Na tarde desta terça –feira (15) a prefeita da cidade de Porto Rico, Tatyana Mendes, assinou o termo de adesão ao Projeto JEPP – Jovens Empreendedores Primeiros Passos. O ato que reuniu prefeitos de diversas regiões do estado do Maranhão aconteceu na sede do SEBRAE, em São Luís.
Os professores da rede municipal de ensino serão capacitados pelo Sebreae, em parceria com a prefeitura municipal de Porto Rico, para execução do projeto, que visa preparar os jovens do município para o mundo competitivo e empreendedor atual.
Sobre a metodologia Jovens Empreendedores Primeiros Passos – JEPP
A metodologia está estruturada em nove cursos, um para cada ano do Ensino Fundamental. Os alunos são instigados a desenvolver o comportamento empreendedor, promover a ecossustentabilidade, ética e cidadania, cultura da inovação e cooperação, e o plano de negócio.
A carga horária total de cada ano do ensino fundamental varia de 22 a 30 horas, e está dividida em 10 a 15 encontros, cuja duração de cada encontro varia de 2 a 2h30min, conforme o ano de ensino. Os conteúdos podem ser inseridos na matriz curricular como atividade transdisciplinar, pois é compatível com o currículo do ensino fundamental, ou podem ser ofertados em horário alternativo (extraclasse).
O curso incentiva comportamentos empreendedores, de forma a estimular o protagonismo juvenil e a iniciativa futura na busca de possibilidades de inserção no mundo do trabalho por meio de uma postura empreendedora e autônoma.
A metodologia do curso Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP) é vivencial e semiaberta e proporciona à escola e aos professores a oportunidade e liberdade de fazer adequações do tema, conforme a realidade local e dos alunos.
“Hoje assinamos o termo de adesão ao projeto (JEPP), que leva educação empreendedora aos estudantes de 1º ao 9º ano do ensino fundamental. Os professores da rede de ensino serão capacitados pelo Sebrae em parceria com a prefeitura, iniciando-se uma nova visão empreendedora na formação dos nossos jovens”, disse a prefeita Tatyana.