Presidente da Câmara de Olinda Nova despreza Quilombolas

O vereador Fledison Viegas (Patriota), presidente da Câmara de Olinda Nova do Maranhão, revelou, durante a sessão desta quarta-feira (24), seu total desprezo pelos quilombolas do município.

Em seu discurso, mostrando total desconhecimento das políticas públicas do município, tentou desqualificar a III Copa Quilombola Troféu Negro Cosme, desprezando o importante evento esportivo como se fosse uma “brincadeira dos quilombolas”.

O fato, que mostra o despreparo e desconhecimento do vereador sobre as políticas públicas voltadas principalmente para a promoção da igualdade racial gerou grande indignação, e por meio de nota, a Secretaria de Assistência Social repudiou o desprezível comportamento do parlamentar.

Confira a nota abaixo.

 Secretaria de Assistência Social  de Olinda Nova do Maranhão, através da Coordenação de Política de Promoção da Igualdade Racial  vem a público manifestar o repúdio à declaração do Presidente da Câmara de Vereadores deste município, o Excelentíssimo Sr.  Fledison Viegas, sobre o assunto relacionado a “lll Copa Quilombola Troféu Negro Cosme”, quando cita em suas considerações finais, como ”brincadeiras dos quilombolas ” onde o mesmo   desconhece a obrigação da Secretaria Municipal de Assistência Social e suas ações. Acrescento ainda que o Presidente da Câmara Municipal não atentou que essas ações  se respaldam em lei que garante a política de promoção de igualdade racial, dando  direitos às comunidades quilombolas a realizarem esse tipo de integração social na área esportiva. Na oportunidade informamos a população para estar atenta a esse tipo de comportamento que em nada acrescenta a sociedade olindense, esse tipo de atitude reflete a natureza discriminatória por parte de uma autoridade que se espera um comportamento de pacificação e não de disseminação de ódio ou qualquer ato no sentido de denegrir essa ação que vem beneficiar as comunidades Quilombolas existente em nosso município. A Copa Quilombola tem como fundamento a integração e representatividade das comunidades quilombolas e o fortalecimento das mesmas a nível municipal e estadual. Enfatiza-se que todas as ações desenvolvidas são tratadas com responsabilidade  e respeito e não mera brincadeira.

Atenciosamente

Valéria Soares Rodrigues

Coordenadora de Política de Promoção da Igualdade Racial de Olinda Nova do Maranhão

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *