O prefeito do município de Codó, Francisco Nagib (PDT), deve revolucionar a educação pública do município, adequando os alunos a nova realidade virtual e tecnológica, necessária devida a nova “normalidade” imposta devido a pandemia causada pelo novo coronavírus.
Segundo Nagib, 24,7 mil tablets serão comprados e entregues gratuitamente a todos os estudantes matriculados na rede municipal de ensino. De acordo com o gestor, é necessário proporcionar todas as facilidades para que os estudantes tenham acesso a informação, principalmente diante do novo cenário.
“A gente sentiu a necessidade de colocar a era digital na vida dos alunos da rede municipal de ensino, porque hoje é a pandemia, e ninguém sabe o que vem amanhã. A gente precisa se reinventar, e o contraturno das escolas pode ser muito bem aproveitado através dessas aulas remotas, possíveis com acesso através do tablet.”, disse o prefeito, que pretende usar os recursos do precatório do Fundef, além de recursos do Fundeb.
O prefeito codoense também pretende realizar a entrega de 15 mil bicicletas para crianças acima de sete anos.
De acordo com Nagib, a ideia é facilitar o deslocamento dos alunos até a escola, já que em Codó, o transporte escolar é voltado para alunos da zona rural e na zona urbana, alguns alunos estudam em escolas distantes de suas casas.
“Eu quero entregar uma bicicleta pra cada criança com esse recurso, porque na cidade não tem transporte escolar, só tem transporte escolar na zona rural, e na cidade tem uma criança que mora no Codó Novo e quer estudar no Liceu Codoense ele vai de bicicleta” explicou Nagib.
Sem dúvida nenhuma, o feito será um marco na educação do município e um exemplo para outros gestores do Maranhão.