Mais uma vez a união da bancada maranhense surte efeito e coloca em andamento as obras de pavimentação da BR 135 que estão paradas. A rodovia é a única via terrestre de entrada e saída de São Luís., e duplicação da estrada está em curso desde 2012.
Na última quarta-feira (15), durante a sessão no plenário do Tribunal de Contas da União (TCU), foi autorizado novamente a volta dos trabalhos nos trechos entre Bacabeira e Miranda do Norte.
O deputado federal Junior Lourenço(PL), ex-prefeito de Miranda do Norte, tem sido um dos parlamentares que mais tem cobrado a retomada e conclusão dessa obra, principalmente no trecho que chegará ao município onde está sua maior base política. “Cada vez que tenho oportunidade solicito do ministro Tarcísio Freitas o empenho em concluir a pavimentação e duplicação da BR-135 em nosso estado, uma obra cara que é de suma importância para o desenvolvimento do Maranhão, além de dar uma boa trafegabilidade aos motoristas que vem tendo prejuízo com seus veículos. Vamos continuar cobrando e fiscalizando para que isso resulte em uma obra de qualidade para os Maranhenses”, frisou Lourenço.
De acordo com o DNIT, durante as obras iniciais, os trabalhadores não terão contato com as comunidades quilombolas pois elas não se encontram na faixa de domínio ou em áreas do km 51 a 69. A empresa contratada retomará os serviços com uma pequena montagem de mobilização de equipamentos, contratação de mão de obra, limpeza da plataforma da pista, supressão vegetal dentro da faixa de domínio, serviço de topografia e locação de obra. Após isso estão previsto os trabalhos de pista, com o objetivo de concluir o cronograma previsto até o mês de dezembro deste ano, utilizando o investimento de R$ 80 milhões.
As obra de duplicação da BR-135 entre os quilômetros (51 a 127), Bacabeira a Miranda do Norte, tem como intuito de gerar uma rodovia com segurança no trânsito, diminuindo o número de acidentes.