A palestra promovida em Imperatriz, nos dias 19 e 20, como parte do Programa Qualidade de Vida, que compõe o projeto Integrar do Ministério Público do Maranhão, e em alusão ao Setembro Amarelo, e que contou também com atendimento psicológico, foi um fiasco de público.
Coordenada pelo setor de Saúde Funcional do MPMA, a ação foi realizada pelos psicólogos Eliandro Araújo e Daniela Prazeres Martins, servidores da instituição.
O Setembro Amarelo é uma campanha sobre a prevenção ao suicídio, com o objetivo de alertar a população a respeito da realidade do problema no Brasil e no mundo.
Na tarde de terça-feira, Daniela Prazeres fez o atendimento aos servidores e falou sobre a importância de um profissional da área de psicologia nos locais de trabalho. “Neste primeiro momento nós viemos fazer um levantamento de necessidades e orientar, mas sabemos da importância de ter um profissional aqui, não só para atender a equipe, como também a população”, avaliou a psicóloga.
O psicólogo Eliandro Araújo, que preside o Conselho Regional de Psicologia do Maranhão, proferiu a palestra sobre prevenção ao suicídio na manhã da quarta-feira. Ele explicou o que é o suicídio, quais os motivos que levam a pessoa a cometer o ato e o que fazer para dar assistência a uma pessoa com pensamentos suicidas.
“A pessoa pensa em suicídio após passar por grande sofrimento. É preciso falar sobre o assunto, orientar, acolher, não julgar e encaminhar para o profissional de saúde”, orientou o profissional.