Agosto Lilás: Projeto Minha Escola me Acolhe atende alunos da rede pública municipal de Paço do Lumiar

A campanha Agosto Lilás é destaque em Paço do Lumiar, pois as ações vêm sendo abraçadas de forma especial pela gestão da Prefeita Paula Azevedo(PCdoB), por meio de atividades e políticas educativas com a população. Na manhã desta sexta-feira(26), a Secretaria Municipal de Direitos Humanos-SEMDHU, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação-SEMED promoveram o projeto “Minha Escola me Acolhe”, que visa conscientizar e capacitar estudantes da Rede Municipal de Ensino para que sejam multiplicadores no combate à Violência Contra Mulher. O evento aconteceu no Colégio Militar 2 de Julho, no bairro Paranã.

A Prefeita Paula Azevedo falou durante o evento, destacando a importância do projeto para os estudantes luminenses, ao levantar a bandeira dessa causa, que para ela, é muito importante para fomentar o respeito e cuidado com as mulheres: “É fundamental que essas mensagens sejam repassadas dentro das nossas escolas, para que cada criança e adolescente entenda os tipos de violência que existem contra as mulheres e para que elas também multipliquem essas informações como forma de prevenção ao feminicídio”, disse.

A secretária Municipal de Educação, Monique Saulnier, classificou o ambiente escolar como um espaço privilegiado para disseminar informações, pois, segundo ela, é o lugar onde crianças e adolescentes estão em processo de formação contínua. O Projeto, que foi criado pela Secretaria Estadual da Mulher, está fundamentado na Lei 14.164/21, que inclui no currículo da educação básica o conteúdo sobre a prevenção da violência contra a mulher e institui a Semana Escolar de Combate a esse tipo de Violência.

Para a ação, foram selecionados 7 alunos que serão capacitados durante todo o dia, com o intuito de levar discursões sobre a temática em forma de atividades interativas para seus colegas. “Dentro do contexto escolar temos que discutir sobre o combate à Violência Contra Mulher e essa é uma forma que achamos para abordar o tema com os alunos, através de atividades que provocam discussões sobre o enfretamento”, afirmou a Secretária Estadual da Mulher.

“Estou muito feliz de ter sido uma das escolhidas como multiplicadora desse projeto, que é tão relevante para nós mulheres. É importante e necessário falar sobre a violência contra a mulher, em qualquer espaço. Por isso, pretendo colocar em ação com os meus colegas”, afirmou Vanda Karolyne, aluna participante.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *