Prefeito de Codó é condenado na justiça e não poderá disputar eleição por 8 anos

Francisco Nagib recorreu ao TRE, que manteve, por 7 votos a 0, a decisão inicial que tira o atual prefeito da disputa de 2020

O Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão – TRE/MA condenou Francisco Nagib (PDT) por compra de votos e abuso de poder econômico durante a eleição de 2012 e a proibição de participar de eleições durante o período de oito anos, que deve findar em 2027.

Nagib é filho de Francisco Carlos de Oliveira, dono do grupo FC Oliveira e é o maior empregador do município de Codó, mantendo indústria de produtos químicos, distribuidora, fábrica de embalagem, postos de gasolina, concessionário, bar e restaurante, casa de shows, emissora de radio e tv, hotel, fazenda, dentre outros empreendimentos.

No processo que resultou em sua condenação, o pai do atual prefeito teria prometido pagar 14º aos seus funcionários. Naquele ano, mesmo com a promessa tentadora, Francisco Nagib ficou apenas em terceiro lugar, com pouco mais de 7 mil votos, sendo derrotado por Zito que foi eleito com mais de 23 mil votos.

Aliado do agora deputado Zito Rolim (PDT), a condenação de Nagib é resultado de um processo promovido pela coligação “Codó no rumo certo”, que reelegeu Zito em 2012 e mostrou força do prefeito no município.

Nagib e seu vice, José Francisco Neres, que também foi condenado, recorreram ao TRE, que manteve, por 7 votos a 0, a decisão inicial que tira os dois políticos do processo eleitoral de 2020.

O caso ainda cabe novo recurso.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *