O advogado, professor e deputado estadual Duarte Júnior (Republicanos) perdeu a oportunidade de ficar calado. Em vídeo, Duarte e seu assessor tiram onda com um assunto muito sério, que deveria ser tratado de maneira respeitosa e até educativa por um parlamentar que detém quase 100 mil seguidores no instragam.
Na gravação feita pelo próprio Duarte, o deputado lê, o que aparentemente parece ser um resultado de exame de HIV do seu assessor e logo em seguida, em uma brincadeira de péssimo gosto, sugere que o auxiliar tenha lido o resultado errado, afirma que ele “tem Aids” e como se jogasse o celular com nojo e preconceito, diz que vai sair do carro.
“Senhoras e senhores, hoje é um dia de muita alegria e surpresas, mesmo porque, veja só, Diego Ricci tá sorridente, por qual motivo Diego? – Eu não tenho Aids. – Ele não tem Aids, que legal. Olha que legal, e olha aqui o resultado, é sério. Diego, tú é louco, é bicho? Ei caralho, tú tá lendo errado cacete, tú tem aids, bicho. – com nojo – Me larga, vou sair desse carro.” Diz o pré-candidato a prefeito de São Luís.
Dados preocupantes
O Maranhão ocupa o 1º lugar no ranking da taxa de mortalidade por Aids, segundo dados do Ministério da Saúde atualizados em 2018. Desses números, 45,3% estão na região metropolitana de São Luís.
O comportamento desprezível de Duarte com um assunto tão sério é o oposto de Francisco Garcia, jovem maranhense com mais de 267 mil seguidores, portador de HIV e que dá palestras motivadoras.
Nas redes sociais, Francisco Garcia repudiou a conduta reprovável de Duarte. “Assistir a uma cena igual a essa é no mínimo lamentável pra mim que fui diagnosticado com Aids e hoje vivo com HIV”, diz parte da publicação.
Garcia relembrou que já esteve com Duarte, apresentou seu projeto social e chegou a postar o acolhimento do jovem parlamentar.
Confira o vídeo