais de 50 itens constantes na Ordem do Dia, entre eles, a Medida Provisória 347/2021, de autoria do Poder Executivo, que autoriza a concessão de auxílio emergencial às agências de viagens do Maranhão, em compensação aos reflexos causados pela pandemia da Covid-19.