O Instituto MBO, que vem realizando várias pesquisas eleitorais em municípios maranhenses, protocolou nesta terça-feira (11), no TSE, pedido de registro de pesquisa para avaliar a intenção de votos para prefeito e vereador no município de Codó. De acordo com dados do sistema, serão entrevistados 550 eleitores entre os dias 13 e 16 de fevereiro e a pesquisa será divulgada na próxima segunda-feira (17).
Como em outras pesquisas já realizadas no município, o Instituto quer saber quem é o maior líder político da região e qual o maior problema do município, na concepção do eleitor.
Além do cenário espontâneo, que é aquele em que o eleitor diz o nome que vem à cabeça, o Instituto também avaliará a intenção de votos em dois outros cenários.
No primeiro, serão apresentados os pré-candidatos Camilo Figueiredo, Ricardo Archer, Pedro Belo, Francisco Nagib, Zito Rolim, Dr. Zé Francisco, Soldado Bezerra, Mano Ximxim, César Pires, Marcelo Coelho, Chiquinho do SAAE e Expedito Carneiro.
Em um segundo cenário, o Instituto trocou os nomes do atual prefeito Francisco Nagib pelo do deputado Zito Rolim, e do médico Dr. Zé Francisco pelo da esposa, Irene Nery. O motivo da mudança é que os dois pré-candidatos tentam reverter uma condenação em primeiro grau.
De acordo com o sistema do TSE, a pesquisa poderá ser divulgada a partir do dia 17.
Leia também: Instituto de Pesquisa insere os nomes de Weverton e Josimar para o Governo