A Polícia Federal cumpre neste momento, 45 mandados de busca e apreensão contra investigados suspeitos de desvio que superam a impressionante casa dos 50 (cinquenta) milhões de reais de recursos do FUNDEB, que deveriam ser usados exclusivamente para promover a educação.
Os mandados estão sendo cumpridos contra pessoas físicas, pessoas jurídicas e servidores públicos nas cidades de Caxias, São Luís, São José do Ribamar, Buriti Bravo, Presidente Dutra, Joselândia, no Maranhão, e em Teresina, no Piauí.
Batizada de Lei do Retorno, a operação da PF visa desmontar a organização criminosa responsável por suposto desvio de recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (FUNDEB), entre os anos de 2021 e 2025, por meio de procedimentos fraudulentos em licitações municipais.
Os crimes apurados incluem, dentre outros, a formação de organização criminosa, corrupção ativa e/ou passiva, peculato, fraudes em licitações e lavagem de dinheiro.
Também foram cumpridos mandados na residência do ex-prefeito de Caxias, Fábio Gentil, e no gabinete da sua esposa, a deputada estadual Daniela, em São Luís. Os dois ainda não se pronunciaram.