Pesquisa suspeita de irregularidade aponta vitória de Wellington França em Santa Luzia

Pesquisa realizada pelo desconhecido Datamax, do Piauí, apontou liderança do imberbe pré-candidato a prefeito Wellington França, nome escolhido pela prefeita França do Macaquinho para dar continuidade a sua gestão.

De acordo com os números divulgados, que conta com margem de erro de 4,8% para mais ou para menos,  Wellington França lidera com 36,75% das intenções de votos. Na sua cola aparece o deputado estadual Juscelino Marreca com 30,35%; seguido por Carol Boueres com 12,19% e Cleudimar com 4,98%. Não sabem ou não opinaram representa 13,43% e nulo e branco 2,49%.

O Instituto Data Max entrevistou 402 pessoas na sede e zona rural entre os dias 27 e 29 de janeiro.

O Instituto Data Max está registrado no CONRE sob registro de 10172 e a pesquisa eleitoral está registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob protocolo de MA-03628/2024. O contratante da pesquisa é R P Mota Junior Ltda / Posto Jr. Os números possuem margem de erro de 4,8% e um intervalo de confiança de 95%.

A pesquisa pode ser considerada irregular uma vez que o estatístico responsável pelo levantamento, David Leal de Carvalho, apear de ter registro no Conre-5 para atuar no Piauí, onde a empresa tem sede, não possui o registro secundário.

Esse tipo de irregularidade tem sido o principal foco de atuação do Conre-5, que já resultou em denúncia do Conselho ao Ministério Público Federal sobre irregularidades em pesquisas eleitorais.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *